Pesquisar No Site

3º Educatech registra mais de 1.400 participações on-line

Publicado em: 03/11/2021
3º Educatech registra mais de 1.400 participações on-line
3º Educatech registra mais de 1.400 participações on-line

O 3º Educatech foi realizado este ano de forma on-line com palestrantes que abordaram temas atuais que as escolas vem enfrentando nesse contexto de retomada das aulas presenciais.

#PraCegoVer: Salão Monteiro Lobato na Secretaria de Educação. As professoras Bruna Lemes e Ana Lúcia Crescêncio dos Santos estão sentadas em uma mesa e falam ao microfone. (Foto: Divulgação)

A secretária de Educação, Márcia Paiva, abriu o evento, enaltecendo o trabalho dos docentes durante o período de suspensão das aulas presenciais, em decorrência da pandemia da Covid-19, e ressaltou o compromisso na retomada das atividades nas unidades escolares na continuação das boas práticas em sala de aula.

A coordenadora do setor de Informática Educativa, Rúbia Costa disse que a intenção do congresso foi o de conversar sobre tecnologias em sala de aula e a prática dos professores para buscar a felicidade no ambiente de aprendizado.

O evento foi realizado pela equipe do Setor de Informática Educativa com a colaboração dos Departamentos de Projetos e Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, foi transmitido pelo canal do Youtube (Informática Educativa), nos dias 26 e 27/10, e contou com participação de mais de 1.400 pessoas nos dois dias.

No dia 26, as palestras foram ‘Felicidade e os desafios da Educação nos pós-pandemia’, com o professor doutor Wander Pereira da Silva, e ‘Tecnologia e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica’, com o mestre Vitor Gama.

No dia 27, as palestras foram com os professores Ana Lúcia Crescêncio dos Santos, Bruna Leme e Wilton dos Santos Vieira, que compartilharam seus conhecimentos sobre o tema “Tecnologia em sala de aula”. Logo depois houve o encerramento com o cientista social, Lutgardes Costa Freire, filho do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, que abordou o tema “Paulo Freire e as inovações na Educação Brasileira”.

Felicidade & Educação

Na abordagem sobre o tema “Felicidade”, o professor doutor Wander Pereira da Silva explicou que essa disciplina foi criada em 2018 a partir de reuniões do Comitê de Saúde Mental que constatou um ambiente educacional empobrecido e adoecido e com um aumento de Burnout e suicídio nos ambientes escolares.

De acordo com o educador é preciso investir na melhoria do trabalho, no aperfeiçoamento do professor e na saúde mental de docentes e alunos.

“Nesse sentido, é necessário criar ambientes solícitos, de confiança para que o conhecimento seja partilhado. Conhecimento não se transfere, se partilha. Se o professor é o responsável por partilhar em sala de aula, em produzir experiências, ele requer um ambiente solícito para isso, principalmente no contexto da pós-pandemia”, ressalta Silva.

Na opinião do professsor doutor, a grande questão agora é como pensar o futuro? Como avançar no pós- pandemia?

“Temos que encontrar a adequação da tecnologia à idade dos alunos; o tempo de exposição ao ensino on-line; tipo de conteúdo; motivação; pedagogia e a melhor plataforma tecnológica para isso”, destaca.

Para o especialista, não há espaço para profissionais com resistência à tecnologia. “Cada um tem que buscar que tipo de tecnologia tem que aprender para trazer o aluno para a sala de aula. Professores tendem a ter um gap (lacuna) no domínio de novas tecnologias em relação aos alunos. Para acompanhar a evolução das novas tecnologias, mais tecnologia se faz necessário dominar. Tem que ter postura aberta para a tecnologia. Não tem volta”, afirma.

Porém, Wander Pereira ressalta que, além do investimento em ferramentas tecnológicas em sala de aula, igualmente importantes é o amor, respeito e felicidade no ambiente de aprendizado.

“Faça do ambiente educativo um ambiente sagrado. O trabalho nunca deve ser “adoecedor”. Acolha, celebre. Prepare-se para acolher o diferente. Busque conhecer a si mesmo. O autoconhecimento é a chave para o conhecimento. Não leve tudo a sério. Busque resgatar a fluidez de sentimentos de quando você era criança. Exercite a bondade, doe coisas, seja generoso. Aprecie a vida. Educar é um ato de amor, nenhuma tecnologia pode substituir isso”, aponta.

Avaliação

Este ano, diretores da Educação Infantil participam com o preenchimento de questionário no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); alunos dos 5º e 9º anos realizam prova de Língua Portuguesa e Matemática e seus diretores e professores também preenchem questionários do INEP. Nesse contexto, o mestre Vitor Gama abordou na palestra “Tecnologia e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica”, o conhecimento e aprofundamento sobre o Sistema Avaliativo e suas inovações.

O professor demonstrou como a tecnologia é presente na ação educacional, desde a metodologia até a divulgação dos resultados. Também, que dentro do contexto de avaliação em larga escala, acontecem as ações de políticas públicas educacionais, inclusive formações para que o professor possa se interar metodologicamente e avançar no uso da tecnologia.

Trouxe ainda os níveis de proficiências do município e como fazer a leitura com a comunidade escolar.

