Pesquisar No Site
Prefeitura orienta banhistas sobre cuidados com crianças na praia e o que fazer se achar criança perdida

Prefeitura orienta banhistas sobre cuidados com crianças na praia e o que fazer se achar criança perdida
As praias de Caraguatatuba estão entre os destinos mais procurados na temporada de verão do final do ano. Inúmeras famílias vêm passar as férias e a atenção com a criançada deve ser redobrada.
Pensando nisso, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, vem orientar sobre cuidados simples, mas que podem auxiliar as famílias em caso de crianças perdidas na orla das praias.
O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) de Caraguatatuba disponibiliza, gratuitamente, pulseiras de identificação para serem colocadas nos braços das crianças.
Esses braceletes de identificação estão disponíveis em quatro cores extremamente chamativas: amarelo, laranja, azul e verde, dependendo do lote. Eles são resistentes à força e à água e contêm espaço para o nome da criança, do responsável e o telefone de contato da família.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cintia Alves, explica que as pulseiras vêm para precaver e criar o hábito nos responsáveis de sempre usar a identificação na criança. “Elas foram criadas para serem usadas, inclusive, em outros locais onde há grande movimento de pessoas”, diz.
Ao chegar à praia, o responsável deve procurar um posto do GBMar e retirar a pulseira. Se não houver um posto, o responsável deve procurar um guarda-vida, já que ele tem pulseiras para distribuir.
São 26 setores distribuídos por Caraguatatuba, com o total de 64 guarda-vidas, sendo 24 Guarda-Vidas Temporários pela Prefeitura, 20 Guarda-Vidas Por Tempo Determinado pelo Estado, 16 guarda-vidas fixos do GBMar e mais 4 militares que vieram para o reforço da Operação Praia Segura.
Orientação para as crianças é fundamental
A presidente do CMDCA também ressalta sobre a importância das famílias orientarem as crianças. “Os pequenos devem ser orientados a procurar um guarda-vida, caso se percam. Já a pessoa que encontrar uma criança perdida, igualmente deve procurar um posto do GBMar ou um guarda-vida”, alerta.
O CMDCA também aponta uma estratégia muito eficaz utilizada nas praias do País para encontrar crianças perdidas e que podem ser adotadas nas praias de Caraguá. Ao encontrar uma criança perdida, a pessoa deve colocá-la nos ombros e os banhistas ao redor devem bater palmas e dizer em coro “criança perdida”.
“Colocar a criança em um lugar alto é algo lógico e fundamental porque ela é pequena. Em cima do ombro de um adulto a possibilidade de visualização é maior. Se as pessoas também comprarem a ideia e de fato aplaudirem até que chegue ao responsável, vai ajudar muito”, finaliza.
O que fazer
Ao encontrar uma criança perdida, procure ajuda dos bombeiros marítimos. Caso a praia não possua um posto dos Bombeiros, a recomendação é levar a um quiosque e fazer contato com a Polícia Militar ou procurar o guarda-vida mais próximo. Nesses casos, o Conselho Tutelar de Caraguatatuba também pode ser acionado.
O adulto que achar uma criança perdida deve colocá-la em cima do ombro para a melhor visualização e bater palma e pedir para os que estão em volta também baterem palma e dizerem a ordem cantada “criança perdida”.
É necessário também não “confundir” a forma de busca. Só deve bater palmas quem estiver com a criança esperando o responsável chegar e não quem está procurando a criança.
Serviço:
Polícia Militar: 190
Conselho Tutelar (Plantão): (12) 99723-6758
GBMar Posto da Martim de Sá: (12) 3888-2960
Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba fortalece rede socioassistencial em parceria com ‘Casa Beija-Flor’
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, renovou contrato com a ‘Casa Beija-Flor’, instituição social sem fins lucrativos que realiza projetos sociais na cidade. O novo vínculo é valido até março de 2023. Atualmente, a Casa Beija-Flor realiza três tipos de serviços no município,

Federação Paulista de Pesca e Lançamento doa 140 quilos de alimentos para instituições sociais de Caraguatatuba
Mais de 100 atletas de pesca esportiva marcaram presença na 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento 2022, realizada na Praia do Massaguaçu, no último sábado (14) e domingo (15). O evento foi realizado pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento (FPPL), com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba.

Defesa Civil alerta para queda de temperatura nos próximos dias no Litoral Norte
A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta, nesta segunda-feira (16), para queda da temperatura na Região do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira entre terça-feira (17) e sexta-feira (20). O reflexo desta mudança climática deverá ser sentido também no Litoral Norte onde são esperadas temperaturas na casa dos

Caraguatatuba termina 3ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas na 3ª colocação
A equipe de natação da Prefeitura de Caraguatatuba participou no fim de semana da 3ª etapa do Campeonato Brasileiro e da Copa Brasil de Maratonas Aquáticas 2022. As provas foram disputadas nas águas da Represa Billings, em São Bernardo do Campo. A cidade ficou na 3ª colocação geral em equipes

Caraguatatuba promove edição 2022 do Caraguá Open de Futevôlei em agosto
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza nos dias 20 e 21 de agosto a edição 2022 do Caraguá Open de Futevôlei, uma das modalidades presentes no evento ‘Esquenta Caraguá’. De acordo com a pasta, as categorias para a competição de futevôlei, que recebeu