Pesquisar No Site
Palestra ‘Como Vender para o Governo’ destaca conhecimento e organização para vencer uma licitação pública

Palestra ‘Como Vender para o Governo’ destaca conhecimento e organização para vencer uma licitação pública

#pracegover: Palestrante fala ao microfone; ao fundo, telão com projeção do material da palestra (Foto: Luis Gava/PMC)
A segunda palestra do Empreenda Caraguatatuba 2021 deste sábado (4), apresentou ao público participante que é possível qualquer empresa vencer uma licitação, seja ela de pequeno ou de grande porte. Ministrada pela administradora de empresas, Flávia Oliveira, a apresentação ‘Como Vender para o Governo’ explicou que com conhecimento e organização as micros e pequenas empresas têm chances de vencer uma licitação pública.
Flávia apresentou a legislação e orientou aos participantes que mais que conhecer as leis e regras, o mais importante é ter a documentação pronta. “Após juntar todos os documentos, aí sim é a hora de concorrer para licitação. Todos os órgãos públicos exigem a mesma documentação. Já vi empresas perderem concorrência de mais de R$ 1 milhão por causa de um documento”, explicou.
Segundo a palestrante, outra observação a ser feita antes de procurar concorrência é fazer a análise de viabilidade. “É analisar se sua empresa após vencer a licitação vai ter estoque, vai conseguir cumprir prazo, entre outros detalhes, que caso não sejam atendidos, a empresa tem penalidades”, destacou Flávia.
A empresa precisa ter uma rotina de sucesso com definição de raio de participação, busca de licitações em sistemas informatizados, análise do edital e preenchimento do controle de licitações, controle do fluxo das licitações, monitoramento dos resultados, conferência de licitações, elaboração de documentos, montagens de habilitação e carta proposta, representações em sessões públicas e realização de visitas técnicas.
Dentre as rotinas de sucesso, Flávia ressalta os sistemas informatizados. “Invistam em sistemas que busquem as licitações. Ter uma pessoa que diariamente entre em todos os sites públicos é muito trabalhoso e perde tempo. Hoje em dia esses sistemas tem um valor acessível e muito mais eficaz”, explica.
Para a palestrante, o segredo para uma empresa ganhar uma licitação está no conhecimento. “Para concorrer não é necessário contratar advogado, pois todo o processo é administrativo. Basta estar preparado. Estudem sobre o assunto, para que consigam cumprir cada etapa. Venda para o governo e aumente seu faturamento”, concluiu.
Flávia Oliveira possui a empresa de consultoria O2M, é administradora de empresas e cursou administração pública pela FGV/RJ. Também formada em pós-graduação de Gerente de Cidade pela FAAP e conta com experiência de quase 20 anos em processos licitatórios como Gestora Pública de diversas secretarias.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe VI etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas com mais de 650 atletas
Caraguatatuba será palco da VI etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas, o mais tradicional campeonato da modalidade em São Paulo e o único oficial da Federação Aquática Paulista. A competição será realizada neste domingo (22) na praia Martim de Sá e deve reunir cerca de 650 nadadores de 65

Fundacc abre inscrições para propostas de patrocínio do 26º Festival do Camarão
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) está com as inscrições abertas até o dia 26/6 (quinta-feira), para propostas de patrocínio cultural de empresas que tenham interesse em apoiar o 26º Festival do Camarão, que será realizado entre 16 e 27 de julho, na Praça da Cultura. O edital

Trilha de Capacitação Caraguá a Gosto prepara empresários para Festival Gastronômico
Teve início na terça-feira (17), uma série de encontros presenciais com temas estratégicos, voltados aos empreendedores donos de restaurantes, bares, quiosques e lanchonetes do município. A “Trilha de Capacitação Caraguá a Gosto” tem como objetivo de fortalecer os empreendedores locais, ampliar a competitividade e qualificar o atendimento. O curso é

Governo Municipal fecha “Casa de Repouso” irregular em Caraguatatuba
Uma “Casa de Repouso”, que funcionava sem alvará, na Praia da Palmeiras, e abrigava dez pessoas idosas e duas pessoas com deficiência (PcD), foi fechada após denúncia ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDI) e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência d do Idoso (Sepedi).

Caraguatatuba seleciona cinco vídeos para 1ª mostra no Salão São Paulo de Turismo
Os cinco vídeos que irão representar Caraguatatuba na 1ª Mostra de Filmes Turísticos, parte do 21º Salão São Paulo de Turismo foram selecionados. O evento foi adiado e uma nova data será divulgada em breve pelos organizadores. Confira os selecionados 1º Lugar – Vitória Bortoluzzi 2⁰ Lugar – Tiago Job