Pesquisar No Site

Setor de Reabilitação do CEM, em Caraguatatuba, retoma hidroterapia a partir da próxima quinta (4)

Publicado em: 27/10/2021
Destaques
Setor de Reabilitação do CEM, em Caraguatatuba, retoma hidroterapia a partir da próxima terça (4)
Setor de Reabilitação do CEM, em Caraguatatuba, retoma hidroterapia a partir da próxima quinta (4)

A hidroterapia ofertada para pacientes do Setor de Reabilitação do Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Caraguatatuba será retomada a partir do dia 4 de novembro (quinta-feira).

#PraCegoVer: A imagem mostra o interior do Setor de Reabilitação, no CEM (Foto: Luís Gava/PMC)

A atividade terapêutica estava paralisada por conta da pandemia da Covid-19 desde março do ano passado.

A retomada da atividade é decorrente do avanço da vacinação e dos bons resultados que o município já alcançou como, por exemplo, a queda do número de casos e taxas de internação.

Neste primeiro momento serão atendidos apenas os adultos com lesões na coluna ou joelho. Alguns já estavam em atendimento, outros iniciarão o tratamento. Eles serão divididos em quatro grupos de 10 pessoas. As aulas serão às terças e quintas-feiras e cada uma delas dura, em média, uma hora.

A hidroterapia consiste em auxiliar o paciente a resgatar os movimentos e acelerar a recuperação de lesões. Ela é realizada dentro de uma piscina aquecida onde são realizados exercícios de fortalecimento para cada tipo de necessidade.

Segundo o fisioterapeuta do Setor de Reabilitação do CEM, Anderson Zilioli, a temperatura da água “tem uma série de propriedades que ajudam a relaxar a coluna e soltar os movimentos do joelho, já não tem o peso do corpo em cima, diminuindo as dores e facilitando os movimentos”.

Zilioli explica que a vantagem da hidroterapia em relação à fisioterapia está relacionada à diminuição da ação da gravidade. “Por se dentro d’água, a pessoa fica com menos peso dentro da água”.

Para o fisioterapeuta, por ser em grupo, a hidroterapia também pode ser considerada como um fator de integração entre as pessoas. “Muitos estão se vendo novamente após  a pandemia, reatando as amizades, e alguns veem a evolução de outros e querem que o mesmo aconteça”. “Todo mundo quer melhorar vendo o outro”, finaliza.

Muito importante reforçar que durante as atividades de hidroterapia os pacientes terão que fazer o uso de máscaras de proteção, além de manter o distanciamento seguro entre eles, de pelo menos um metro.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundo Social de Caraguatatuba inicia curso de Pizzas e Salgados Assados
Fundo Social de Caraguatatuba inicia curso de Pizzas e Salgados Assados

O Fundo Social de Caraguatatuba iniciou nesta semana mais uma qualificação profissional na área de alimentos. O curso de Pizzas e Salgados Assados é uma parceria com o Sebrae e Senai e será ministrado até o dia 29 de novembro na Unidade Móvel instalada na Avenida da Praia. Durante o

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 11/11/2021
Nadadores de Caraguatatuba quebram recordes na Maratona Aquática 14 Bis
Nadadores de Caraguatatuba quebram recordes na Maratona Aquática 14 Bis

Os nadadores de Caraguatatuba participaram neste sábado (13) das provas da Maratona Aquática 14 Bis, na cidade de Bertioga. Os competidores do município dominaram o campeonato, com a quebra de dois recordes, conquistas de três primeiros lugares e um segundo lugar. A Maratona Aquática 14 Bis tem aproximadamente 14 km

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 16/11/2021
Caraguatatuba retoma hidroterapia do Setor de Reabilitação no Centro de Especialidades Médicas
Caraguatatuba retoma hidroterapia do Setor de Reabilitação no Centro de Especialidades Médicas

A hidroterapia do Setor de Reabilitação do Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Caraguatatuba está de volta. As atividades foram retomadas nesta quinta-feira (4) e quatro turmas já puderam praticar os exercícios dentro da piscina aquecida. A primeira turma começou logo cedo, às 7h30. A piscina onde a hidroterapia é

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/11/2021
Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza monumento homenagem aos 150 anos do município
Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza monumento de homenagem aos 150 anos do município

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Administração, executou serviços de limpeza e pintura no monumento do Sesquicentenário da emancipação político-administrativa, inaugurado em 20 de abril de 2007 pelo então prefeito José Pereira de Aguilar. Os trabalhos encerraram na manhã desta segunda-feira (29/11). Localizado no cruzamento das Avenidas

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 29/11/2021
Prefeitura de Caraguatatuba realiza melhorias em ruas da região sul da cidade
Prefeitura de Caraguatatuba realiza melhorias em ruas da região sul da cidade

Para melhorar o trânsito de veículos e pedestres, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), finalizou nesta terça-feira (9) nivelamento mecânico na Rua João Lopes (Alta Tensão), no bairro Jardim Tarumãs, região sul da cidade. Outro local que recebe melhorias é a Estrada Brasiliano (Abra

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 09/11/2021