Pesquisar No Site

Caraguatatuba reforça prevenção e cuidados na semana do Dia Nacional da Diabetes

Publicado em: 11/11/2021
Caraguatatuba reforça prevenção e cuidados na semana do Dia Nacional da Diabetes
Caraguatatuba reforça prevenção e cuidados na semana do Dia Nacional da Diabetes

Na semana que antecede o Dia Nacional da Diabetes (14 de novembro), a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba está intensificando as ações para ressaltar a importância dos cuidados e prevenção da doença.

#PraCegoVer: Imagem mostra os pés de uma paciente durante a avaliação (Foto: Luís Gava/PMC)

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a população recebe orientações sobre a diabetes e o programa ‘Pés Saudáveis’ que é ofertado pelo ambulatório de feridas do Centro de Especialidades Médicas (CEM).

O programa, que teve início em agosto deste ano, consiste na realização de um teste para avaliação dos pés, além de proporcionar a diminuição do número de amputações por causa da doença.

No teste, a pessoa será informada se o pé está insensível ou não. Caso seja constatada a insensibilidade, o diabético irá iniciar o acompanhamento no ambulatório para que seja feita a prevenção.

Além do teste de sensibilidade, o ambulatório irá realizar o exame de índice tornozelo-braquial (ITB). Ele mostrar se o paciente tem chances de desenvolver alguma ferida que leve à amputação.

De acordo com o ambulatório, aproximadamente 100 pacientes já fizeram o teste. Desses, 11 foram identificados que com perda da sensibilidade protetora dos pés e foram encaminhados a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) para aquisição de calçado terapêutico.

As UBSs também irão reforçar sobre o quanto a adesão ao tratamento é importante e outros assuntos pertinentes. As ações serão realizadas com as agendas de hiperdia (que abrange esse público específico portador de diabetes).

Quem estiver interessado em fazer o teste deve procurar o CEM, de segunda à sexta-feira, das 13h às 16h, para que seja agendado um horário com a equipe responsável pelo teste.

Se preferir, o paciente poderá procurar a unidade de saúde de referência para que seja feito o agendamento por meio das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). Para realizar o teste, o paciente precisa ser sabidamente diabético há mais de 10 anos.

A avaliação é feita em aproximadamente 40 minutos, por isso é necessário agendamento. O resultado dos exames sai na hora e mesmo que a insensibilidade não seja constatada o paciente será inserido no programa do pré-diabético para receber o acompanhamento da equipe do ambulatório de feridas.

Serviço: O Centro de Especialidades Médicas (CEM) está localizado na Avenida Maranhão, 421 – Jardim Primavera. O telefone é o (12) 3886-1200.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura divulga Caraguatatuba na Feira Internacional de Turismo de Madrid
Prefeitura divulga Caraguatatuba na Feira Internacional de Turismo de Madrid

Divulgar Caraguatatuba como destino turístico para o público espanhol. Este é um dos objetivos da equipe da Prefeitura que participa, até o dia 23 de janeiro, da Feira Internacional de Turismo (Fitur) Madrid 2022, na Espanha. A Fitur é considerada o ponto de encontro global dos profissionais de turismo e

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 20/01/2022
Operação Tapa Buracos atende mais de 400 locais em dezembro
Operação Tapa Buracos atende mais de 400 locais em dezembro

A Prefeitura de Caraguatatuba divulgou o balanço dos serviços realizados durante o mês de dezembro em parceria com a empresa Electra, responsável pela Operação Tapa Buracos e outras melhorias de zeladoria no município. Foram utilizadas 34 toneladas de massa asfáltica CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente) e 17 toneladas de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 06/01/2022
PAT de Caraguatatuba tem 161 vagas de emprego nesta segunda-feira (10)
PAT de Caraguatatuba tem 149 vagas de emprego nesta segunda-feira (27)

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba abre a semana com 149 oportunidades de emprego. Entre elas, 40 vagas de Motoboy, 14 vagas para Técnico de Enfermagem e 12 vagas para Corretor de Imóveis. Então ainda dá para começar o ano com emprego formal, fique atento. O PAT

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 27/12/2021
PAT de Caraguatatuba tem 92 vagas de emprego nesta segunda-feira (24)
PAT de Caraguatatuba tem 243 vagas de emprego nesta quarta-feira (19)

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba atualizou o número de oportunidades de emprego nesta quarta-feira (19) para 243 vagas. Entre elas, 30 vagas de Motoboy, 20 vagas para Motorista de Ônibus e 14 vagas para Técnico de Enfermagem. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 19/01/2022
Fiscalização da Prefeitura de Caraguatatuba retira 50 caixas de som, seis churrasqueiras e 11 cães das praias
Fiscalização da Prefeitura de Caraguatatuba retira 50 caixas de som, seis churrasqueiras e 11 cães das praias

Em mais um final de semana de orientação e fiscalização por parte da equipe de Posturas da Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba, foram retiradas das praias 50 caixas de som, 11 cachorros e seis churrasqueiras. Os fiscais conversaram com os banhistas sobre a legislação vigente no município e eles recolheram

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 24/01/2022