Pesquisar No Site

3º Educatech registra mais de 1.400 participações on-line

Publicado em: 03/11/2021
3º Educatech registra mais de 1.400 participações on-line
3º Educatech registra mais de 1.400 participações on-line

O 3º Educatech foi realizado este ano de forma on-line com palestrantes que abordaram temas atuais que as escolas vem enfrentando nesse contexto de retomada das aulas presenciais.

#PraCegoVer: Salão Monteiro Lobato na Secretaria de Educação. As professoras Bruna Lemes e Ana Lúcia Crescêncio dos Santos estão sentadas em uma mesa e falam ao microfone. (Foto: Divulgação)

A secretária de Educação, Márcia Paiva, abriu o evento, enaltecendo o trabalho dos docentes durante o período de suspensão das aulas presenciais, em decorrência da pandemia da Covid-19, e ressaltou o compromisso na retomada das atividades nas unidades escolares na continuação das boas práticas em sala de aula.

A coordenadora do setor de Informática Educativa, Rúbia Costa disse que a intenção do congresso foi o de conversar sobre tecnologias em sala de aula e a prática dos professores para buscar a felicidade no ambiente de aprendizado.

O evento foi realizado pela equipe do Setor de Informática Educativa com a colaboração dos Departamentos de Projetos e Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, foi transmitido pelo canal do Youtube (Informática Educativa), nos dias 26 e 27/10, e contou com participação de mais de 1.400 pessoas nos dois dias.

No dia 26, as palestras foram ‘Felicidade e os desafios da Educação nos pós-pandemia’, com o professor doutor Wander Pereira da Silva, e ‘Tecnologia e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica’, com o mestre Vitor Gama.

No dia 27, as palestras foram com os professores Ana Lúcia Crescêncio dos Santos, Bruna Leme e Wilton dos Santos Vieira, que compartilharam seus conhecimentos sobre o tema “Tecnologia em sala de aula”. Logo depois houve o encerramento com o cientista social, Lutgardes Costa Freire, filho do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, que abordou o tema “Paulo Freire e as inovações na Educação Brasileira”.

Felicidade & Educação

Na abordagem sobre o tema “Felicidade”, o professor doutor Wander Pereira da Silva explicou que essa disciplina foi criada em 2018 a partir de reuniões do Comitê de Saúde Mental que constatou um ambiente educacional empobrecido e adoecido e com um aumento de Burnout e suicídio nos ambientes escolares.

De acordo com o educador é preciso investir na melhoria do trabalho, no aperfeiçoamento do professor e na saúde mental de docentes e alunos.

“Nesse sentido, é necessário criar ambientes solícitos, de confiança para que o conhecimento seja partilhado. Conhecimento não se transfere, se partilha. Se o professor é o responsável por partilhar em sala de aula, em produzir experiências, ele requer um ambiente solícito para isso, principalmente no contexto da pós-pandemia”, ressalta Silva.

Na opinião do professsor doutor, a grande questão agora é como pensar o futuro? Como avançar no pós- pandemia?

“Temos que encontrar a adequação da tecnologia à idade dos alunos; o tempo de exposição ao ensino on-line; tipo de conteúdo; motivação; pedagogia e a melhor plataforma tecnológica para isso”, destaca.

Para o especialista, não há espaço para profissionais com resistência à tecnologia. “Cada um tem que buscar que tipo de tecnologia tem que aprender para trazer o aluno para a sala de aula. Professores tendem a ter um gap (lacuna) no domínio de novas tecnologias em relação aos alunos. Para acompanhar a evolução das novas tecnologias, mais tecnologia se faz necessário dominar. Tem que ter postura aberta para a tecnologia. Não tem volta”, afirma.

Porém, Wander Pereira ressalta que, além do investimento em ferramentas tecnológicas em sala de aula, igualmente importantes é o amor, respeito e felicidade no ambiente de aprendizado.

“Faça do ambiente educativo um ambiente sagrado. O trabalho nunca deve ser “adoecedor”. Acolha, celebre. Prepare-se para acolher o diferente. Busque conhecer a si mesmo. O autoconhecimento é a chave para o conhecimento. Não leve tudo a sério. Busque resgatar a fluidez de sentimentos de quando você era criança. Exercite a bondade, doe coisas, seja generoso. Aprecie a vida. Educar é um ato de amor, nenhuma tecnologia pode substituir isso”, aponta.

Avaliação

Este ano, diretores da Educação Infantil participam com o preenchimento de questionário no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); alunos dos 5º e 9º anos realizam prova de Língua Portuguesa e Matemática e seus diretores e professores também preenchem questionários do INEP. Nesse contexto, o mestre Vitor Gama abordou na palestra “Tecnologia e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica”, o conhecimento e aprofundamento sobre o Sistema Avaliativo e suas inovações.

