Pesquisar No Site
Caraguatatuba passa a ser sede da Polícia Científica e IML no Litoral Norte

Caraguatatuba passa a ser sede da Polícia Científica e IML no Litoral Norte
A cidade de Caraguatatuba é agora a sede oficial da Polícia Científica e Instituto Médico Legal (IML) do Litoral Norte. Todos os exames de perícias serão encaminhados para os órgãos, que até então funcionavam em São Sebastião.

#PraCegoVer: Equipamento montado no laboratório da Polícia Científica (Foto: Luis Gava/PMC)
Essa era uma reivindicação antiga da Polícia Científica, ligada à Secretaria de Segurança Pública do Estado, devido Caraguatatuba ser um ponto estratégico de acesso às outras cidades como São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela e a maioria dos atendimentos serem realizados no município.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, reforçou que essa é uma grande conquista para a cidade e que estudos feitos há dois anos mostram que o município é o que tem a maior demanda da perícia.
“No Litoral Norte, temos Comando da Polícia Militar em Caraguatatuba, vamos trazer a Força Tática e agora conseguimos com o Estado trazer a Polícia Científica para a cidade, ou seja, é mais um ganho para o município”.
O perito criminal e chefe da equipe da Polícia Científica, Enos Ricardo Bretas Arneiro, destacou a importância da parceria fechada com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão.
“Em primeiro lugar, vai facilitar muito a chegada aos locais mais distantes para a perícia e conquistamos um espaço muito melhor até mesmo para o nosso laboratório, que pode fazer análises periciais, digitais e de entorpecentes”, explicou. Casos mais complexos são feitos em São José dos Campos ou São Paulo.
A Polícia Científica é responsável pela análise de cenas criminais como homicídios, acidentes, roubos e furtos. São 23 funcionários e uma equipe composta por perito e fotógrafo ou desenhista que atua em plantão de 24 horas para atender uma área de 200 quilômetros de extensão.
A Polícia Científica está localizada à Avenida Maranhão, 20, no Jardim Primavera. O setor administrativo funciona das 9h às 18h. Importante destacar que laudos e perícias são solicitados diretamente pela Polícia Civil e Delegacia de Defesa da Mulher. A unidade possui sete viaturas e duas motos para atendimento mais ágeis.
Veja Também Recentes

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do

Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o

2º De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante é atração neste sábado em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional da Dança lembrado em 29/4, Caraguatatuba recebe no próximo sábado (26) o “2º De Ponta a Ponta”. A classificação é livre e o evento é gratuito. As apresentações serão realizadas em três pontos da cidade, Massaguaçu, Centro e Travessão. No Travessão a apresentação será às

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de