Pesquisar No Site

Vacina Caraguá é referência para municípios durante ‘Ideias e Debates 2021’

Publicado em: 04/10/2021
Destaques
Vacina Caraguá é referência para municípios durante ‘Ideias e Debates 2021’
Vacina Caraguá é referência para municípios durante ‘Ideias e Debates 2021’

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, participou nesta segunda-feira (04), na cidade de São José dos Campos, do circuito de palestras do RMVALE ‘Ideias e Debates 2021 – Saúde’. Durante o evento, a cidade foi utilizada como case de sucesso pela criação e implementação do ‘Vacina Caraguá’, através do aplicativo ‘156 Caraguatatuba’, utilizado na vacinação contra a Covid-19.

#PraCegoVer: Prefeito de Caraguatatuba durante debate em São José dos Campos (Foto: Marielle Fernandes/PMC)

Durante o debate ‘Inovação ao acesso, eficiência e qualidade aplicada na medicina diagnóstica’, Aguilar Junior explicou de onde surgiu a ideia do sistema vacinal eletrônico da cidade. De acordo com o prefeito, seu time precisava criar uma alternativa que organizasse as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sem aglomeração e que garantisse a vacina para a população de Caraguatatuba.

“Foi através destes sentimentos, com parceria com o aplicativo 156 Caraguatatuba, que o Vacina Caraguá surgiu. O sistema nos deu condições para que a gente conseguisse a vacinação de 100% das pessoas com mais de 12 anos que procuraram a vacinação”, explicou Aguilar Junior.

“O Vacina Caraguá é um sistema totalmente prático e fácil. O aplicativo nos deu segurança e uma organização que até conseguimos adiantar as faixas etárias de imunização na cidade por muitas vezes. A chegada da vacina foi um alento e o lançamento do Vacina Caraguá abrilhantou ainda mais a imunização”, continuou.

Segundo Aguilar Junior, o 156 Caraguatatuba e o Vacina Caraguá deu a administração municipal um mapa eletrônico do município. Com os sistemas, é possível entender agora a real necessidade da cidade.

“Integrando estes sistemas, conseguimos ter a noção de quais locais precisam ser investidos com mais ações do serviço público”, esclareceu.

Aguilar Junior encerrou o debate dizendo que Caraguatatuba é o polo central do Litoral Norte e que a tecnologia estará cada vez mais presente na gestão da cidade, principalmente na saúde pública.

“Quando eu assumi a cidade em 2017, na minha primeira gestão, tínhamos apenas uma UPA e agora inauguramos mais duas. Uma cidade de cerca de 120 mil habitantes tem hoje três Unidades de Pronto Atendimento funcionando 24h por dia. Na Upa Covid, colocamos um tomógrafo para auxiliar no diagnóstico do vírus. Eu percebi que cidades próximas de Caraguá não conseguiam realizar essa gestão e acredito que foi o investimento em tecnologia que nos deu capacidade de atendimento”, finaliza.

Atualmente, o 156 Caraguatatuba conta com 96.789 mil cadastros e 96.056 mil pessoas foram vacinadas através do agendamento do Vacina Caraguá. Caraguatatuba aplicou 174.294 doses da vacina contra a Covid-19.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura multa empresa por manter área para descarte irregular de entulhos no Gaivotas
Prefeitura multa empresa por manter área para descarte irregular de entulhos no Gaivotas

A Prefeitura de Caraguatatuba multou a CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) por reincidência em manter uma área abandonada localizada na Rua Gaivota, no bairro Gaivotas, região central da cidade. O terreno abriga uma linha de transmissão e tem servido de descarte irregular de lixo e entulho, conforme

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Unitau abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para Medicina
Unitau abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para Medicina

A Universidade de Taubaté (UNITAU) abriu as inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para o curso de Medicina. Ao todo, estão disponíveis 60 vagas para o campus de Caraguá. Os candidatos podem se inscrever até o dia 14 de junho, neste link. A graduação em Medicina da Universidade de Taubaté é a

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 09/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva

A Prefeitura de Caraguatatuba está intensificando o apelo à população para que o descarte de materiais para a Coleta Seletiva seja feito nos dias e horários corretos, a fim de garantir a eficiência do serviço. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca disponibiliza o cronograma completo da coleta pelo

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba

Na programação, oficinas de dança e música e ao final um grande baile. Participam do evento o grupo Fandango do Cantagalo e Boi e Vaca Fandangueiros A Praça do Caiçara será solo para a Fandangueira, apresentação do grupo Fandango Ciranda Caiçara de Ubatuba, no dia 19 de abril, às 17h.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Cerca de 30 atendimentos são realizados pela Defensoria Pública durante projeto Gabinete em Ação
Cerca de 30 atendimentos são realizados pela Defensoria Pública durante projeto Gabinete em Ação

Uma das novidades desta edição do projeto Gabinete em Ação foi o atendimento da Defensoria Pública nesta quarta-feira (10), no bairro Massaguaçu. Cerca de 30 pessoas receberam orientações e agendamentos de demandas relacionadas à família (pensão alimentícia, guarda, visitas, divórcio), cível (possessórias, locação, consumidor), fazenda pública (saúde, concurso público), defesa

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024