Pesquisar No Site

Prefeitura orienta banhistas sobre cuidados com crianças na praia e o que fazer se achar criança perdida

Prefeitura orienta banhistas sobre cuidados com crianças na praia e o que fazer se achar criança perdida
Prefeitura orienta banhistas sobre cuidados com crianças na praia e o que fazer se achar criança perdida

As praias de Caraguatatuba estão entre os destinos mais procurados na temporada de verão do final do ano. Inúmeras famílias vêm passar as férias e a atenção com a criançada deve ser redobrada.

Pensando nisso, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, vem orientar sobre cuidados simples, mas que podem auxiliar as famílias em caso de crianças perdidas na orla das praias.

O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) de Caraguatatuba disponibiliza, gratuitamente, pulseiras de identificação para serem colocadas nos braços das crianças.

Esses braceletes de identificação estão disponíveis em quatro cores extremamente chamativas: amarelo, laranja, azul e verde, dependendo do lote. Eles são resistentes à força e à água e contêm espaço para o nome da criança, do responsável e o telefone de contato da família.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cintia Alves, explica que as pulseiras vêm para precaver e criar o hábito nos responsáveis de sempre usar a identificação na criança. “Elas foram criadas para serem usadas, inclusive, em outros locais onde há grande movimento de pessoas”, diz.

Ao chegar à praia, o responsável deve procurar um posto do GBMar e retirar a pulseira. Se não houver um posto, o responsável deve procurar um guarda-vida, já que ele tem pulseiras para distribuir.

São 26 setores distribuídos por Caraguatatuba, com o total de 64 guarda-vidas, sendo 24 Guarda-Vidas Temporários pela Prefeitura, 20 Guarda-Vidas Por Tempo Determinado pelo Estado, 16 guarda-vidas fixos do GBMar e mais 4 militares que vieram para o reforço da Operação Praia Segura.

Orientação para as crianças é fundamental

A presidente do CMDCA também ressalta sobre a importância das famílias orientarem as crianças. “Os pequenos devem ser orientados a procurar um guarda-vida, caso se percam. Já a pessoa que encontrar uma criança perdida, igualmente deve procurar um posto do GBMar ou um guarda-vida”, alerta.

O CMDCA também aponta uma estratégia muito eficaz utilizada nas praias do País para encontrar crianças perdidas e que podem ser adotadas nas praias de Caraguá. Ao encontrar uma criança perdida, a pessoa deve colocá-la nos ombros e os banhistas ao redor devem bater palmas e dizer em coro “criança perdida”.

“Colocar a criança em um lugar alto é algo lógico e fundamental porque ela é pequena. Em cima do ombro de um adulto a possibilidade de visualização é maior. Se as pessoas também comprarem a ideia e de fato aplaudirem até que chegue ao responsável, vai ajudar muito”, finaliza.

O que fazer

Ao encontrar uma criança perdida, procure ajuda dos bombeiros marítimos. Caso a praia não possua um posto dos Bombeiros, a recomendação é levar a um quiosque e fazer contato com a Polícia Militar ou procurar o guarda-vida mais próximo. Nesses casos, o Conselho Tutelar de Caraguatatuba também pode ser acionado.

O adulto que achar uma criança perdida deve colocá-la em cima do ombro para a melhor visualização e bater palma e pedir para os que estão em volta também baterem palma e dizerem a ordem cantada “criança perdida”.

É necessário também não “confundir” a forma de busca. Só deve bater palmas quem estiver com a criança esperando o responsável chegar e não quem está procurando a criança.

Serviço:

Polícia Militar: 190

Conselho Tutelar (Plantão): (12) 99723-6758

GBMar Posto da Martim de Sá: (12) 3888-2960

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Basquete feminino sub-15 de Caraguatatuba estreia com duas vitórias no torneio Região III da Federação Paulista
Basquete feminino sub-15 de Caraguatatuba estreia com duas vitórias no torneio Região III da Federação Paulista

A equipe sub-15 do Projeto Socioeducativo Massaguaçu Basketball Feminino começou sua participação no torneio da Região III da Federação Paulista de Basketball com duas vitórias e assumiu a liderança da competição. As partidas foram disputadas no Ginásio do CTI, em Taubaté, no último sábado (30). Representando Caraguatatuba, o time venceu

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 01/06/2026
Foto Divulgação PMC
PAT de Caraguatatuba abre inscrições para curso gratuito de Inglês

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba está com  inscrições abertas, até dia 2 de junho, para curso gratuito de Inglês em níveis diferentes de conhecimento da língua. As aulas têm como objetivo qualificar moradores do município para atuação nas áreas de turismo, comércio e recepção. São 45

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 26/05/2026
Basquete de Caraguatatuba conquista vitórias importantes em competições estaduais e regionais
Basquete de Caraguatatuba conquista vitórias importantes em competições estaduais e regionais

As equipes de basquete de Caraguatatuba tiveram mais um fim de semana de destaque em competições oficiais promovidas pela Federação Paulista e Liga Paulista de Basquete. As categorias de base representaram o município em partidas disputadas em Taubaté e Diadema, com resultados expressivos e boas atuações individuais. Pela Federação Paulista

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 11/05/2026
Ciase Sumaré (2)
Caraguá Open No-Gi Adulto será neste sábado

Caraguatatuba será palco de mais um evento voltado às artes marciais neste sábado (9). Trata-se do Caraguá Open No-Gi Adulto, competição que será realizada na Praça da Cultura, no centro, a partir das 18h30. Voltado exclusivamente para atletas adultos (18+), o torneio será disputado na modalidade No-Gi, caracterizada pela ausência

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 06/05/2026
Rodada de palestras da CIPAA da Prefeitura de Caraguatatuba aborda saúde mental e ocupacional dos servidores
Rodada de palestras da CIPAA da Prefeitura de Caraguatatuba aborda saúde mental e ocupacional dos servidores

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (CIPAA) – Gestão 2025/2026 da Prefeitura de Caraguatatuba promoveu um ciclo de palestras voltado à saúde e ao bem-estar dos servidores públicos municipais com foco na valorização do trabalhador e na promoção de ambientes mais seguros e saudáveis no serviço público. 

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 04/05/2026