Pesquisar No Site

Caraguatatuba tem duas finalistas no Prêmio Tarsila do Amaral da Facesp

Publicado em: 12/11/2021
Caraguatatuba tem duas finalistas no Prêmio Tarsila do Amaral da Facesp
Caraguatatuba tem duas finalistas no Prêmio Tarsila do Amaral da Facesp

Duas mulheres sonhadoras, talentosas e realizadoras, Bruna Guimarães Prior e Regina Célia Ribeiro do Nascimento, representam Caraguatatuba no Prêmio Tarsila do Amaral, na categoria Empreendedora Revelação 2021.

Esse prêmio foi instituído pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) para homenagear as mulheres empreendedoras nas áreas da Cultura e da Arte, destacando valores como inovação, gestão e capacidade de transformação social.

#PraCegoVer Foto de Bruna Guimarães Prior. Ela está com uma blusa de crochê que foram desenhos de várias cores: branca, azul, vermelha, amarela, rosa. Ele está de cabelos castanhos escuros presos com um arranjo de flor azul e laranja. Atrás há uma parede pintada de preto com o desenho de um menino em giz branco (Divulgação)

Foi em meio à pandemia da Covid-19, com espetáculos suspensos, que a atriz e contadora de histórias Bruna Guimarães criou o projeto Plantadeira de Histórias. Privada das encenações e do público, a artista começou a ficar desassossegada e para não ficar parada, começou a fazer cursos à distância, promovidos pelo Senac e Sebrae sobre Economia Criativa e Empreendedorismo e ampliou os horizontes. Acostumada a contar histórias no palco, decidiu contar histórias atrás das câmeras.

“Aproveitei o “fique em casa”, pesquisei, investiguei e busquei outras alternativas, formas e meios para poder ressignificar a minha arte. Fiz dezenas de cursos e capacitações, participei de outras dezenas de palestras e congressos, me debrucei sobre pilhas livros e textos”, contou Bruna.

A primeira história nasceu da convivência com o sobrinho Davi Lucas, 6 anos. Por conta da pandemia e isolamento ele, um dia, soltou a seguinte frase: “Tia Bruna, tô com medo de morrer”.

“Isso foi um choque pra mim. Uma criança com medo de morrer? Então eu precisava fazer alguma coisa. Criei a história do Davi Lucas, um menino danado que deixava todo mundo de cabelo em pé para poder responder suas indagações a respeito da vida e da morte. Aí falei sobre a morte de uma forma lúdica e criativa, orgânica. Sobre o ciclo natural da vida. Joguei no canal do Youtube, uma professora minha do curso de Teatro, em Pidamonhangaba, viu, gostou e encomendou que fizesse uma história sobre o filho para presenteá-lo. Hoje já tenho quase 40 histórias contadas e interpretadas”, revelou.

A última empreitada de Bruna tem a ver com o povo e a cultura caiçara. Ao pesquisar histórias reais chegou ao mestre do fandango caiçara, Washington Garcez de Jesus (Ostinho de Ubatuba).

“Senti uma vontade imensa de entender sobre a cultura do meu povo e meu território e desenvolvemos o projeto Memória Caiçara, conectando os caiçaras de Caraguá e região para uma mostra de artesanato, literatura, música, dança, artes visuais e, principalmente, um bate papo sobre o que ainda nos resta de tradição cultural e como podemos fortalecer e resgatar o que se perdeu. Foram dois lindos encontros, ambos ocorreram em setembro e outubro deste ano e a Plantadeira de Histórias conseguiu formar uma rede de apoio, unindo setor público, privado e a comunidade caiçara da região”, declarou.

#PraCegoVer Foto de Regina Célia Ribeiro do Nascimento. Ela tem cabelos curtos e grisalhos usa óculos com armação quadrada na cor preta. Usa blusa azul marinho com estampas com várias borboletas coloridas. Ao fundo uma parede de argila e sete enfeites de araras azuis e vermelhas empoleiradas em aros de madeira retorcida (Divulgação)

O outro projeto que também concorre na categoria Empreendedora Revelação é a Editora Fonte de Ideias, da multiprofissional Regina Célia Ribeiro do Nascimento.