O professor demonstrou como a tecnologia é presente na ação educacional, desde a metodologia até a divulgação dos resultados. Também, que dentro do contexto de avaliação em larga escala, acontecem as ações de políticas públicas educacionais, inclusive formações para que o professor possa se interar metodologicamente e avançar no uso da tecnologia.

Trouxe ainda os níveis de proficiências do município e como fazer a leitura com a comunidade escolar.

Entre os conselhos deixados por Gama, durante a palestra, estão: analisar os resultados da escola; identificar os alunos por nível de proficiência; propor atividades a partir da matriz de referência; trabalhar com diferentes gêneros textuais; desenvolver o vocabulário próprio da disciplina; acompanhar de perto os alunos que apresentam dificuldades; propor situações de aprendizagem que estimulem um nível acima; e discutir, pedagogicamente, os números nos conselhos de classe/série.

Experiências

A pandemia do novo coronavírus obrigou os professores a se reinventarem para estabelecer uma ponte com alunos e a família e levar conhecimento, durante o longo período de confinamento.

Três professores da rede municipal de ensino foram convidados a partilhar suas experiências: Bruna Lemes, representando o segmento da Educação Infantil; Ana Lúcia Crescêncio dos Santos, do Ensino Fundamental I; e Wilton dos Santos Vieira, professor de Matemática do Ensino Fundamental II.

No bate-papo mediado pelo professor Bruno Nacano, do setor de Informática Educativa, cada participante contou como usava a tecnologia em sala de aula e como passou a utilizá-la nas aulas remotas, as dificuldades e superações do ensino à distância.

Bruna e Ana Lúcia contaram como foi desenvolver o primeiro vídeo, gravá-lo e enviá-lo aos alunos, a participação das respectivas famílias neste processo, a colaboração das equipes gestoras e colegas de trabalho, a interatividade com alunos e pais.

Por sua vez, o professor de Matemática abordou a gamificação da Matemática em sala de aula, como usou vídeos como ferramenta no aprendizado da disciplina, ensinou os alunos a pesquisar no Youtube e a descobrir novas formas de estudar.

Muitos recursos metodológicos e tecnológicos foram exibidos por cada um deles e muitos colegas participaram com comentários no chat do evento.

Paulo Freire atual

Este ano, o grande educador Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira completaria 100 anos. Para comemorar seu legado, o 3º Educatech foi encerrado com a presença do seu filho, Lutgardes da Costa Freire, que é cientista político,

Lutgardes defendeu a pedagogia como uma prática pedagógica reflexiva e transformadora, tão bem feita pelo seu pai.

Relatou alguns episódios dos trabalhos realizados por Paulo Freire que rompia a visão que a escola deveria somente depositar o conhecimento e sacar as resposta, bem como trouxe a importância da aula dialogada, uso da tecnologia com propósito, a possibilidade de educação libertadora e o papel do professor como o mediador do conhecimento.

Ressaltou ainda que uma educação competente, eficiente e eficaz passa pelo fato de todos terem direito ao acesso total de completo à tecnologia e finalizou a noite com mensagem de encorajamento e valorização do trabalho docente em Caraguatatuba.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba registra boletim de ocorrência contra beneficiária por venda ilegal de fralda geriátrica
Prefeitura de Caraguatatuba registra boletim de ocorrência contra beneficiária por venda ilegal de fralda geriátrica

A Prefeitura de Caraguatatuba registrou nesta quinta-feira (25), Boletim de Ocorrência contra a responsável por um paciente, beneficiado com a entrega de fraldas geriátricas. A Secretaria de Saúde recebeu a denúncia de que a mulher estava vendendo 12 pacotes de fraldas em um grupo de vendas do facebook, o que

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 25/04/2024
CaraguaPrev promove censo obrigatório para servidores da ativa, aposentados e pensionistas
CaraguaPrev promove censo obrigatório para servidores da ativa, aposentados e pensionistas

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (Caraguaprev) realiza de 1° de maio a 5 de julho o Censo Previdenciário e Funcional Cadastral Obrigatório 2024, no site https://www.caraguaprev.sp.gov.br/, mediante a cadastro de login e senha. Servidores efetivos da ativa da Prefeitura Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc),

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 12/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de saúde à população adulta em situação de rua
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de saúde à população adulta em situação de rua

Com objetivo de ampliar o acesso da população adulta em situação de rua aos serviços de saúde, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira (23), atendimento itinerante a este público. Foram atendidas 24 pessoas. O projeto piloto foi realizado na Praça Rádio Amador, no

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/04/2024
Prefeitura finaliza obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro
Prefeitura finaliza obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou nesta terça-feira (23) os trabalhos de contenção das margens do rio Santo Antonio, em trecho do bairro Rio do Ouro. Uma das margens do rio foi solapada durante fortes chuvas que atingiram a cidade no início do mês de março. O trecho do rio que

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 23/04/2024