Pesquisar No Site

Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe Ópera de Puccini no domingo (17)

Publicado em: 14/10/2021
Teatro Mario Covas recebe Ópera de Puccini no domingo (17)
Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe Ópera de Puccini no domingo (17)

Uma das óperas do genial compositor italiano Giacomo Puccini, pouco executada, mas não menos brilhante, é Gianni Schicchi e será apresentada neste domingo (17), em Caraguatatuba, no Teatro Mario Covas, às 17h, pela Cia. Ópera São Paulo, que traz 15 solistas e ainda terá legenda em português.

#PraCegoVer Um homem de barba está sentado em uma cama. Ele veste camisolão de tecido branco e uma touca branca na cabeça. Está coberto até a cintura com uma colcha azul com estampas florais brancas (Foto: Divulgação)

Esse espetáculo é uma realização do Consulado Geral da Itália em São Paulo, Instituto Italiano di Cultura San Paolo em parceria com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados 1h antes do início da ópera.

Para a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, receber esse espetáculo, em um momento de reabertura e retomada dos eventos para a cidade e com boa parte da população vacinada é muito grato. “Aos poucos, estamos retomando as atividades culturais de Caraguatatuba e essa obra deve trazer o cônsul da italiana. Foi um presente para Caraguatatuba”.

Obra perfeita

De acordo com os estudiosos desse gênero teatral, do ponto de vista musical, “Gianni Schicchi” é a partitura mais ingênua e espirituosa de Puccini e como obra teatral, esta é uma das mais perfeitas da história das óperas italianas.

“Gianni Schicchi” é uma ópera cômica em apenas um ato, com libreto (livreto/texto) de Giovacchino Forzano, baseado no Canto XXX do Inferno, da Divina Comédia de Dante Alighieri.

Dante Alighieri, o autor da Divina Comédia, colocou os seus inimigos políticos e pessoais no Inferno. Entre os desafetos do poeta estava Gianni Schicchi, cidadão de Florença, que teria falsificado o testamento de Buoso Donati (Dante era casado com Gemma Donati, um membro dessa família), deixando a maior parte dos bens de Buoso para a família Schicchi.

Na ópera de Puccini, essa história se torna uma comédia, onde Buoso Donati morre e deixa em testamento toda sua fortuna para igreja. A família, cobiçando a herança, chama Gianni Schicchi para se passar pelo morto e alterar o testamento. Todos estão cientes de que a pena para esse tipo de crime é o exílio de Florença e o corte da mão direita. Schicchi imita o falecido, dá um golpe em toda a família e deixa os bens mais preciosos para si mesmo.

A apresentação faz parte das comemorações dos 700 anos da morte do escritor Dante Alighieri promovida por uma rede de embaixadas, escritórios consulares e institutos culturais italianos em todo o mundo.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas

No dia 27 de março, (quarta-feira), às 19h, a Cia. Talagadá apresenta o espetáculo infantil de teatro de bonecos “Dentro D’água” no Teatro Mario Covas. A entrada é gratuita e a classificação é livre. “Dentro D’Água” da Cia. Talagadá foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura,

Leia Mais FUNDACC Publicado em 20/03/2024
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha

A Associação dos Pescadores e Maricultores da praia da Cocanha (MAPEC) promoveu a ação socioambiental “Farol do Lixo, um farol de soluções para um oceano sustentável” na última sexta-feira (29). A limpeza foi realizada na Praia da Cocanha e resultou na retirada de 563 quilos de resíduos. Ao todo, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/04/2024
Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores
Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores

O projeto foi  idealizado e produzido por Ailton Guedes, com o apoio da Fundacc e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo O projeto “Caraguá Tem Contos” realiza em Caraguatatuba apresentações de narração de histórias com Ailton Guedes e artistas convidados da região, trazendo para o público, diversos repertórios de contos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, prorrogou o prazo de inscrição do Chamamento Público para permissão de uso de áreas do Parque Juqueriquerê durante a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’ para esta sexta-feira (12). O evento será realizado pela primeira

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba adere à ação de limpeza da praia realizada pela MAPEC
Prefeitura de Caraguatatuba adere à ação de limpeza da praia realizada pela MAPEC

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, irá apoiar o evento “O Farol do Lixo”, uma ação dedicada a combater a poluição marinha e costeira realizada pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) nesta sexta-feira (29). A iniciativa, voltada

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 26/03/2024