Pesquisar No Site

Com aumento de 53% nos atendimentos de síndrome gripal e temporada, Caraguatatuba inicia ‘Projeto Verão’

Publicado em: 27/12/2021
Caraguatatuba reforça ‘Projeto Verão’ e melhora estrutura para atender casos de síndrome gripal
Com aumento de 53% nos atendimentos de síndrome gripal e temporada, Caraguatatuba inicia ‘Projeto Verão’

A Secretaria de Saúde registrou mais um aumento significativo no número de atendimentos de casos de Síndrome Gripal (SG) nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – norte, sul e central – do município.

#PraCegoVer: Imagem mostra a fachada da UPA Central (Foto: Luís Gava/PMC)

De acordo com o censo diário das UPAs, entre os dias 13 e 19 de dezembro, o número de atendimentos de casos de SG chegou a 3.192. Entre os dias 20 e 26, os atendimentos chegaram a 4.886. Em apenas uma semana, o aumento de atendimentos a casos de síndrome gripal foi de 53%.

Até o momento, Caraguatatuba tem dois casos confirmados de H1N1 (influenza). Ambos os exames para diagnosticar a doença foram realizados em laboratório particular.

Com o aumento no número de atendimentos e a chegada de turistas e veranistas por conta temporada de verão, a Secretaria de Saúde iniciou o ‘Projeto Verão’ e reforçou o efetivo das UPAs. A duração é três meses (de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022).

A equipe médica recebeu mais dois profissionais para o atendimento 24 horas. A Secretaria de Saúde reforçou também o quadro de enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Segundo o médico e secretário de Saúde de Caraguatatuba, Gustavo Boher, a população deve ficar tranquila e procurar as UPAs ou até mesmo as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O médico explicou que “é preciso entender que o atendimento pode demorar um pouco, já que o aumento de casos de síndrome gripal não estava previsto” e que “mesmo com o aumento, as pessoas serão atendidas da melhor maneira possível”.

Conforme o secretário, todas as unidades de saúde estão prontas e preparadas para atender a população.

Traumas e patologias de maior gravidade continuarão sendo atendidos pela Casa de Saúde Stella Maris (CSSM). A unidade continua como retaguarda para atender casos mais complexos, drenados pelas UPAs. Há casos em que até o próprio SAMU poderá realizar o encaminhamento.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundo Social de Caraguatatuba abre inscrições para curso de Manutenção Predial na próxima sexta-feira
Fundo Social de Caraguatatuba abre inscrições para curso de Manutenção Predial na próxima sexta-feira

O Fundo Social de Caraguatatuba realiza na próxima sexta-feira (20), inscrições para o curso de Manutenção Predial, em parceria com o Senai. Serão ofertadas 16 vagas e os interessados devem ter conhecimentos básicos de elétrica, hidráulica e construção civil. As inscrições devem ser feitas, presencialmente, na sede do Fundo Social,

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 16/05/2022
Banco do Povo e Sala do Empreendedor se mudam para novo espaço em Caraguatatuba
Banco do Povo e Sala do Empreendedor se mudam para novo espaço em Caraguatatuba

O Banco do Povo e a Sala do Empreendedor de Caraguatatuba estão de mudanças de suas sedes para o novo espaço onde já foi instalado o posto do Sebrae. No caso específico do Banco do Povo, quem precisar da unidade neste período pode se dirigir ao Centro de Apoio ao

Leia Mais Notícias SEBRAE Publicado em 03/05/2022
Cineclube Sambaqui faz sessão gratuita do filme ‘Cabeça de Nêgo’ nesta sexta-feira
Cineclube Sambaqui faz sessão gratuita do filme ‘Cabeça de Nêgo’ nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (22), às 19h, o Cineclube Sambaqui exibe gratuitamente o filme cearense ‘Cabeça de Nêgo’, que trata sobre educação e racismo, na videoteca Lúcio Braun, localizada junto ao MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. Em ‘Cabeça de Nêgo’, após reagir a um insulto em sala de

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 19/04/2022
Caraguatatuba conclui primeiro ciclo do Projeto Primeira Infância Cidadã
Caraguatatuba conclui primeiro ciclo do Projeto Primeira Infância Cidadã

Na última quarta-feira (04), o projeto Primeira Infância Cidadã (PIC) concluiu seu primeiro ciclo de atividades em Caraguatatuba. O encontro foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação com o engajamento de agentes públicos ligados a instituições locais que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) das crianças.

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 05/05/2022
WhatsApp Image 2022-05-10 at 16.39.38
Prefeito de Caraguatatuba destaca importância do esporte e da educação na abertura da 11ª edição dos Jogos Escolares

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, participou na manhã desta terça-feira (10) da abertura da 11ª edição dos Jogos Estudantis Municipais (JEM). Na ocasião, ele destacou aos presentes sobre a importância do incentivo ao esporte e à educação.  “Por isso, podem sempre contar comigo”. Ele ainda agradeceu o empenho das

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 10/05/2022