Pesquisar No Site

Palestra sobre Urbanismo aproxima estudantes de agentes públicos em Caraguatatuba

Publicado em: 09/11/2021
Palestra sobre Urbanismo aproxima estudantes de agentes públicos em Caraguatatuba
Palestra sobre Urbanismo aproxima estudantes de agentes públicos em Caraguatatuba

Em comemoração ao Dia Mundial do Urbanismo, lembrado na segunda-feira (8), a Secretaria Municipal de Urbanismo, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu uma palestra aos alunos do ensino fundamental II da EMEF Prof.º Luiz Silvar do Prado, no bairro Casa Branca, região norte de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo, Polícia Ambiental, Bombeiros, Sabesp, professores e gestores da EMEF Prof.º Luiz Silvar do Prado, durante palestra realizada na unidade (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

Mais de 150 alunos participaram do evento que contou com a participação de representantes dos Bombeiros, Polícia Ambiental, SABESP e de servidores da secretaria de Urbanismo, acompanhados pelo secretário da pasta, Wilber Schmidt Cardozo.

Durante a abertura, o secretário realizou uma chamada de voz com o prefeito Aguilar Junior que parabenizou pela data, cumprimentando os alunos e todos os envolvidos. Na sequência, Wilber apresentou aos alunos as atividades executadas por sua secretaria, que vão além da regulação e planejamento da cidade. Ele explicou que as atividades envolvem o desenvolvimento de ações que favoreçam o coletivo, citando mobilidade urbana, transporte, normas de zoneamento e loteamento, análise e aprovação de projetos de obras particulares, fiscalização de posturas, entre outras.

Em sua fala o secretário buscou despertar nos jovens alunos a importância do conhecimento sobre o urbanismo, que é uma área fundamental para o bem-estar da sociedade.

A programação seguiu com a participação de servidores da pasta que compartilharam informações sobre seus setores e atuações com temas como fiscalização de festas, som alto, ‘fluxos’, consumo excessivo de álcool e drogas ilícitas, prevenção de acidentes nas praias.

#PraCegoVer: Representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Polícia Ambiental, posam para foto com alunos e gestores da EMEF Prof.º Luiz Silvar do Prado, no bairro Casa Branca, região norte de Caraguatatuba (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

Os representantes da Polícia Ambiental explicaram aos alunos que fazem parte de uma unidade especializada da Polícia Militar, realizando trabalhos preventivos como programas de educação ambiental, e repressivos, combatendo infrações e crimes contra a natureza.

A palestra seguiu com a participação dos representantes dos Bombeiros, que explicaram as diferenças entre a atuação civil e militar, as formas de ingresso na carreira e suas atividades. Os alunos puderam realizar perguntas e tiveram todas suas dúvidas esclarecidas. As informações compartilhadas esclareceram que os Bombeiros trabalham para a comunidade, com ações de prevenção em áreas de risco, combates a incêndios florestais e urbanos e no resgate de vidas em desastres naturais, acidentes e afogamentos.

Finalizando as participações, representantes da Sabesp apresentaram informações importantes sobre o ciclo da água na natureza, os processos de captação e tratamento e abordaram a importância de boas práticas para economia de água, uso consciente e sobre o quanto é fundamental o descarte correto de resíduos, como óleo de cozinha, por exemplo.

Do ponto de vista pedagógico, a secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou sobre a importância desta ação, que enriquece o conteúdo do currículo escolar, levando até os alunos profissionais com formação e ampla experiência, que falam com propriedade sobre os temas, promovendo a consciência e a integração entre a comunidade e os agentes públicos.

Ao final do evento foram doadas mudas de árvores nativas que serão plantadas pelos alunos na área da unidade escolar.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025

A segunda audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de terça-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba. O evento, ocorrido no bairro do Travessão, região Sul da

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 27/03/2024
Fundacc comemora Dia Internacional da Mulher com convidadas de várias expressões artísticas no MACC
Fundacc comemora Dia Internacional da Mulher com convidadas de várias expressões artísticas no MACC

Na programação, lançamento de livros, apresentação de balé e abertura da mostra “Mulheres-Artistas? Mulheres! Artistas!” Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) preparou um encontro, unindo mulheres de diversas expressões artísticas para compor a cena deste dia, no Museu de Arte e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 07/03/2024
Atleta de Caraguatatuba é consagrada campeã mundial de Muay Thai na Tailândia
Atleta de Caraguatatuba é consagrada campeã mundial de Muay Thai na Tailândia

A atleta de Caraguatatuba, Maria Eduarda, conhecida como Duda Santana, foi consagrada campeã mundial de Muay Thai Profissional, na Tailândia. A competição ocorreu no dia 16/03, na província de Ayuttaya, e foi organizada pela AITMA & IMTF. Duda Santana é a primeira atleta profissional do litoral Norte e Vale do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/03/2024
Caraguatatuba está com 214 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 217 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 217 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 17 de corretor de imóveis, 10 de consultor de vendas e seis de encanador. O PAT informa que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 11/03/2024
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol tem jogos válidos pelas quartas de final neste domingo
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol tem jogos válidos pelas quartas de final neste domingo

Quatro jogos serão disputados pelas quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo neste domingo (24/3). No campo do Morro do Algodão, a partir das 11h tem a disputa entre EC Primavera e EC beira Mar, valendo uma vaga nas semifinais. Logo depois, às 13h, Pegorelli

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/03/2024