Pesquisar No Site

Setor de Reabilitação do CEM, em Caraguatatuba, retoma hidroterapia a partir da próxima quinta (4)

Publicado em: 27/10/2021
Destaques
Setor de Reabilitação do CEM, em Caraguatatuba, retoma hidroterapia a partir da próxima terça (4)
Setor de Reabilitação do CEM, em Caraguatatuba, retoma hidroterapia a partir da próxima quinta (4)

A hidroterapia ofertada para pacientes do Setor de Reabilitação do Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Caraguatatuba será retomada a partir do dia 4 de novembro (quinta-feira).

#PraCegoVer: A imagem mostra o interior do Setor de Reabilitação, no CEM (Foto: Luís Gava/PMC)

A atividade terapêutica estava paralisada por conta da pandemia da Covid-19 desde março do ano passado.

A retomada da atividade é decorrente do avanço da vacinação e dos bons resultados que o município já alcançou como, por exemplo, a queda do número de casos e taxas de internação.

Neste primeiro momento serão atendidos apenas os adultos com lesões na coluna ou joelho. Alguns já estavam em atendimento, outros iniciarão o tratamento. Eles serão divididos em quatro grupos de 10 pessoas. As aulas serão às terças e quintas-feiras e cada uma delas dura, em média, uma hora.

A hidroterapia consiste em auxiliar o paciente a resgatar os movimentos e acelerar a recuperação de lesões. Ela é realizada dentro de uma piscina aquecida onde são realizados exercícios de fortalecimento para cada tipo de necessidade.

Segundo o fisioterapeuta do Setor de Reabilitação do CEM, Anderson Zilioli, a temperatura da água “tem uma série de propriedades que ajudam a relaxar a coluna e soltar os movimentos do joelho, já não tem o peso do corpo em cima, diminuindo as dores e facilitando os movimentos”.

Zilioli explica que a vantagem da hidroterapia em relação à fisioterapia está relacionada à diminuição da ação da gravidade. “Por se dentro d’água, a pessoa fica com menos peso dentro da água”.

Para o fisioterapeuta, por ser em grupo, a hidroterapia também pode ser considerada como um fator de integração entre as pessoas. “Muitos estão se vendo novamente após  a pandemia, reatando as amizades, e alguns veem a evolução de outros e querem que o mesmo aconteça”. “Todo mundo quer melhorar vendo o outro”, finaliza.

Muito importante reforçar que durante as atividades de hidroterapia os pacientes terão que fazer o uso de máscaras de proteção, além de manter o distanciamento seguro entre eles, de pelo menos um metro.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem

Centenas de pessoas participaram na manhã deste sábado (20/4) no Teatro Mário Covas das comemorações do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa na cidade. As festividades foram iniciadas às 8h com o hasteamento de bandeiras e a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Aguilar Junior, o capitão

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Secretaria de Educação Publicado em 22/04/2024
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Comunicação Social, informa que liberou a solicitação de CREDENCIAMENTO DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO que desejam realizar a cobertura dos shows de aniversário da cidade, que serão realizados dias 19 e 20 de abril de 2024 na Praça da Cultura. Os pedidos de credenciamento deverão

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba

Na programação, oficinas de dança e música e ao final um grande baile. Participam do evento o grupo Fandango do Cantagalo e Boi e Vaca Fandangueiros A Praça do Caiçara será solo para a Fandangueira, apresentação do grupo Fandango Ciranda Caiçara de Ubatuba, no dia 19 de abril, às 17h.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira
Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira

Pessoas com idade entre 15 e 29 anos têm até quinta-feira (11) para se inscrever na eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (Conjuve) – gestão 2024/2026. Serão eleitos oito membros titulares e oito suplentes de seis segmentos da sociedade civil. A inscrição pode ser feita das 8h30 às

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e retirada de resíduos estão em diversos bairros de Caraguatatuba
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e retirada de resíduos estão em diversos bairros de Caraguatatuba

Praia das Palmeiras, Balneário dos Golfinhos e Jardim Jaqueira são alguns dos bairros de Caraguatatuba que estão recebendo esta semana serviços de zeladoria da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Equipes de roçada, varrição e retirada de entulhos estão essa semana nas ruas do Morro

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 16/04/2024