Pesquisar No Site
Setor de Reabilitação do CEM, em Caraguatatuba, retoma hidroterapia a partir da próxima quinta (4)

Setor de Reabilitação do CEM, em Caraguatatuba, retoma hidroterapia a partir da próxima quinta (4)
A hidroterapia ofertada para pacientes do Setor de Reabilitação do Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Caraguatatuba será retomada a partir do dia 4 de novembro (quinta-feira).

#PraCegoVer: A imagem mostra o interior do Setor de Reabilitação, no CEM (Foto: Luís Gava/PMC)
A atividade terapêutica estava paralisada por conta da pandemia da Covid-19 desde março do ano passado.
A retomada da atividade é decorrente do avanço da vacinação e dos bons resultados que o município já alcançou como, por exemplo, a queda do número de casos e taxas de internação.
Neste primeiro momento serão atendidos apenas os adultos com lesões na coluna ou joelho. Alguns já estavam em atendimento, outros iniciarão o tratamento. Eles serão divididos em quatro grupos de 10 pessoas. As aulas serão às terças e quintas-feiras e cada uma delas dura, em média, uma hora.
A hidroterapia consiste em auxiliar o paciente a resgatar os movimentos e acelerar a recuperação de lesões. Ela é realizada dentro de uma piscina aquecida onde são realizados exercícios de fortalecimento para cada tipo de necessidade.
Segundo o fisioterapeuta do Setor de Reabilitação do CEM, Anderson Zilioli, a temperatura da água “tem uma série de propriedades que ajudam a relaxar a coluna e soltar os movimentos do joelho, já não tem o peso do corpo em cima, diminuindo as dores e facilitando os movimentos”.
Zilioli explica que a vantagem da hidroterapia em relação à fisioterapia está relacionada à diminuição da ação da gravidade. “Por se dentro d’água, a pessoa fica com menos peso dentro da água”.
Para o fisioterapeuta, por ser em grupo, a hidroterapia também pode ser considerada como um fator de integração entre as pessoas. “Muitos estão se vendo novamente após a pandemia, reatando as amizades, e alguns veem a evolução de outros e querem que o mesmo aconteça”. “Todo mundo quer melhorar vendo o outro”, finaliza.
Muito importante reforçar que durante as atividades de hidroterapia os pacientes terão que fazer o uso de máscaras de proteção, além de manter o distanciamento seguro entre eles, de pelo menos um metro.
Veja Também Recentes

Manifestum Mostra de Danças é atração no Teatro Mario Covas nesta sexta-feira
A Manifestum Escola de Dança, de Caraguatatuba, realiza nesta sexta-feira (27/6), às 20h, no Teatro Mario Covas, a primeira edição da Manifestum Mostra de Danças. O evento tem como objetivo proporcionar aos alunos uma vivência artística completa, partindo da concepção coreográfica até a performance no palco. Está prevista a apresentação

Trilha de Capacitação Caraguá a Gosto prepara empresários para Festival Gastronômico
Teve início na terça-feira (17), uma série de encontros presenciais com temas estratégicos, voltados aos empreendedores donos de restaurantes, bares, quiosques e lanchonetes do município. A “Trilha de Capacitação Caraguá a Gosto” tem como objetivo de fortalecer os empreendedores locais, ampliar a competitividade e qualificar o atendimento. O curso é

Substituição de coqueiros na Praça Diógenes continua por recomendação da Defesa Civil
Os coqueiros da Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba, serão removidos por recomendação da coordenadoria municipal da Defesa Civil e substituídos por espécies mais adequadas ao ambiente urbano. Uma parte das árvores já foi removida e após nova vistoria, o órgão identificou risco iminente à população

Atletas dos Jogos Regionais da Melhor Idade de Caraguatatuba são recepcionados no Centro Esportivo
Após a excelente campanha de Caraguatatuba na 27ª edição dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi), os atletas do município foram recepcionados pelo secretário de Esportes e Recreação Cláudio Longo, e o secretário-adjunto de Esportes e Recreação Rubens Antônio de Castro, na quadra poliesportiva do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves

Palestra da Reforma tributária reúne 100 profissionais do ramo da construção em Caraguatatuba
Cerca de 100 pessoas, entre profissionais dos ramos da construção civil, imobiliário, contábil e do setor público assistiram à palestra “Reforma Tributária e seus Impactos na Construção Civil e no Mercado Imobiliário: Cenários e Oportunidades” na última segunda-feira (16/6), na Secretaria de Educação de Caraguatatuba, no Indaiá. Organizada pela Associação