Pesquisar No Site
Cultivo de hortas e praia limpa são atividades de educação ambiental praticadas em Caraguatatuba
Cultivo de hortas e praia limpa são atividades de educação ambiental praticadas em Caraguatatuba
A prática de Educação Ambiental é desenvolvida em todas as etapas de ensino da rede municipal de Caraguatatuba. Atividades como o cultivo de hortas e espaços verdes estão presentes em mais de 30 unidades escolares da rede municipal.

#PraCegoVer Alunos da EMEI Mª de Lourdes Lucarelli Perez, no Indaiá, durante atividade de colheita de hortaliças no espaço implantado na unidade através do Programa de Educação Ambiental (PEA), executado pela Petrobras (Foto: Claudio Gomes/PMC)
Ações com o objetivo de conscientização e educação socioambiental, como os mutirões de limpeza de praia, também são integradas às atividades com participação de estudantes.
Através do Setor de Projetos, é promovido o Projeto Hortas Educativas, que tem como objetivo o cultivo de hortas e espaços verdes nas unidades escolares. As hortas misturam pedagogia e consciência ambiental, cultivo, inclusão e consumo de alimentação saudável, tudo isso em um só espaço, incentivando as boas práticas na continuidade de seus cuidados.
Na última semana, alunos da EMEI Mª de Lourdes Lucarelli Perez, no Indaiá, participaram da atividade de colheita de hortaliças no espaço implantado na unidade através do Programa de Educação Ambiental (PEA), executado pela Petrobras.
Durante a atividade foram colhidos alfaces, rabanetes e ervas que foram utilizados no preparo de refeições na unidade.
O Programa de Educação Ambiental (PEA), executado pela Petrobras, é uma medida mitigadora exigida pelo IBAMA no licenciamento ambiental das atividades de operação da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) e do trecho terrestre do gasoduto Gasmex, em Caraguatatuba.

#PraCegoVer Alunos da EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro, no bairro Jetuba, posam para foto durante ação de educação ambiental e mutirão de limpeza para retirada de resíduos da Praia do Capricórnio e Lagoa Azul, na região norte de Caraguatatuba (Foto:Divulgação/PMC)
Praia limpa
No último final de semana, alunos, professores e funcionários da EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro, no bairro Jetuba, participaram de uma ação integrando educação ambiental e mutirão de limpeza de praia para retirada de resíduos da Praia do Capricórnio e Lagoa Azul, na região norte de Caraguatatuba.
O objetivo da atividade é sensibilizar e conscientizar alunos, professores e moradores sobre a melhor forma de usufruir dos benefícios das praias, sem causar prejuízos aos elementos da natureza e aos ecossistemas.
A secretária de Educação de Caraguatatuba, Márcia Paiva, destaca a importância das atividades de educação ambiental realizadas nas unidades da rede municipal. “Acreditamos que esses ensinamentos podem transformar nossa vivência e relação cotidiana com o meio ambiente, para que possa ser mais saudável e sustentável. Aluno, família, sociedade e educação ambiental interligadas em atividades que realmente podem favorecer a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente”, concluiu a secretária.
Veja Também Recentes
Programa Vivaleite entrega mais de 44 mil litros no primeiro semestre e beneficia 491 crianças em Caraguatatuba
O Programa Vivaleite registrou resultados expressivos em Caraguatatuba no primeiro semestre de 2026. Entre os meses de janeiro e junho, foram entregues 44.190 litros de leite enriquecido e 491 crianças em situação de vulnerabilidade social foram beneficiadas. O programa foi implantado no município em 2011 e atualmente atende crianças de
Ações de lazer inclusão e bem-estar são destaques da Rua da Família neste domingo em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba promove neste domingo (21) mais uma edição do programa Rua da Família, na Avenida da Praia, no Centro, com uma programação gratuita de esporte, cultura, saúde, educação e inclusão. As atividades serão realizadas das 8h às 13h e são voltadas a moradores, turistas e visitantes. A
Basquete de Caraguatatuba avança às finais e mantém bom desempenho em diferentes categorias
As equipes de basquete de Caraguatatuba tiveram mais um fim de semana movimentado, com jogos válidos pela Liga Paulista de Basketball e pela Copa Metropolitana de Basketball. O município garantiu classificações para finais e segue na disputa por títulos em diferentes categorias. Pela Liga Paulista, a equipe sub-16 venceu São
Estudantes da rede municipal participam de plantio de mudas e atividade de educação ambiental no Parque do Juqueriquerê
A programação do Mês do Meio Ambiente em Caraguatatuba contou com mais uma ação voltada à conscientização ambiental e ao contato direto com a natureza. Na quarta-feira (10), estudantes do 6º ano da EMEF Prof. Auracy Mansano participaram de uma tarde de atividades educativas no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê.
Caraguatatuba imuniza 400 pessoas contra gripe durante ação da UBS Sumaré
A vacinação contra a gripe, realizada na quinta e sexta-feira (18 e 19), resultou em 400 doses aplicadas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Sumaré em frente ao supermercado Shibata, no Centro de Caraguatatuba. O local foi escolhido em razão do grande fluxo de pessoas, como forma de facilitar o