Pesquisar No Site

Professor da rede municipal publica artigo no mais renomado periódico científico do mundo

Publicado em: 05/11/2021
Professor da rede municipal publica artigo no mais renomado periódico científico do mundo
Professor da rede municipal publica artigo no mais renomado periódico científico do mundo

A prestigiada Revista Nature, da editora acadêmica Springer Nature, considerada a principal publicação científica dos dias atuais, publicou no início deste semestre um estudo sobre um modelo matemático que foi aplicado nas avaliações sobre as ondas durante a pandemia de Covid-19. O estudo, que teve como objetivo analisar o comportamento e a epidemiologia da Covid-19 no Brasil, foi desenvolvido utilizando um modelo matemático proposto pelo pesquisador Yuanji Tang, que auxiliou nas análises.

#PraCegoVer: Imagem da publicação na página da Revista Nature. (Foto: Reprodução/PMC).

O grupo de 23 pesquisadores brasileiros é composto por influentes cientistas como o Prof. Dr. Rui Curi, atual presidente da Fundação Butantan, eleito um dos 100 mil cientistas mais Influentes do mundo;  Integrando o time de pesquisadores estão também a Prof.ª Dr.ª Fernanda Teixeira Borges, Prof. Dr. Sandro Hirabara, Prof.ª Dr.ª Elaine Hatanaka, Prof.ª Dr.ª Tania Pithon-Curi, Prof.ª Dr.ª Renata Gorjao e o Prof.º Me. Bruno Nacano, que faz parte da equipe da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba.

Pedagogo e biólogo, o Prof.º Me, Bruno Nacano, atua na rede municipal de ensino de Caraguatatuba desde 2009. Atualmente, ele integra a equipe do Setor de Informática Educativa da Seduc.

O professor explicou que o estudo apresentou como produto final um modelo matemático que pode ser utilizado como instrumento para previsão da evolução da pandemia, sendo um importante instrumento para medidas governamentais preventivas na disseminação da doença.

Sua atuação direta na pesquisa envolveu o levantamento de dados de três Estados com o estudo de medidas que poderiam interferir na curva de contágio, como medidas preventivas como o uso máscara, medidas restritivas, como a quarentena, lockdown, etc.

Em Caraguatatuba, o modelo matemático proposto pelo estudo foi aplicado e apresentado aos membros do Comitê de Retomada, provendo informações e estatísticas que colaboraram na tomada de decisões para as ações de retomada das atividades presenciais no município.

Orgulhoso pelo feito, o Prof. Me, Bruno Nacano disse: “Considero que minha participação no estudo e a associação do conhecimento obtido nesse período foram importantes para auxiliar na elaboração das medidas de segurança e na garantia de retorno seguro em nossas em nossas unidades escolares”, finalizou.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, em nome do Prefeito Aguilar Junior, parabenizou o professor e expressou sua admiração. “Nos sentimos muito orgulhosos em termos profissionais tão competentes, dedicados e que estão sempre em busca de aprimoramento de suas competências. Parabéns e sucesso”, concluiu.

O artigo está disponível para acesso gratuito no endereço: https://www.nature.com/articles/s41598-021-95815-9

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Jornada de 8h diárias dos servidores da Prefeitura de Caraguatatuba recomeça na próxima segunda-feira (3/1)
Jornada de 8h diárias dos servidores da Prefeitura de Caraguatatuba recomeça na próxima segunda-feira (3/1)

O expediente de trabalho de 8h diárias dos funcionários da Prefeitura de Caraguatatuba recomeça na próxima segunda-feira (3/1). A volta da jornada de 8h/diárias (40h/semanais de trabalho) está prevista no Decreto nº 1.560, de 30 de novembro de 2021 Desde março de 2020, a Prefeitura seguiu uma escala de trabalho

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 29/12/2021
Prefeito de Caraguatatuba recebe homenagem na posse da nova diretoria da Associação Comercial
Prefeito de Caraguatatuba recebe homenagem na posse da nova diretoria da Associação Comercial

A Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE) realizou na noite desta quinta-feira (13), no Teatro Mário Covas, a cerimônia de posse da nova diretoria para o biênio 2022 e 2023. Durante o evento, Aguilar Junior, prefeito de Caraguatatuba, que atualmente está isolado em sua residência por ter contraído a

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 14/01/2022
3º Concurso de Presépios
Obra ‘Tear Encantado em Jerusalém’ é a 1ª colocada no Concurso de Presépios da Fundacc

O presépio ‘Tear Encantado em Jerusalém’, de Norma Gomes da S. França, de Caraguatatuba, conquistou o 1º lugar no 3º Concurso de Presépios para o Natal promovido pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, com a soma de 238 pontos, votados pela Comissão Julgadora e Voto Popular. Confeccionado

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 28/12/2021
Prefeitura de Caraguatatuba divulga lista da 1ª chamada do Processo Seletivo para professores do esporte
Prefeitura de Caraguatatuba encerra rematrículas para atividades esportivas do CEMUG nesta sexta-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, encerra nesta sexta-feira (07), o prazo para rematrículas das avitidades esportivas do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG). As matriculas serão iniciadas a partir da próxima segunda-feira, 10 de janeiro. Os atletas que já praticavam alguma das modalidades

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 06/01/2022
Em Caraguatatuba 2.115 novas famílias são inseridas no Programa Auxílio Brasil em janeiro
Em Caraguatatuba, 2.115 novas famílias são inseridas no Programa Auxílio Brasil em janeiro

O Governo Federal criou no ano passado um novo programa social chamado Auxílio Brasil, que substitui o Programa Bolsa Família. Em Caraguatatuba, 2.115 novas famílias foram inseridas em janeiro e já começar a receber o benefício. Ao todo, o município possui 7.972 famílias beneficiárias. Para acompanhar o calendário do pagamento

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 06/01/2022