Pesquisar No Site
Geraldo Assunção fala sobre poder do auto conhecimento para ser um bom empreendedor
Geraldo Assunção fala sobre poder do auto conhecimento para ser um bom empreendedor
A primeira palestra deste último dia do Empreenda Caraguatatuba 2021 foi do contador e sócio fundador do Grupo Focus – Contabilidade e Gestão Empresarial, Geraldo Assunção, que falou ao público sobre a importância de ousar, liderar e conquistar, além do auto conhecimento para ser um bom empreendedor.
“Nós precisamos nos atualizar sempre, ter ciência de que os problemas se atualizam e isso deve nos tirar do piloto automático para encontrar os recursos que temos internamente”, explicou.
“No início da minha carreira, há 25 anos, eu aceitava qualquer tipo de cliente, hoje tento entender o que ele, efetivamente quer fazer, qual seu propósito pra abrir uma empresa, dependendo da resposta, explico que não posso aceitar. Se eu sei quem sou de verdade, me ajuda a entender o outro”.
Outro ponto colocado pelo palestrante é que, muita vezes, se pensa que empreender é para sobreviver, mas, parafraseando Pedro Supenti, “empreender é uma forma de crescimento pessoal e de doar para sua comunidade o que você tem de melhor”. Ou seja, colocar-se a serviço do próximo.
Assunção ainda destacou outro ponto que considera importante para abrir uma empresa. “É mais que ser só técnico. Para ser um bom empreendedor precisa entender muito mais de liderança, gestão, marketing e vendas. Trazer esses detalhes para a superfície”.
Também investir em si próprio é fundamental para poder retornar ao universo. “Que tipo de conteúdo vem consumindo? Já se fez essa pergunta? Porque minha melhor versão depende do que me alimento, pois não consigo mudar ninguém, a não ser a mim mesmo”.

#Pracegover: Palestrante Geraldo Assunção fala sobre importância do auto conhecimento para o empreendedorismo (Fotos: Luis Gava/PMC)
Ele apresentou ainda questões para que não sejamos repetidores de padrões apenas por que todos assim fazem. “Somos aquilo que entregamos. Se entramos na onda do desconto, o que entrego também passa a não ter o valor que merece”, compara Geraldo Assunção.
Por fim, ele pediu que todos avaliassem se querem ‘parecer, ter, ou ser’.
Geraldo Assunção é especialista em sua área e acumula formações e realizações. É formado em NLP Practitioner, pela International Association of – NLP Institutes (Programação Neurolinguística); Master Coach – ICI, pela International Association of Coaching-Institutes; Analista Comportamental pelo Instituto Você e Metaforum International e Analista Comportamental Disc Coacheecom.
Além disso, Geraldo Assunção já participou de diversos cursos de empreendedorismo pelo Sebrae, entre eles o Empretec e o Empreenda. Assunção é contador e sócio fundador do Grupo Focus – Contabilidade e Gestão Empresarial há 25 anos.
Veja Também Recentes
Secretaria Municipal de Governo, Fundacc e Sebrae promovem curso de comunicação e captação de recursos para projetos
A Secretaria Municipal de Governo, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e o Sebrae de São José dos Campos realizam nos dias 28 e 29 deste mês, dentro da Semana dos Microeempreendedores Individuais, o curso gratuito “Crie o Plano de Comunicação e Captação de Recursos de um Projeto
Novos conselheiros do Meio Ambiente tomam posse para biênio 2026–2028 em Caraguatatuba
Os novos integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Caraguatatuba tomaram posse no último dia 30 de abril para o biênio 2026–2028. A nova composição traz avanços importantes, com a ampliação da representatividade. Entre as novidades, estão duas novas cadeiras: uma destinada aos servidores da Secretaria de Urbanismo e
Homem é preso pela Guarda Municipal de Caraguatatuba por inadimplência de pensão alimentícia
Na tarde de quinta-feira (21), equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizaram a prisão de um homem procurado pela Justiça por inadimplência no pagamento de pensão alimentícia. A ocorrência foi registrada no bairro Poiares, após o Centro de Operações Integradas (COI) identificarem, por meio da plataforma de inteligência
Saúde de Caraguatatuba destaca avanço na vacinação contra dengue, febre amarela e influenza
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba ampliou a vacinação contra a dengue no município e reforçou o alerta sobre a recusa de moradores em permitir a entrada de agentes de zoonoses nas residências. Além de crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, a imunização passou a contemplar profissionais de
Prefeitura mobiliza passeata contra abuso e exploração sexual infantil em parceria com Educação no bairro Casa Branca
A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na última terça-feira (19), uma passeata educativa em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A mobilização foi realizada pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Casa Branca e contou com a participação de estudantes