Aos 67 anos, com ampla formação em áreas distintas como Administração, Psicologia, Pós-Graduação em Administração Hoteleira, Psicopedagogia, Psicologia dos Esportes, Gestão Social Sustentável e Políticas Públicas, a “jovem senhora” como gosta de se autodefinir, disse que depois de passar por tantas experiências profissionais, encontrou sua vocação: escrever e publicar livros.

“Foi um verdadeiro garimpo até descobrir o meu talento, que consiste na soma do aprendizado adquirido. Todos se tornaram ponte até chegar aqui. Descobri, finalmente, “o que vou ser quando crescer”. Hoje, minha profissão é ser coordenadora editorial e proprietária da Editora Fonte de Ideias, de Caraguatatuba, o lugar onde posso manifestar meus conhecimentos”, contou.

A Fonte de Ideias é uma editora independente, que preza por trabalhar com valores acessíveis a escritores com qualquer renda e tem como slogan “trazendo sonhos à tona”, que traduz a missão de possibilitar aos autores a transformação de seus escritos guardados na gaveta, em publicação do livro tão sonhado.

“Elaboramos os orçamentos de acordo com o que os autores estão dispostos a pagar. Para autores de baixa renda, realizamos reuniões com as profissionais para elaboração de orçamentos diferenciados. Também auxiliamos na criação e divulgação de arrecadação colaborativa de fundos para a publicação, quando o autor assim deseja. Temos uma equipe que partilha dos mesmos ideais em relação ao potencial transformador da literatura, e ao respeito às pessoas”, ressaltou Regina Célia.

De acordo com a coordenadora editorial, o foco é a publicação de livros de autores genuinamente caiçaras para resgatar e perpetuar a cultura local, rica e diversificada. Mas também publica livros de pessoas de outras cidades, sendo o contato entre a equipe e o autor, totalmente virtual.

“Nossa empresa defende os valores de sustentabilidade e consciência ambiental, portanto, entendemos que trabalhar com o público caiçara é também contribuir para a conservação ambiental e Educação Ambiental, tendo em vista que essa população tem suas raízes e cultura intrinsecamente fincadas nos ecossistemas marinhos, na Mata Atlântica e no ambiente como um todo, sendo agentes de preservação”, destacou.

Em dois anos, a editora atingiu a marca de 11 livros lançados e para 2022, a previsão é de publicar outras 10 obras.

A votação está aberta ao público pelo Instagram até a próxima terça-feira (16). Faça parte dessa história com um clique. Para votar na Plantadeira de Histórias é só clicar no link

https://www.instagram.com/p/CWDYx7yLMSF/?utm_medium=copy_link

Para votar na Editora Fonte de Ideias é só clicar no link

https://www.instagram.com/p/CWDZgeIrfX2/?utm_medium=copy_link

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Comunicação Social, informa que liberou a solicitação de CREDENCIAMENTO DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO que desejam realizar a cobertura dos shows de aniversário da cidade, que serão realizados dias 19 e 20 de abril de 2024 na Praça da Cultura. Os pedidos de credenciamento deverão

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Prefeitura finaliza obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro
Prefeitura finaliza obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou nesta terça-feira (23) os trabalhos de contenção das margens do rio Santo Antonio, em trecho do bairro Rio do Ouro. Uma das margens do rio foi solapada durante fortes chuvas que atingiram a cidade no início do mês de março. O trecho do rio que

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 23/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, deu início essa semana à obra de reconstrução da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por fortes chuvas ocorridas no ano passado e o problema foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 04/04/2024
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba

Na programação, oficinas de dança e música e ao final um grande baile. Participam do evento o grupo Fandango do Cantagalo e Boi e Vaca Fandangueiros A Praça do Caiçara será solo para a Fandangueira, apresentação do grupo Fandango Ciranda Caiçara de Ubatuba, no dia 19 de abril, às 17h.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Campeonato de Moto Aquática agita Praia do Centro em Caraguatatuba
Campeonato de Moto Aquática agita Praia do Centro em Caraguatatuba

O Campeonato Brasileiro de Moto Aquática foi um sucesso na Praia do Centro de Caraguatatuba, no último final de semana. Diversos pilotos marcaram presença nesta etapa, chamada de National Cup 2024. O evento contou com pilotos de diversos estados brasileiros e de convidados estrangeiros do Paraguai e Uruguai, com grandes

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 15/04/2024