Pesquisar No Site
Banco de Leite de Caraguatatuba recebe visita de mamães doadoras
Banco de Leite de Caraguatatuba recebe visita de mamães doadoras
O Banco de Leite Humano (BLH) de Caraguatatuba recebeu seis mamães, doadoras ativas, para uma visita técnica na última quinta-feira (28/10). Além de conhecer a unidade, elas participaram de uma atualização das orientações de como coletar, armazenar e transportar o leite, caso seja necessário.

#PraCegoVer: Ao lado da enfermeira, mães posam para fotos com seus filhos durante encontro no BLH de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
As mamães também foram orientadas quanto aos cuidados durante a coleta e o ciclo do controle de qualidade do leite humano pasteurizado.
A enfermeira e coordenadora do BLH, Ana Cláudia Tripac, explica que a visita é essencial para que elas entendam a importância da dedicação e doação. “Assim, elas passam a se sentir integrantes da unidade, mesmo quando não possam mais doar devido à diminuição da produção de leite”.
Segundo Ana, o objetivo desse tipo de encontro é agradecer o trabalho desempenhado pelas doadoras, multiplicar o apoio para captar novas doadoras, a partir da divulgação do serviço, e diminuir risco de contaminação do leite.
“A gente percebe que quando a paciente conhece o serviço, ela se torna um grande apoio porque acaba divulgando a doação de leite”. Ela garante que com essa proximidade, “a mamãe entende quais são as exigências para doação e o fluxo de trabalho”.
O ideal é que essas mulheres façam uma visita técnica e participem dos encontros para diminuir os riscos de contaminação do leite e mostrar o quanto elas são importantes para o serviço.
“Quando elas deixam de fazer a doação, por algum motivo ou outro, ainda assim se sentem comprometidas com a unidade e acabam sendo exemplo e auxiliam na captação de novas doadoras”.
Você pode ajudar a salvar vidas. Seja uma doadora de leite materno.
Quem pode doar? – Todas as mamães que estejam amamentando são potenciais doadoras.
Como doar? – As interessadas podem procurar a unidade do BLH, localizada dentro do prédio do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), no Sumaré. O horário de funcionamento da unidade é das 7h30 às 16h30. O telefone para dúvidas é o (12) 3897-3510.
Veja Também Recentes
4ª rodada do Campeonato Municipal da 3ª Divisão agita os campos de Caraguatatuba
A quarta rodada do Campeonato Municipal de Futebol da 3ª Divisão movimentou os campos de Caraguatatuba no último domingo (14), com partidas disputadas nos bairros Porto Novo, Poiares e Perequê-Mirim. Os confrontos foram marcados por muitos gols e equilíbrio entre as equipes que buscam destaque na competição. No Campo do
Palestra com Dr. Álvaro Gonzaga integra programação da 10ª Semana Nacional de Arquivos em Caraguatatuba
O Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros, em Caraguatatuba, promove nesta quinta-feira (11/6), às 13h30, no Auditório Maristela de Oliveira, a palestra “A importância dos arquivos públicos para a democracia e a justiça social”, com o Prof. Dr. Álvaro Gonzaga. A entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição.
Prefeitura de Caraguatatuba divulga 55ª chamada em substituição de aprovados do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais seis aprovados de cinco cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (17, 18 e 19/6), das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de
Fundo Social faz entrega de cobertores e kits de alimentação à APAE dentro da Campanha do Agasalho 2026
O Fundo Social de Caraguatatuba entregou cobertores e kits de alimentação à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, na quarta-feira (16). A ação faz parte da Campanha do Agasalho 2026 -“Doe com amor, faz bem fazer o bem”, que está arrecadando roupas de inverno, cobertores e edredons
Jovens atletas representam Caraguatatuba na 41ª edição dos Jogos Abertos da Juventude em Barretos
Os atletas de Caraguatatuba participaram, nos dias 10 e 11 de junho de 2026, da 41ª edição dos Jogos Abertos da Juventude, realizada no município de Barretos e promovida pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. O evento reuniu 14 regiões esportivas, 101 municípios e cerca de 4