Pesquisar No Site

Palestra sobre Urbanismo aproxima estudantes de agentes públicos em Caraguatatuba

Publicado em: 09/11/2021
Palestra sobre Urbanismo aproxima estudantes de agentes públicos em Caraguatatuba
Palestra sobre Urbanismo aproxima estudantes de agentes públicos em Caraguatatuba

Em comemoração ao Dia Mundial do Urbanismo, lembrado na segunda-feira (8), a Secretaria Municipal de Urbanismo, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu uma palestra aos alunos do ensino fundamental II da EMEF Prof.º Luiz Silvar do Prado, no bairro Casa Branca, região norte de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo, Polícia Ambiental, Bombeiros, Sabesp, professores e gestores da EMEF Prof.º Luiz Silvar do Prado, durante palestra realizada na unidade (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

Mais de 150 alunos participaram do evento que contou com a participação de representantes dos Bombeiros, Polícia Ambiental, SABESP e de servidores da secretaria de Urbanismo, acompanhados pelo secretário da pasta, Wilber Schmidt Cardozo.

Durante a abertura, o secretário realizou uma chamada de voz com o prefeito Aguilar Junior que parabenizou pela data, cumprimentando os alunos e todos os envolvidos. Na sequência, Wilber apresentou aos alunos as atividades executadas por sua secretaria, que vão além da regulação e planejamento da cidade. Ele explicou que as atividades envolvem o desenvolvimento de ações que favoreçam o coletivo, citando mobilidade urbana, transporte, normas de zoneamento e loteamento, análise e aprovação de projetos de obras particulares, fiscalização de posturas, entre outras.

Em sua fala o secretário buscou despertar nos jovens alunos a importância do conhecimento sobre o urbanismo, que é uma área fundamental para o bem-estar da sociedade.

A programação seguiu com a participação de servidores da pasta que compartilharam informações sobre seus setores e atuações com temas como fiscalização de festas, som alto, ‘fluxos’, consumo excessivo de álcool e drogas ilícitas, prevenção de acidentes nas praias.

#PraCegoVer: Representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Polícia Ambiental, posam para foto com alunos e gestores da EMEF Prof.º Luiz Silvar do Prado, no bairro Casa Branca, região norte de Caraguatatuba (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

Os representantes da Polícia Ambiental explicaram aos alunos que fazem parte de uma unidade especializada da Polícia Militar, realizando trabalhos preventivos como programas de educação ambiental, e repressivos, combatendo infrações e crimes contra a natureza.

A palestra seguiu com a participação dos representantes dos Bombeiros, que explicaram as diferenças entre a atuação civil e militar, as formas de ingresso na carreira e suas atividades. Os alunos puderam realizar perguntas e tiveram todas suas dúvidas esclarecidas. As informações compartilhadas esclareceram que os Bombeiros trabalham para a comunidade, com ações de prevenção em áreas de risco, combates a incêndios florestais e urbanos e no resgate de vidas em desastres naturais, acidentes e afogamentos.

Finalizando as participações, representantes da Sabesp apresentaram informações importantes sobre o ciclo da água na natureza, os processos de captação e tratamento e abordaram a importância de boas práticas para economia de água, uso consciente e sobre o quanto é fundamental o descarte correto de resíduos, como óleo de cozinha, por exemplo.

Do ponto de vista pedagógico, a secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou sobre a importância desta ação, que enriquece o conteúdo do currículo escolar, levando até os alunos profissionais com formação e ampla experiência, que falam com propriedade sobre os temas, promovendo a consciência e a integração entre a comunidade e os agentes públicos.

Ao final do evento foram doadas mudas de árvores nativas que serão plantadas pelos alunos na área da unidade escolar.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Comdefi tem nova presidente interina e divulga calendário das reuniões
Comdefi tem nova presidente interina e divulga calendário das reuniões

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdefi) definiu , neste mês, a sua nova presidente interina para a gestão até 2023. Também foram definidas as datas das reuniões ordinárias para todo o ano, conforme a publicação no Edital n° 719. Márcia Denise Gusmão Coelho, era vice-presidente do conselho e

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 28/01/2022
Reclamações de bancos dominam ranking do Procon de Caraguatatuba em dezembro
Reclamações de bancos dominam ranking do Procon de Caraguatatuba em dezembro

O balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de dezembro registrou 651 procedimentos formalizados e 1.410 atendimentos não formalizados, relativos a orientações e encaminhamentos para outros órgãos públicos.  O ranking das reclamações do mês passado foi dominado por problemas com agências bancárias, referentes a cálculo da prestação em atraso, cobrança

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 04/01/2022
Zona Azul de Caraguatatuba libera opção para compra de créditos via PIX
Zona Azul de Caraguatatuba libera opção para compra de créditos via PIX

A partir de agora, motoristas que precisarem comprar crédito da Zona Azul têm como opção o pagamento via Pix. A novidade foi liberada nesta sexta-feira e, para a sua utilização, basta atualizar o aplicativo nos sistemas operacionais Android e IOS. Pelo link https://www.zae.com.br/pix/serttel/ é possível fazer todo o caminho para

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 07/01/2022
Caraguatatuba abre agendas com cerca de 300 vagas para castração de cães e gatos
Caraguatatuba abre agendas com cerca de 300 vagas para castração de cães e gatos

As agendas do Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos estarão abertas a partir desta quarta-feira (26). Os interessados em inscrever seus pets deverão entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), das 9h às 14h, pelo telefone (12) 3887-6888. O CCZ vai ofertar cerca de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 25/01/2022
Prefeitura de Caraguatatuba continua com ações contra perturbação de sossego nesta temporada
Prefeitura de Caraguatatuba continua com ações contra perturbação de sossego nesta temporada

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Urbanismo, tem reforçado as ações de fiscalização contra a perturbação de sossego nesta temporada de verão. As equipes têm atendido as ocorrências que dão entrada pela Central 156 (aplicativo e site). Na última quinta-feira (13) notificaram um bar e um parque de

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 14/01/2022