Pesquisar No Site

Fundacc promove ações alusivas ao mês da Consciência Negra

Publicado em: 19/11/2021
Destaques
Fundacc promove ações alusivas ao mês da Consciência Negra
Fundacc promove ações alusivas ao mês da Consciência Negra

No mês da Consciência Negra, a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) preparou uma mobilização educacional, literária, poética e fotográfica.

#PraCegoVer: Imagem de alguns dos livros que estarão em exposição na mostra fotográfica ‘Pretas Palavras’ (Foto: Fundacc)

A programação começa neste sábado (20), às 20h, pelo Facebook (/Fundacc) com a exibição do programa mensal da Fundação: Bate-papo Cultural, que promoverá um encontro reflexivo com a temática Protagonismo Negro, com a participação de diferentes personalidades ligadas à arte e à cultura municipal, com muita música, poesia, literatura, artes visuais, folclore e educação.

Na segunda-feira (22), tem a inauguração da Exposição Poética: ‘Profusão Visceral’, da poetisa e atriz Keiliane Dias, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt. A mostra será realizada em formato de ‘varal’, com textos escritos pela autora desde a infância.

Em seus textos, Keiliane eterniza com bom humor a vivência de sua família, que migrou de uma pequena vila na Bahia para a Grande São Paulo, com histórias inspiradoras de resistência; além de relatos sobre bullying e racismo que sofreu durante o período escolar. “Aprendi a transformar a dor em poesia”, disse.

Aos 22 anos, a poetisa diz que optou por preservar a escrita original de suas obras, pois: “os erros de grafia são compatíveis aos erros da vida, os erros e medos de uma menina carregada de sentimentos”, que escrevia para si como forma de desabafo.

“Espero poder inspirar outras pessoas com a história da minha família. Inspirar outras meninas que possam estar passando pelo que passei. Cada pessoa que lê minhas poesias e se identifica já é parte de mim”, concluiu.

O saguão da Biblioteca também abrigará, a partir de segunda-feira (22), a Exposição Literária: ‘Pretas Palavras’, com livros de autores negros e literatura sobre a negritude, em parceria com o grupo de literatura negra Camugerê Literário (@camugere.literario).

Dentre autores nacionais e internacionais, estão: Mário de Andrade, Machado de Assis, Solano Trindade, Maya Angelou, Paulo Lins, Lima Barreto, Rachel Oliveira, José de Oliveira Simão, Lázaro Ramos, Ale Santos, Ana Maria Gonçalves, entre outros. São temas que variam entre contos, poemas, ficção, sonetos, livros-reportagem, clássicos da literatura brasileira, música e culinária.

Os livros em exposição que fazem parte do acervo público da Biblioteca poderão ser emprestados após o período de exibição e novos cadastros podem ser realizados apenas com um documento de identidade com foto e um comprovante de residência.

Compõe a programação a Exposição Fotográfica ‘Mostra Sua Cara’, com fotos autorais capturadas pelos alunos do ensino médio da Escola Estadual Doutor Eduardo Correa da Costa Junior, localizada no bairro Tinga.

A mostra fotográfica tem como intuito apoiar o movimento antirracista e promover reflexões acerca do Mês da Consciência Negra. A exposição também conta com frases de grandes personalidades como Martin Luther King Jr em apoio ao movimento. Para os estudantes, a ação tem como objetivo “assumir uma postura social”, declararam.

As exposições estarão em exibição até o dia 30 de novembro, com visitação das 9h às 14h, de segunda a sexta-feira. Escolas e projetos que queiram visitar o espaço podem entrar em contato com o diretor de Cultura da Fundação, Felipe Leite, pelo número: (12) 3897-5683.

Serviço

Bate-papo Cultural – Mês da Consciência Negra

Data: 20 de novembro (sábado)

Horário: às 20h

Local: facebook.com/Fundacc e facebook.com/arquivopublicodecaraguatatuba

Exposições:

Profusão Visceral

Pretas Palavras

Mostra Sua Cara

Data: até 30 de novembro

Visitação: das 9h às 14h

Local: Rua Santa Cruz, 396, Centro

Para mais informações: (12) 3897-5660

Site Oficial: fundacc.sp.gov.br

Facebook e Instagram: @fundacc

Mais Notícias

Veja Também Recentes

IBGE prorroga as inscrições do processo seletivo das 135 vagas do Censo 2022 para Caraguatatuba
Inscrições das 135 vagas temporárias do IBGE para Caraguatatuba encerram na próxima semana

As inscrições do processo seletivo simplificado para trabalhar no Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) terminam às 16h do dia 29 de dezembro (quarta-feira), no site https://conhecimento.fgv.br/concursos. Caraguatatuba tem 123 vagas de recenseador, duas de agente censitário municipal e 10 de agente censitário supervisor, observando

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 21/12/2021
Sala do Empreendedor tem alteração de endereço a partir da próxima semana
Sala do Empreendedor tem alteração de endereço a partir da próxima semana

A partir da próxima terça-feira (11), o atendimento ao público da Sala do Empreendedor da Secretaria de Governo será transferido para o Setor de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), ligado à Secretaria da Fazenda. De acordo com a Secretaria de Governo, a alteração de endereço será vantajosa para

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 07/01/2022
Prefeitura de Caraguatatuba usa drone e faz orientações nas praias contra ações irregulares
Prefeitura de Caraguatatuba usa drone e faz orientações nas praias contra ações irregulares

Com a chegada do verão e as festas de final de ano, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, iniciou um trabalho de fiscalização e orientação nas praias. O uso de drone foi útil para identificar possíveis irregularidades. No domingo, as equipes estiveram na Praia Martim de

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 27/12/2021
969E5A97-0F06-47F2-9A49-74069506D261
Prefeitura de Caraguatatuba libera trecho da Rodovia SP-55

As Secretaria de Obras Públicas e de Mobilidade e Proteção ao Cidadão de Caraguatatuba liberaram o trecho da Rodovia SP-55, no sentido Centro, após a conclusão da colocação de aduelas do Canal Extravasor, no Jardim Britânia. O motorista que trafega pela via deve ficar atento, já que a empresa responsável

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 23/12/2021
Caraguatatuba inicia primeira avaliação de densidade larvária do ano; resultado deve ser entregue até o final do mês
Caraguatatuba inicia primeira avaliação de densidade larvária do ano; resultado deve ser entregue até o final do mês

Caraguatatuba iniciou a primeira avaliação de densidade larvária (ADL) do Aedes aegypti de 2022. Os trabalhos começaram nesta terça-feira (4) pelas equipes do controle de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A avaliação foi iniciada no Perequê Mirim, na região sul. No mês passado, o resultado da ADL

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 05/01/2022