Pesquisar No Site

Bate-papo Cultural da FUNDACC celebra o Protagonismo Negro no mês da Consciência Negra

Publicado em: 18/11/2021
Bate-papo Cultural da FUNDACC celebra o Protagonismo Negro no mês da Consciência Negra
Bate-papo Cultural da FUNDACC celebra o Protagonismo Negro no mês da Consciência Negra

O Bate-papo Cultural da FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) promove um encontro reflexivo no Mês da Consciência Negra com o tema: Protagonismo Negro, com a participação de diferentes personalidades ligadas à arte e à cultura municipal, com muita música, poesia, literatura, artes visuais, folclore e educação.

O encontro é neste sábado (20), às 20h, com exibição pelo Facebook da Fundação (facebook.com/Fundacc) e do Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros (facebook.com/arquivopublicodecaraguatatuba).

#PraCegoVer: Imagens capturadas durante a gravação do Bate-papo Cultural no Teatro Mario Covas (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

A roda de conversa tem mediação de Lais Rodrigues, graduanda de processos gerenciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), com a participação do diretor de Cultura da Fundação, Felipe Leite.

Lais Rodrigues é autora de dois trabalhos científicos publicados sobre ‘A importância da valorização da História e da Cultura Africana na Educação’, e membro de rodas de literatura da cidade, onde aproximou-se da literatura negra com o grupo Camugerê Literário.

Lais também participou do projeto de extensão ‘Atividades audiovisuais de Divulgação Científica e Cultural mediadas pela Internet’, onde realizou uma Webconferência sobre Epistemicídio – termo criado para explicar o processo de invisibilização e ocultação das contribuições culturais e sociais não assimiladas pelo ‘saber’ ocidental.

Durante o encontro, também estará presente José Joaquim Andrade Filho, mais conhecido como mestre Zé Baiano, fundador do Instituto Internacional de Capoeira Angola Rei Zumbi (IICA) e da Escola de Capoeira Angola Rei Zumbi (ECARZ).

Conhecido nacional e internacionalmente, com alunos dentro e fora do Brasil, mestre Zé Baiano contribui com a cultural local desde 1980, e como reconhecimento aos seus serviços junto à comunidade foi homenageado pela Câmara com o título de cidadão Caraguatatubense;

Edivan Santos, advogado e membro da comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil da 65ª Subseção de Caraguatatuba. Entre 2003 a 2011, ministrou aulas de capoeira para crianças e jovens em parceria com a Diretoria de Ensino do Estado de SP. Edivan também atuou como artista orientador de capoeira da Fundação e representante do Setorial de Etnia, entre 2019 e 2020, e presidiu interinamente, em 2020, o Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Imagens capturadas durante a gravação do Bate-papo Cultural no Teatro Mario Covas (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

Outra convidada é a atriz e poetisa Keiliane Dias que, desde os nove anos de idade descobriu o gosto e a vocação pelas artes. Para ela, a arte é sobrevivência e, hoje, por meio de seu talento na interpretação e nos cordéis, eterniza a vivência de sua família, que migrou da Bahia para a cidade grande, com histórias inspiradoras de resistência;

E a educadora física, pós-graduada em fisiologia humana e do exercício Adélia Soares Nunes, também integrante das danças folclóricas do bairro Perequê-Mirim, região sul do município. Adélia também já ministrou aulas de capoeira no Fundo Social de Solidariedade, em Caraguá, e na Fundação Cultural.

Para a presidente da FUNDACC, Silmara Mattiazzo, é de extrema importância evidenciar o protagonismo do negro, pois, somente através da conscientização, diálogo e educação formaremos uma sociedade com equidade e respeito. “Agradeço aos convidados por partilharem suas experiências e suas histórias de luta, resistência e sucesso”, agradeceu a presidente.

Serviço

Bate-papo Cultural – Mês da Consciência Negra

Data: 20 de novembro (sábado)

Horário: às 20h

Local: facebook.com/Fundacc e facebook.com/arquivopublicodecaraguatatuba

Para mais informações: (12) 3897-5660 ou acesse o site: fundacc.sp.gov.br/.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Não deixe passar em branco! Campanha em janeiro traz alerta para conscientização dos cuidados com a saúde mental
Não deixe passar em branco! Campanha em janeiro traz alerta para conscientização dos cuidados com a saúde mental

No primeiro mês do ano é muito comum que as pessoas façam uma reflexão sobre suas vidas, relações sociais, condições de existência, planos futuros e emoções. Essa reflexão, que às vezes se torna uma cobrança para o indivíduo, pode causar a necessidade de cuidados relacionados à saúde mental. Por isso

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 13/01/2022
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais 15 aprovados do Concurso Público 01/2018
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 59 aprovados do Concurso Público 01/2018

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 59 aprovados do Concurso Público 01/2018 no Diário Oficial Eletrônico do Município (Edital 699) dessa quarta-feira (29/12). Os aprovados devem comparecer (utilizando máscara conforme o Decreto Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020) será nas próximas segunda, terça e quarta-feira (3, 4

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 29/12/2021
Sala do Empreendedor tem alteração de endereço a partir da próxima semana
Sala do Empreendedor tem alteração de endereço a partir da próxima semana

A partir da próxima terça-feira (11), o atendimento ao público da Sala do Empreendedor da Secretaria de Governo será transferido para o Setor de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), ligado à Secretaria da Fazenda. De acordo com a Secretaria de Governo, a alteração de endereço será vantajosa para

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 07/01/2022
Sebrae realiza evento on-line com renomado palestrante Roberto Shinyashiki nesta quarta (19); inscrições abertas
Sebrae realiza evento on-line com renomado palestrante Roberto Shinyashiki nesta quarta (19); inscrições abertas

O Sebrae ainda está com inscrições abertas para o ‘Acelera 2022’. O evento, que será realizado nesta quarta-feira (19), contará com a participação do renomado escritor e palestrante Roberto Shinyashiki. O evento será on-line, via Youtube, das 19h às 21h. Os assuntos abordados pelo palestrante estão relacionados aos desafios deste

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 19/01/2022
Programação musical do 'Vem Pro Som' movimenta segundo final de semana de 2022
‘Vem Pro Som’ traz diferentes estilos musicais esta semana em Caraguatatuba

A última semana do ano começa com uma programação bem variada de artistas locais que se apresentam dentro do projeto ‘Vem Pro Som’. Até quinta-feira as atrações são no Mirante do Por do Som, no Camaroeiro, a partir das 17h30, e na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no centro, a

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 27/12/2021