Pesquisar No Site

Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe Ópera de Puccini no domingo (17)

Publicado em: 14/10/2021
Teatro Mario Covas recebe Ópera de Puccini no domingo (17)
Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe Ópera de Puccini no domingo (17)

Uma das óperas do genial compositor italiano Giacomo Puccini, pouco executada, mas não menos brilhante, é Gianni Schicchi e será apresentada neste domingo (17), em Caraguatatuba, no Teatro Mario Covas, às 17h, pela Cia. Ópera São Paulo, que traz 15 solistas e ainda terá legenda em português.

#PraCegoVer Um homem de barba está sentado em uma cama. Ele veste camisolão de tecido branco e uma touca branca na cabeça. Está coberto até a cintura com uma colcha azul com estampas florais brancas (Foto: Divulgação)

Esse espetáculo é uma realização do Consulado Geral da Itália em São Paulo, Instituto Italiano di Cultura San Paolo em parceria com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados 1h antes do início da ópera.

Para a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, receber esse espetáculo, em um momento de reabertura e retomada dos eventos para a cidade e com boa parte da população vacinada é muito grato. “Aos poucos, estamos retomando as atividades culturais de Caraguatatuba e essa obra deve trazer o cônsul da italiana. Foi um presente para Caraguatatuba”.

Obra perfeita

De acordo com os estudiosos desse gênero teatral, do ponto de vista musical, “Gianni Schicchi” é a partitura mais ingênua e espirituosa de Puccini e como obra teatral, esta é uma das mais perfeitas da história das óperas italianas.

“Gianni Schicchi” é uma ópera cômica em apenas um ato, com libreto (livreto/texto) de Giovacchino Forzano, baseado no Canto XXX do Inferno, da Divina Comédia de Dante Alighieri.

Dante Alighieri, o autor da Divina Comédia, colocou os seus inimigos políticos e pessoais no Inferno. Entre os desafetos do poeta estava Gianni Schicchi, cidadão de Florença, que teria falsificado o testamento de Buoso Donati (Dante era casado com Gemma Donati, um membro dessa família), deixando a maior parte dos bens de Buoso para a família Schicchi.

Na ópera de Puccini, essa história se torna uma comédia, onde Buoso Donati morre e deixa em testamento toda sua fortuna para igreja. A família, cobiçando a herança, chama Gianni Schicchi para se passar pelo morto e alterar o testamento. Todos estão cientes de que a pena para esse tipo de crime é o exílio de Florença e o corte da mão direita. Schicchi imita o falecido, dá um golpe em toda a família e deixa os bens mais preciosos para si mesmo.

A apresentação faz parte das comemorações dos 700 anos da morte do escritor Dante Alighieri promovida por uma rede de embaixadas, escritórios consulares e institutos culturais italianos em todo o mundo.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Operação Tapa Buracos chega ao bairro Perequê-Mirim, região sul de Caraguatatuba
Operação Tapa Buracos chega ao bairro Perequê-Mirim, região sul de Caraguatatuba

Nesta quinta-feira (18), a Operação Tapa Buracos chegou ao bairro Perequê-Mirim, região sul da cidade. O serviço iniciou na Rua Walmir Alves dos Reis, executado pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), e será finalizado até que todas as ruas sejam atendidas. Dez toneladas de material CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 18/11/2021
Caraguatatuba espera receber cerca de 150 mil turistas no feriado prolongado da Proclamação da República
Caraguatatuba espera receber cerca de 150 mil turistas no feriado prolongado de Finados

O feriado prolongado de Finados (2/11) deve trazer cerca de 150 mil turistas para Caraguatatuba. A rede hoteleira está com cerca de 60% da ocupação. Apesar de cinco dias de folga em muitos municípios, o tempo chuvoso deve permanecer até domingo, dando trégua na segunda e terça-feira. Os protocolos sanitários

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 28/10/2021
Guarda-Vidas Temporários iniciam trabalho nas praias de Caraguatatuba nesta sexta-feira
Corpo de Bombeiros encerra inscrições das 20 vagas de GVTDs para Caraguatatuba neste domingo (31/10)

As inscrições do processo seletivo simplificado para 20 vagas de Guarda-Vidas por Tempo Determinado (GVTD) do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo terminam no próximo domingo (31/10), pessoalmente na sede do 3º Subgrupamento de Bombeiros Marítimo (Subprefeitura do Porto Novo) e no site http://www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br/. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 28/10/2021
Desmatamentos resultam em R$ 2 mil de multa estadual durante ações da Atividade Delegada Ambiental
Autuações por desmatamentos lideram ações da Atividade Delegada Ambiental no mês de outubro

Balanço divulgado nesta quarta-feira (3), referente às ações da Atividade Delegada Ambiental no primeiro mês de convênio, mostra que foram realizadas 86 fiscalizações em conjunto com os fiscais da Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Militar Ambiental, sendo 226 pessoas abordadas e 26 veículos vistoriados. Também foram feitas 16 vistorias ambientais,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 03/11/2021
Workshop do novo sistema de Nota Fiscal Eletrônica da Prefeitura de Caraguatatuba reúne mais de 50 profissionais
Workshop do novo sistema de Nota Fiscal Eletrônica da Prefeitura de Caraguatatuba reúne mais de 50 profissionais

O Workshop de apresentação do novo sistema de emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NFE) e do Valor Adicionado Fiscal (VAF) da Prefeitura de Caraguatatuba reuniu 52 pessoas, entre empresários, contabilistas e servidores públicos na manhã desta sexta-feira (26/11), na sede Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE), no Sumaré. O

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda Publicado em 26/11/2021