Pesquisar No Site

Professor da rede municipal publica artigo no mais renomado periódico científico do mundo

Publicado em: 05/11/2021
Professor da rede municipal publica artigo no mais renomado periódico científico do mundo
Professor da rede municipal publica artigo no mais renomado periódico científico do mundo

A prestigiada Revista Nature, da editora acadêmica Springer Nature, considerada a principal publicação científica dos dias atuais, publicou no início deste semestre um estudo sobre um modelo matemático que foi aplicado nas avaliações sobre as ondas durante a pandemia de Covid-19. O estudo, que teve como objetivo analisar o comportamento e a epidemiologia da Covid-19 no Brasil, foi desenvolvido utilizando um modelo matemático proposto pelo pesquisador Yuanji Tang, que auxiliou nas análises.

#PraCegoVer: Imagem da publicação na página da Revista Nature. (Foto: Reprodução/PMC).

O grupo de 23 pesquisadores brasileiros é composto por influentes cientistas como o Prof. Dr. Rui Curi, atual presidente da Fundação Butantan, eleito um dos 100 mil cientistas mais Influentes do mundo;  Integrando o time de pesquisadores estão também a Prof.ª Dr.ª Fernanda Teixeira Borges, Prof. Dr. Sandro Hirabara, Prof.ª Dr.ª Elaine Hatanaka, Prof.ª Dr.ª Tania Pithon-Curi, Prof.ª Dr.ª Renata Gorjao e o Prof.º Me. Bruno Nacano, que faz parte da equipe da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba.

Pedagogo e biólogo, o Prof.º Me, Bruno Nacano, atua na rede municipal de ensino de Caraguatatuba desde 2009. Atualmente, ele integra a equipe do Setor de Informática Educativa da Seduc.

O professor explicou que o estudo apresentou como produto final um modelo matemático que pode ser utilizado como instrumento para previsão da evolução da pandemia, sendo um importante instrumento para medidas governamentais preventivas na disseminação da doença.

Sua atuação direta na pesquisa envolveu o levantamento de dados de três Estados com o estudo de medidas que poderiam interferir na curva de contágio, como medidas preventivas como o uso máscara, medidas restritivas, como a quarentena, lockdown, etc.

Em Caraguatatuba, o modelo matemático proposto pelo estudo foi aplicado e apresentado aos membros do Comitê de Retomada, provendo informações e estatísticas que colaboraram na tomada de decisões para as ações de retomada das atividades presenciais no município.

Orgulhoso pelo feito, o Prof. Me, Bruno Nacano disse: “Considero que minha participação no estudo e a associação do conhecimento obtido nesse período foram importantes para auxiliar na elaboração das medidas de segurança e na garantia de retorno seguro em nossas em nossas unidades escolares”, finalizou.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, em nome do Prefeito Aguilar Junior, parabenizou o professor e expressou sua admiração. “Nos sentimos muito orgulhosos em termos profissionais tão competentes, dedicados e que estão sempre em busca de aprimoramento de suas competências. Parabéns e sucesso”, concluiu.

O artigo está disponível para acesso gratuito no endereço: https://www.nature.com/articles/s41598-021-95815-9

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto

A apresentação é no dia 19 no Teatro Mario Covas. Participam do espetáculo o Água Viva Coral e o Corpo de Baile de Caraguatatuba. A entrada é gratuita Em comemoração aos 60 anos da Banda Municipal “Carlos Gomes”, comemorado dia 20 de abril, e aos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/04/2024
GCM de Caraguatatuba apreende veículo suspeito de ter sido furtado
GCM de Caraguatatuba apreende veículo suspeito de ter sido furtado

A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou na noite de terça-feira (02) a apreensão de um veículo, sob suspeita de ter sido furtado. Por volta das 19h30, um agente de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, ao fazer o patrulhamento na região central da cidade, avistou

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, incluiu mais uma modalidade no projeto Nova Onda, que é o Beach Tennis. As aulas serão na quadra de areia do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). As aulas serão ministradas em diversos horários durante a semana, com

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 26/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março

A Prefeitura de Caraguatatuba, somente no mês de março, instalou e recuperou 207 pontos de sinalização de trânsito em toda a cidade entre verticais e horizontais. A responsável pelo trabalho é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Das sinalizações verticais (placas do tipo sentido obrigatório, proibido estacionar,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, recebeu a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa no último sábado (23), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais de 160 atletas, com idades entre 9 a 70 anos, participaram do evento que destacou

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024