Pesquisar No Site

Caraguatatuba recebe a 37ª Festa de Iemanjá neste final de semana

Publicado em: 08/12/2021
Destaques
Caraguatatuba recebe a 37ª Festa de Iemanjá neste final de semana
Caraguatatuba recebe a 37ª Festa de Iemanjá neste final de semana

A tradicional Festa de Iemanjá de Caraguatatuba será realizada nesta sábado (11), a partir das 19h, na Praça Ton Ferreira, na Praia do Centro. O evento é organizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo.

#PraCegoVer: Imagem de Iemanjá ao centro e do lado esquerdo tendas em processo de montagem em 2019 (Foto: Divulgação/PMC)

Para evitar aglomeração, a Prefeitura disponibilizará espaços para que os integrantes das casas religiosas façam suas homenagens. A disposição de cada tenda se dará conforme a ordem de inscrição, sendo que os números pares ficarão do lado esquerdo e os ímpares ficarão do lado direito da imagem.

Em sua 37ª edição a Festa de Iemanjá reúne 43 casas de cidades como São José dos Campos, Mogi das Cruzes, São Paulo, Campinas, Caçapava, Itatiba, Serra Negra, Ubatuba, Jacareí e ainda seis casas de Caraguatatuba.

Nesta edição também haverá maior espaçamento entre as tendas por conta da pandemia da Covid-19, todos os participantes precisarão estar de máscaras e é de responsabilidade de cada casa ter álcool em gel disponível para os visitantes.

#PraCegoVer: Imagem noturna da estátua de Iemanjá, na Praia do Centro (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Marcelo Alves do Couto Mendonça é Pai de Santo e proprietário da loja de artigos religiosos, Casa Severino, e destaca a importância da Festa de Iemanjá na cidade. “Não é apenas pelo comércio, já que ela representa a renovação. É uma festa onde as religiões de matrizes africanas conseguem se reunir para homenagear não só Iemanjá, mas também a todos os orixás dentro desse sincretismo religioso que é fundamental nos dias de hoje, ainda mais em tempos de intolerância religiosa que a gente ainda passa”.

A Secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, ressalta que a preocupação do Prefeito Aguilar Junior é atender a comunidade religiosa em uma retomada segura e importante para o turismo e o comércio da cidade de Caraguatatuba.

É importante lembrar que é proibido depositar oferendas ao redor da imagem de Iemanjá e não será permitida a permanência de veículos próximos aos espaços na praia, ficando cientes de que for flagrado estará sujeito às penalidades impostas pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Também não será permitida a permanência de veículos próximos aos espaços na faixa de areia.

Para dar um brilho a mais à Festa de Iemanjá, a Secretaria de Obras Públicas, por meio da concessionária de iluminação pública Caraguá Luz, reforçou a iluminação do monumento. A equipe instalou oito luminárias LED de 74W de potência, melhorando a visualização da imagem durante à noite.

Um pouco sobre a história acerca da Festa de Iemanjá

A tradição da festa em homenagem à Iemanjá teve início no ano de 1923 quando um grupo de 25 pescadores resolveu oferecer presentes para a mãe das águas. Nesta época, os peixes estavam escassos no mar. Todos os anos os pescadores pedem a Iemanjá que lhes dê fartura de peixes e um mar tranquilo.

No início, a celebração era feita em conjunto com a Igreja Católica, numa demonstração do sincretismo religioso. Na década de 1960, um padre teria ofendido os pescadores, chamando-os de ignorantes por cultuarem uma sereia. O fato provocou um rompimento com a igreja e a partir daí os pescadores passaram a realizar a festa apenas em homenagem a Iemanjá.

Existe uma superstição sobre os presentes dados a Iemanjá que não afundam, indo parar na areia da praia. Segundo ela, Iemanjá não gostou do presente e o teria devolvido, causando grande frustração aos devotos. Em geral, presentes feitos com materiais leves ou ocos costumam não afundar. Nem mesmo o presente principal, feito pelos pescadores, está livre deste infortúnio. Algumas vezes foi preciso amarrá-lo a algo pesado para que pudesse afundar.

Segundo a lenda, o cavalo marinho é o guardião da casa de Iemanjá, sendo ele o seu mensageiro mais rápido. É comum que imagens deste animal sejam oferecidas pelos devotos.

Todos os anos um presente principal é preparado para ser oferecido à Iemanjá e com ele vão as oferendas preparadas pela ialorixá responsável pelo comando da festa. Estas oferendas, cujos preparativos são cercados de rituais e fundamentos sagrados e secretos, demoram sete dias para ficar prontas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba chama mais 15 aprovados do Concurso Público 01/2018
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 59 aprovados do Concurso Público 01/2018

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 59 aprovados do Concurso Público 01/2018 no Diário Oficial Eletrônico do Município (Edital 699) dessa quarta-feira (29/12). Os aprovados devem comparecer (utilizando máscara conforme o Decreto Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020) será nas próximas segunda, terça e quarta-feira (3, 4

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 29/12/2021
Problemas financeiros e telefonia móvel marcam os 5,3 mil atendimentos do Procon de Caraguatatuba em 2021
Problemas financeiros e telefonia móvel marcam os 5,3 mil atendimentos do Procon de Caraguatatuba em 2021

O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba encerrou 2021 com 5.395 procedimentos formalizados e 6.368 não formalizados, relativos a orientações e encaminhamentos para outros órgãos públicos, totalizando 11.763 atendimentos entre janeiro e dezembro.  As queixas financeiras ocuparam o topo do ranking na maior parte do ano e as empresas de telefonia

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 11/01/2022
Credenciamento de artistas para ‘Mostra de Arte: Centenário da Semana de Arte Moderna’ segue até 30 de janeiro
Credenciamento de artistas para ‘Mostra de Arte: Centenário da Semana de Arte Moderna’ segue até 30 de janeiro

Os artistas plásticos interessados em participar do credenciamento para ‘Mostra de Arte: Centenário da Semana de Arte Moderna’ têm até o dia 30 de janeiro para realizar a inscrição. Para participar os interessados devem enviar a ficha de inscrição anexa ao Edital devidamente preenchida, mais as fotos das peças a

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 24/01/2022
Inscrições das 135 vagas temporárias do Censo 2022 para Caraguá encerram nesta sexta-feira (21)
Inscrições do processo seletivo das 135 vagas do Censo 2022 para Caraguatatuba terminam nesta quarta (29)

As inscrições do processo seletivo simplificado das 123 vagas de recenseador, duas de agente censitário municipal e 10 de agente censitário supervisor para trabalhar no Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerram nesta quarta-feira (29/12), às 16h, no site https://conhecimento.fgv.br/concursos. Os aprovados vão atuar no

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 28/12/2021
Sebrae Aqui de Caraguatatuba tem mudança temporária de endereço, a partir desta quinta
Sebrae Aqui de Caraguatatuba tem mudança temporária de endereço, a partir desta quinta

A partir da desta quinta-feira (13), o atendimento ao público do Sebrae Aqui de Caraguatatuba será realizado, temporariamente, na Sala do Empreendedor da Secretaria de Governo. A Sala do Empreendedor foi transferida para o Setor de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), ligado à Secretaria da Fazenda, na última

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 13/01/2022