Pesquisar No Site
Pacientes das unidades de saúde participam de palestras sobre diabetes com foco nos cuidados e prevenção
Pacientes das unidades de saúde participam de palestras sobre diabetes com foco nos cuidados e prevenção
O Dia Nacional da Diabetes (14 de novembro) passou, mas a rede de Atenção Básica à Saúde de Caraguatatuba continua empenhada na promoção dos cuidados e, principalmente, da prevenção à doença.

#PraCegoVer: Pacientes da UBS Ademir Reis assistem palestra sobre diabetes (Foto: Divulgação/PMC)
Na quarta-feira (18), pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Ademir Reis e Jose Maurício Borges, ambas localizadas no bairro Perequê Mirim, e Casa Branca, que aguardavam suas consultas rotineiras, foram beneficiados com palestras que tinham como tema a diabetes.
De acordo com o levantamento feito pelas UBSs, cerca de 70 pessoas participaram da ação que tinha como objetivo a conscientização sobre sinais e sintomas da doença, além da importância do cuidado e do tratamento, que deve ser seguido corretamente.
A coordenadora da Atenção Básica, Alexandra Freitas, destaca o quão relevante e grave é a doença. “Ela pode causar lesões nos órgãos que são importantes para o corpo humano. Um deles é o pâncreas, além do coração e rins”.

#PraCegoVer: Pacientes da UBS Casa Branca participam de palestra sobre diabetes (Foto: Divulgação/PMC)
Alexandra também explica que a diabetes é silenciosa e, por isso, requer muito atenção. Ela ressalta que “existem dois tipos: ‘1’ (aquele paciente que é dependente da insulina) e a ‘2’ (quando o paciente faz o uso de medicamento via oral)”. Detalhe importante que também foi passado aos pacientes no dia das palestras.
Nas ações, as orientações também foram quanto alimentação adequada e equilibrada porque pacientes com diabetes devem evitar o sobrepeso e excesso de peso.
Saber como cuidar da diabetes é fundamental. As equipes reforçaram que, por conta da baixa imunidade ou do excesso de açúcar, ela pode piorar e agravar o quadro do paciente, causando outras doenças.
O trabalho desempenhado pela equipe serviu para o esclarecimento de dúvidas, principalmente, das pessoas que não conseguem entender a gravidade da doença que também afeta o sistema circulatório. “Isso acontece porque o açúcar consegue entupir os pequenos vasos sanguíneos da pessoa”, diz Alexandra.
Para finalizar, os pacientes foram orientados em relação aos cuidados com os pés, além da verificação. Caso houvesse alguma necessidade, o paciente seria encaminhado ao programa, ‘Pés Diabéticos, ofertado pelo ambulatório de feridas do Centro de Especialidades Médicas (CEM).
Veja Também Recentes
Tradicional Cavalaria marca encerramento da XXXV Festa do Divino Espírito Santo no dia 24 de maio
Caraguatatuba recebe no dia 24 de maio o encerramento da XXXV Festa do Divino Espírito Santo, evento de tradição no calendário municipal que integra a rota do turismo religioso do Litoral Norte. A Cavalaria do Divino está entre as atrações mais aguardadas. A concentração será às 10h, ao lado da
Food Trucks retomam programação no Mirante do Camaroeiro neste fim de semana
A parceria entre Secretaria de Turismo de Caraguatatuba e food trucks para levar entretenimento e gastronomia ao Complexo Turístico do Mirante do Camaroeiro recomeça nesta quinta-feira (14), a partir das 19h. A programação desta semana será aberta pelo músico Paóli. Na sexta-feira (15), também às 19h, a banda Vat 60
Fim de Semana tem Rodada de muitos gols na Copa da Criança de Futsal em Caraguatatuba
A rodada do fim de semana da Copa da Criança de Futsal em Caraguatatuba voltou a reunir jovens atletas de diferentes projetos esportivos. No feminino, a Olaria Jetuba venceu a equipe Pastoral por 2 a 0. No masculino, a rodada começou com empate em 1 a 1 entre Olaria Jetuba
Procon de Caraguatatuba notifica dois postos por aumento injustificável de combustíveis
O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba notificou dois dos 32 postos de combustíveis em funcionamento no município por aumento injustificado nos preços do produto durante março e o início de abril. Nesse período, o Procon fiscalizou os preços dos postos de combustíveis de Caraguatatuba para inibir à pratica abusiva ao
Com tema “Esporte é Direito”, Caraguatatuba tem programação especial no Dia do Desafio nesta quarta-feira
Movimentar o corpo, ocupar os espaços públicos e incentivar hábitos mais saudáveis. Com essa proposta, Caraguatatuba participa nesta quarta-feira (27), da edição 2026 do Dia do Desafio, campanha internacional voltada à promoção da atividade física e da qualidade de vida. Ao longo do dia, a cidade terá uma programação aberta