Entre os conselhos deixados por Gama, durante a palestra, estão: analisar os resultados da escola; identificar os alunos por nível de proficiência; propor atividades a partir da matriz de referência; trabalhar com diferentes gêneros textuais; desenvolver o vocabulário próprio da disciplina; acompanhar de perto os alunos que apresentam dificuldades; propor situações de aprendizagem que estimulem um nível acima; e discutir, pedagogicamente, os números nos conselhos de classe/série.

Experiências

A pandemia do novo coronavírus obrigou os professores a se reinventarem para estabelecer uma ponte com alunos e a família e levar conhecimento, durante o longo período de confinamento.

Três professores da rede municipal de ensino foram convidados a partilhar suas experiências: Bruna Lemes, representando o segmento da Educação Infantil; Ana Lúcia Crescêncio dos Santos, do Ensino Fundamental I; e Wilton dos Santos Vieira, professor de Matemática do Ensino Fundamental II.

No bate-papo mediado pelo professor Bruno Nacano, do setor de Informática Educativa, cada participante contou como usava a tecnologia em sala de aula e como passou a utilizá-la nas aulas remotas, as dificuldades e superações do ensino à distância.

Bruna e Ana Lúcia contaram como foi desenvolver o primeiro vídeo, gravá-lo e enviá-lo aos alunos, a participação das respectivas famílias neste processo, a colaboração das equipes gestoras e colegas de trabalho, a interatividade com alunos e pais.

Por sua vez, o professor de Matemática abordou a gamificação da Matemática em sala de aula, como usou vídeos como ferramenta no aprendizado da disciplina, ensinou os alunos a pesquisar no Youtube e a descobrir novas formas de estudar.

Muitos recursos metodológicos e tecnológicos foram exibidos por cada um deles e muitos colegas participaram com comentários no chat do evento.

Paulo Freire atual

Este ano, o grande educador Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira completaria 100 anos. Para comemorar seu legado, o 3º Educatech foi encerrado com a presença do seu filho, Lutgardes da Costa Freire, que é cientista político,

Lutgardes defendeu a pedagogia como uma prática pedagógica reflexiva e transformadora, tão bem feita pelo seu pai.

Relatou alguns episódios dos trabalhos realizados por Paulo Freire que rompia a visão que a escola deveria somente depositar o conhecimento e sacar as resposta, bem como trouxe a importância da aula dialogada, uso da tecnologia com propósito, a possibilidade de educação libertadora e o papel do professor como o mediador do conhecimento.

Ressaltou ainda que uma educação competente, eficiente e eficaz passa pelo fato de todos terem direito ao acesso total de completo à tecnologia e finalizou a noite com mensagem de encorajamento e valorização do trabalho docente em Caraguatatuba.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Para proteger usuários do avanço da Covid-19 e influenza, Ciapi suspende, temporariamente, atividades do Centro Dia
Para proteger usuários do avanço da Covid-19 e influenza, Ciapi suspende, temporariamente, atividades do Centro Dia

Após uma avaliação com a Secretaria de Saúde, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) vai suspender, temporariamente, a partir de quinta-feira (13) as atividades do Centro Dia. De acordo com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), a

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 12/01/2022
Seleção de Beach Soccer de Caraguatatuba enfrenta Corinthians no domingo (23) em São Paulo
Seleção de Beach Soccer de Caraguatatuba enfrenta Corinthians no domingo (23) em São Paulo

A Seleção de Beach Soccer de Caraguatatuba viaja até São Paulo, no domingo (23), para enfrentar a equipe do Corinthians em partida amistosa no Ginásio Pelezão, na Lapa, às 11h. A partida servirá como preparação para a equipe paulista que participará no próximo mês do Campeonato Paulista de Beach Soccer.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 18/01/2022
Fiscalização de Posturas autua quatros vans de turismo irregular em Caraguatatuba no fim de semana
Fiscalização de Posturas autua quatro vans de turismo irregular em Caraguatatuba no fim de semana

A fiscalização de veículos de turismo irregular segue aos finais de semana com as equipes das Secretarias de Urbanismo (Posturas) e Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Agentes de Tráfego) pelos principais bairros de Caraguatatuba. Desta vez, quatro vans foram localizadas na Cocanha, região norte, e na Martim de Sá,

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 20/12/2021
Corpo de Baile de Caraguatatuba: Inscrições para audição seguem até sexta-feira
Corpo de Baile de Caraguatatuba: Inscrições para audição seguem até sexta-feira

As inscrições para jovens bailarinos que queiram participar da audição do Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba seguem até sexta-feira, dia 14 de janeiro de 2022. Os interessados em participar devem comparecer à sede da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, à Rua Santa Cruz, nº 396, Centro,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/01/2022
Sebrae divulga ações de 2022 e abre processo seletivo para vagas de agente local de inovação
Sebrae divulga ações de 2022 e abre processo seletivo para vagas de agente local de inovação

O Sebrae divulgou, nesta semana, o calendário das ações que serão realizadas em 2022. São diversas oportunidades que apoiam e ajudam o empreendedor a administrar seu negócio. O calendário completo com as ações pode ser visualizado no link: https://linktr.ee/sebraesjc. Entre elas, estão: os cursos do Empreenda Rápido e Consultoria/Mentoria Gratuita.

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 12/01/2022