Pesquisar No Site

Sepedi promove bate-papos virtuais para marcar Dia Internacional do Idoso

Sepedi promove bate-papos virtuais para marcar Dia Internacional do Idoso
Sepedi promove bate-papos virtuais para marcar Dia Internacional do Idoso

Nesta sexta-feira (1º), no Dia Internacional do Idoso, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) realizou dois encontros virtuais.

O primeiro entre o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Adriana Santos.

No bate-papo, a presidente do CMDI disse que as pessoas idosas foram as que mais sofreram durante a pandemia do novo coronavírus. Seja por serem mais frágeis no que diz respeito ao sistema imunológico e, principalmente, com o afastamento familiar, privação do convívio com os amigos e muitos como vítimas de violência.

“Infelizmente, ficamos restritos aos encontros virtuais. Mesmo assim nos deparamos com a dificuldade dos idosos em lidar com a tecnologia. Mas o Conselho ficou atento aos casos de violência e todos foram direcionados à equipe técnica da Sepedi que, prontamente, tomou as devidas providências, inclusive, acionando outras secretarias de apoio”, afirmou.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência e do Idoso ressaltou que o corpo técnico da Sepedi tem realizado mensalmente, em média, 1.100 atendimentos, seja para acolhimento, realização de cadastro, solicitação de orientações.

“Neste ano, 35 pessoas idosas, após avaliação da situação familiar, foram encaminhadas às instituições de longa permanência (CLAM, Vila Vicentina e Pró+Vida). Outros 76 casos foram enviados ao Ministério Público. Também a organização social que cuida do Ciapi (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso), o IDGT, tem prestado atendimento domiciliar a todos os idosos do Centro Dia, com banho, orientações e fornecimento de alimentação, além de promover várias atividades virtuais nesse período”, contou.

Toledo, no entanto, destacou que esse momento pelo qual passa a humanidade também foi de aproximação familiar. “Um novo olhar foi direcionado aos idosos, à sua saúde e bem estar”, avaliou.

O segundo encontro virtual foi entre os amigos Maria Aparecida Waack, 95 anos, e Marcial Ribeiro dos Santos Filho, 97 anos, dois idosos ativos e figuras reconhecidas no município.

Além de recordarem fatos da história da cidade e do mundo também deixaram dicas para ter uma longevidade saudável.

“Mexam com plantas e escutem música. Essas duas tarefas nos ocupam e fazem a mente trabalhar. Também mantenham contato com os familiares e amigos”, observou Cida Waack.

O autor de livros, Marcial Ribeiro, concorda com o conselho da amiga. “Aqui, em casa, tenho uma jabuticabeira que gosto de conversar com ela e fazer minhas orações. Também devemos cuidar bem da saúde e estarmos sempre com pessoas jovens, ler jornais, ver noticiários para nos mantermos atualizados e sermos exemplos”, concluiu.

Programação da Semana de Valorização do Idoso

Link de acesso https://www.youtube.com/channel/UC6hSH36ucrwm-Slvc7wb5LQ/videos

Dia 4/10 – 14h – Live: “Pessoa idosa: direito à voz e à escolha”: Yedda Aparecida de Oliveira Duarte (Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP, mestrado e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo – área:Gerontologia.)

Dia 5/10 – 9h – Live: Pessoa idosa nos tempos atuais: Gerontóloga Luiza Soeiro; Mestre em ciências e Especialista em Políticas e Terceiro Setor) e a médica Geriatra, Regina Clara Gambaro de Abreu.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira

A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025
Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção

A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 08/04/2025
Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg
Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg

A equipe de boxe olímpico da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba celebra uma importante conquista do município. A atleta Maíra Alexandre Alfredo conquistou, no último sábado (12), o título paulista de boxe olímpico na categoria ‘Elite Feminino’ até 70 kg, no 1º Campeonato Paulista de Boxe Estreantes – Elite Masculino

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 14/04/2025
Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025
Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025

O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba anunciou o resultado final das eleições para o biênio 2025. O pleito foi realizado conforme a Lei Municipal nº 2.211, de 12 de dezembro de 2014, com alterações pela Lei Municipal nº 2.544, de 3 de fevereiro de 2021. Foram eleitos os

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025
Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026

Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 22/04/2025