Pesquisar No Site

Prefeitura orienta banhistas sobre cuidados com crianças na praia e o que fazer se achar criança perdida

Prefeitura orienta banhistas sobre cuidados com crianças na praia e o que fazer se achar criança perdida
Prefeitura orienta banhistas sobre cuidados com crianças na praia e o que fazer se achar criança perdida

As praias de Caraguatatuba estão entre os destinos mais procurados na temporada de verão do final do ano. Inúmeras famílias vêm passar as férias e a atenção com a criançada deve ser redobrada.

Pensando nisso, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, vem orientar sobre cuidados simples, mas que podem auxiliar as famílias em caso de crianças perdidas na orla das praias.

O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) de Caraguatatuba disponibiliza, gratuitamente, pulseiras de identificação para serem colocadas nos braços das crianças.

Esses braceletes de identificação estão disponíveis em quatro cores extremamente chamativas: amarelo, laranja, azul e verde, dependendo do lote. Eles são resistentes à força e à água e contêm espaço para o nome da criança, do responsável e o telefone de contato da família.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cintia Alves, explica que as pulseiras vêm para precaver e criar o hábito nos responsáveis de sempre usar a identificação na criança. “Elas foram criadas para serem usadas, inclusive, em outros locais onde há grande movimento de pessoas”, diz.

Ao chegar à praia, o responsável deve procurar um posto do GBMar e retirar a pulseira. Se não houver um posto, o responsável deve procurar um guarda-vida, já que ele tem pulseiras para distribuir.

São 26 setores distribuídos por Caraguatatuba, com o total de 64 guarda-vidas, sendo 24 Guarda-Vidas Temporários pela Prefeitura, 20 Guarda-Vidas Por Tempo Determinado pelo Estado, 16 guarda-vidas fixos do GBMar e mais 4 militares que vieram para o reforço da Operação Praia Segura.

Orientação para as crianças é fundamental

A presidente do CMDCA também ressalta sobre a importância das famílias orientarem as crianças. “Os pequenos devem ser orientados a procurar um guarda-vida, caso se percam. Já a pessoa que encontrar uma criança perdida, igualmente deve procurar um posto do GBMar ou um guarda-vida”, alerta.

O CMDCA também aponta uma estratégia muito eficaz utilizada nas praias do País para encontrar crianças perdidas e que podem ser adotadas nas praias de Caraguá. Ao encontrar uma criança perdida, a pessoa deve colocá-la nos ombros e os banhistas ao redor devem bater palmas e dizer em coro “criança perdida”.

“Colocar a criança em um lugar alto é algo lógico e fundamental porque ela é pequena. Em cima do ombro de um adulto a possibilidade de visualização é maior. Se as pessoas também comprarem a ideia e de fato aplaudirem até que chegue ao responsável, vai ajudar muito”, finaliza.

O que fazer

Ao encontrar uma criança perdida, procure ajuda dos bombeiros marítimos. Caso a praia não possua um posto dos Bombeiros, a recomendação é levar a um quiosque e fazer contato com a Polícia Militar ou procurar o guarda-vida mais próximo. Nesses casos, o Conselho Tutelar de Caraguatatuba também pode ser acionado.

O adulto que achar uma criança perdida deve colocá-la em cima do ombro para a melhor visualização e bater palma e pedir para os que estão em volta também baterem palma e dizerem a ordem cantada “criança perdida”.

É necessário também não “confundir” a forma de busca. Só deve bater palmas quem estiver com a criança esperando o responsável chegar e não quem está procurando a criança.

Serviço:

Polícia Militar: 190

Conselho Tutelar (Plantão): (12) 99723-6758

GBMar Posto da Martim de Sá: (12) 3888-2960

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, recebeu e acolheu 651 homens entre janeiro e abril deste ano na Casa de Acolhimento Temporário Popular (CATEP/SOSANED). Além disso, nove homens em situação de rua conseguiram emprego nos três primeiros meses de 2024, graças ao equipamento de acolhimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 19/04/2024
WhatsApp Image 2024-03-28 at 12.56.53
Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima semana reforma da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, inicia nos próximos dias a reforma da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por conta das chuvas do ano passado e o problema se agravou em

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/03/2024
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba

A Caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, realizada neste domingo (8), reuniu mais de 200 pessoas na Praça da Cultura, na orla da praia do centro. Com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”, a caminhada fechou a série de eventos sobre o autismo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Secretaria de Esportes e Recreação Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 08/04/2024
Caraguatatuba espera 100 participantes na 1º Etapa de Pesca do Campeonato Paulista na praia do Massaguaçu
Caraguatatuba espera 100 participantes na 1º Etapa de Pesca do Campeonato Paulista na praia do Massaguaçu

Caraguatatuba conta neste final de semana com mais um evento esportivo. A 1ª Etapa de Pesca do Campeonato Paulista será realizada na praia do Massaguaçu, a partir das 8h. A competição é organizada pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento e conta com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba. A expectativa

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart

Na última etapa da Copa São Paulo Light de Kart, realizada no renomado kartódromo Ayrton Senna em Interlagos, a jovem pilota de Caraguatatuba, Anna Luiza Pimpão, superou desafios e conquistou um lugar no pódio da F4 Graduados B, uma das categorias mais competitivas do campeonato. Após enfrentar dificuldades com seu

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024