Pesquisar No Site

Alunos de Caraguatatuba participam de vivência inclusiva na praia

Publicado em: 07/12/2021
Alunos de Caraguatatuba participam de vivência inclusiva na praia
Alunos de Caraguatatuba participam de vivência inclusiva na praia

Alunos da Emef Profº Luiz Silvar, no bairro Casa Branca, viveram uma experiência muito especial na última semana. Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, a Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com as secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Esportes e de Urbanismo, realizou uma atividade educativa em um ambiente muito especial: a praia.

#PraCegoVer: Motorista e educadora auxiliam aluno cadeirante durante embarque em veículo escolar acessível da secretaria de Educação de Caraguatatuba (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

Um grupo de 30 estudantes com idade entre 12 e 16 anos, entre eles alunos com deficiência física e intelectual, participou de atividades de canoagem e stand up paddle na praia Tabatinga, região norte de Caraguatatuba. Além dos esportes náuticos, a estrutura de praia acessível foi disponibilizada no local, com esteira e cadeira anfíbia, que possibilitam o banho de mar às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

A praia, além de ser um cenário de natureza exuberante, foi escolhida por ter uma geografia privilegiada, que restringe a aproximação de embarcações e por ter uma extensa faixa de areia,  águas rasas e areias brancas e finas, proporcionando ainda mais segurança ao grupo de estudantes.

O objetivo da ação educativa foi proporcionar aos alunos uma vivência inclusiva. “Desde a saída da unidade escolar, o transporte, as atividades na praia, tudo foi pensado para proporcionar uma oportunidade deles conviverem e aprenderem juntos”, explicou o professor Daniel Godoi, que atualmente é diretor da unidade.

Com o apoio do Setor de Transportes da Seduc, os alunos foram levados até a praia em um ônibus escolar acessível, que dispõe de plataforma elevatória, área para cadeira de rodas e poltronas com cinto de segurança colete para os ocupantes que necessitem.

Sobre as atividades realizadas pelo Setor de Transportes da Seduc, a secretária de Educação, Márcia Paiva, explica que ter um veículo adaptado não é a única medida para garantir o acesso com segurança dos alunos com deficiência às escolas. São necessárias outras medidas, como a avaliação da adaptação para cada estudante e o treinamento dos motoristas e dos monitores que acompanham os estudantes.

“A formação dos monitores e motoristas para receber e transportar os estudantes com deficiência transmite a eles e às suas famílias segurança, além de uma sensação de acolhimento que começa antes mesmo da criança entrar na escola”, disse.

As atividades foram acompanhadas por Guarda Vidas do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), unidade especializada em atividades aquáticas, que de forma animada, repassaram orientações para o banho de mar seguro e interagiram com os alunos.

Alunos de Caraguatatuba participam de vivência inclusiva na praia

#PraCegoVer: Grupo de alunos, educadores e servidores públicos envolvidos na vivência educativa com alunos da Emef Luiz Silvar, em Caraguatatuba (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

Aproveitando a beleza da natureza local, representantes da Sabesp realizaram uma gincana com os alunos, os orientando sobre boas práticas de consumo da água e sobre a importância da conservação e preservação do meio ambiente.

A ocasião foi muito especial para todo o grupo, destacando o aluno Guilherme Barbosa Menecucci, 15 anos, que pôde curtir um dia de praia e banho de mar com seus colegas de turma. Gui, como é carinhosamente chamado por seus colegas e professores, é cadeirante, o que não o impediu de desfrutar das atividades e de um dia inesquecível.

Praia acessível

Os serviços de praia acessível são coordenados pela Secretaria de Esportes e Recreação e são realizados na Avenida da Praia, ao lado da Praça da Cultura, região central de Caraguatatuba.

No local é possível participar do banho de mar com cadeiras anfíbias, além de praticar stand up paddle e caiaque adaptado, jogos de dama, baralho, xadrez, vôlei adaptado/sentado e passeio de handbike (bicicleta adaptada para PcD).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Site da Prefeitura de Caraguatatuba volta oferecer serviços on-line da Secretaria da Fazenda
Site da Prefeitura de Caraguatatuba volta oferecer serviços on-line da Secretaria da Fazenda

Diversos serviços da Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Caraguatatuba estão novamente disponíveis para a população no site http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/.  A migração para um novo sistema informatizado de gestão causou a indisponibilidade temporária de requerimentos, guias, carnês, certidões e acompanhamento de protocolos. No site da Prefeitura de Caraguatatuba, na parte destinada

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda Publicado em 20/01/2022
Fiscalização de Caraguatatuba atende 27 denúncias de perturbação de sossego no fim de semana
Fiscalização de Caraguatatuba atende 27 denúncias de perturbação de sossego no fim de semana

A equipe de fiscalização da Prefeitura de Caraguatatuba atendeu no último final de semana 27denúncias de perturbação de sossego que resultaram em duas notificações. As reclamações chegam durante a semana pelo aplicativo 156 e os fiscais saem às ruas para fazer as medições e atendimentos. Para casos de flagrante, também

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 11/01/2022
Defesa Civil alerta para previsão de chuvas excessivas até sábado no Litoral Norte
Defesa Civil alerta para previsão de chuvas excessivas até sábado no Litoral Norte

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta de instabilidade que deve provocar chuvas intensas para a região do Litoral Norte de quarta-feira (5) até sábado (8). Há previsão para acumulados de 175 mm nesse período para a região. O alerta aponta a importância de se ter atenção

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/01/2022
Sala do Empreendedor tem alteração de endereço a partir da próxima semana
Sala do Empreendedor tem alteração de endereço a partir da próxima semana

A partir da próxima terça-feira (11), o atendimento ao público da Sala do Empreendedor da Secretaria de Governo será transferido para o Setor de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), ligado à Secretaria da Fazenda. De acordo com a Secretaria de Governo, a alteração de endereço será vantajosa para

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 07/01/2022
capa
Prefeitura de Caraguatatuba finaliza reassentamento em avenida na entrada da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) finalizou nesta sexta-feira (28) o serviço de reassentamento de bloquetes na Avenida Vereador Aristides Anízio dos Santos, no bairro Indaiá. A via faz cruzamento com a Avenida Rio de Janeiro, próximo a Secretaria de Educação. A via apresentava vários pontos

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/01/2022