Pesquisar No Site

Prefeitura orienta banhistas sobre cuidados com crianças na praia e o que fazer se achar criança perdida

Prefeitura orienta banhistas sobre cuidados com crianças na praia e o que fazer se achar criança perdida
Prefeitura orienta banhistas sobre cuidados com crianças na praia e o que fazer se achar criança perdida

As praias de Caraguatatuba estão entre os destinos mais procurados na temporada de verão do final do ano. Inúmeras famílias vêm passar as férias e a atenção com a criançada deve ser redobrada.

Pensando nisso, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, vem orientar sobre cuidados simples, mas que podem auxiliar as famílias em caso de crianças perdidas na orla das praias.

O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) de Caraguatatuba disponibiliza, gratuitamente, pulseiras de identificação para serem colocadas nos braços das crianças.

Esses braceletes de identificação estão disponíveis em quatro cores extremamente chamativas: amarelo, laranja, azul e verde, dependendo do lote. Eles são resistentes à força e à água e contêm espaço para o nome da criança, do responsável e o telefone de contato da família.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cintia Alves, explica que as pulseiras vêm para precaver e criar o hábito nos responsáveis de sempre usar a identificação na criança. “Elas foram criadas para serem usadas, inclusive, em outros locais onde há grande movimento de pessoas”, diz.

Ao chegar à praia, o responsável deve procurar um posto do GBMar e retirar a pulseira. Se não houver um posto, o responsável deve procurar um guarda-vida, já que ele tem pulseiras para distribuir.

São 26 setores distribuídos por Caraguatatuba, com o total de 64 guarda-vidas, sendo 24 Guarda-Vidas Temporários pela Prefeitura, 20 Guarda-Vidas Por Tempo Determinado pelo Estado, 16 guarda-vidas fixos do GBMar e mais 4 militares que vieram para o reforço da Operação Praia Segura.

Orientação para as crianças é fundamental

A presidente do CMDCA também ressalta sobre a importância das famílias orientarem as crianças. “Os pequenos devem ser orientados a procurar um guarda-vida, caso se percam. Já a pessoa que encontrar uma criança perdida, igualmente deve procurar um posto do GBMar ou um guarda-vida”, alerta.

O CMDCA também aponta uma estratégia muito eficaz utilizada nas praias do País para encontrar crianças perdidas e que podem ser adotadas nas praias de Caraguá. Ao encontrar uma criança perdida, a pessoa deve colocá-la nos ombros e os banhistas ao redor devem bater palmas e dizer em coro “criança perdida”.

“Colocar a criança em um lugar alto é algo lógico e fundamental porque ela é pequena. Em cima do ombro de um adulto a possibilidade de visualização é maior. Se as pessoas também comprarem a ideia e de fato aplaudirem até que chegue ao responsável, vai ajudar muito”, finaliza.

O que fazer

Ao encontrar uma criança perdida, procure ajuda dos bombeiros marítimos. Caso a praia não possua um posto dos Bombeiros, a recomendação é levar a um quiosque e fazer contato com a Polícia Militar ou procurar o guarda-vida mais próximo. Nesses casos, o Conselho Tutelar de Caraguatatuba também pode ser acionado.

O adulto que achar uma criança perdida deve colocá-la em cima do ombro para a melhor visualização e bater palma e pedir para os que estão em volta também baterem palma e dizerem a ordem cantada “criança perdida”.

É necessário também não “confundir” a forma de busca. Só deve bater palmas quem estiver com a criança esperando o responsável chegar e não quem está procurando a criança.

Serviço:

Polícia Militar: 190

Conselho Tutelar (Plantão): (12) 99723-6758

GBMar Posto da Martim de Sá: (12) 3888-2960

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba fortalece rede socioassistencial em parceria com ‘Casa Beija-Flor’
Prefeitura de Caraguatatuba fortalece rede socioassistencial em parceria com ‘Casa Beija-Flor’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, renovou contrato com a ‘Casa Beija-Flor’, instituição social sem fins lucrativos que realiza projetos sociais na cidade. O novo vínculo é valido até março de 2023. Atualmente, a Casa Beija-Flor realiza três tipos de serviços no município,

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 11/05/2022
Federação Paulista de Pesca e Lançamento doa 140 quilos de alimentos para instituições sociais de Caraguatatuba
Federação Paulista de Pesca e Lançamento doa 140 quilos de alimentos para instituições sociais de Caraguatatuba

Mais de 100 atletas de pesca esportiva marcaram presença na 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento 2022, realizada na Praia do Massaguaçu, no último sábado (14) e domingo (15). O evento foi realizado pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento (FPPL), com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/05/2022
Defesa Civil alerta para queda de temperatura nos próximos dias no Litoral Norte
Defesa Civil alerta para queda de temperatura nos próximos dias no Litoral Norte

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta, nesta segunda-feira (16), para queda da temperatura na Região do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira entre terça-feira (17) e sexta-feira (20). O reflexo desta mudança climática deverá ser sentido também no Litoral Norte onde são esperadas temperaturas na casa dos

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 16/05/2022
Caraguatatuba termina 3ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquática na 3ª colocação
Caraguatatuba termina 3ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas na 3ª colocação

A equipe de natação da Prefeitura de Caraguatatuba participou no fim de semana da 3ª etapa do Campeonato Brasileiro e da Copa Brasil de Maratonas Aquáticas 2022. As provas foram disputadas nas águas da Represa Billings, em São Bernardo do Campo. A cidade ficou na 3ª colocação geral em equipes

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 18/04/2022
Caraguatatuba promove edição 2022 do Caraguá Open de Futevôlei em agosto
Caraguatatuba promove edição 2022 do Caraguá Open de Futevôlei em agosto

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza nos dias 20 e 21 de agosto a edição 2022 do Caraguá Open de Futevôlei, uma das modalidades presentes no evento ‘Esquenta Caraguá’. De acordo com a pasta, as categorias para a competição de futevôlei, que recebeu

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/05/2022