Pesquisar No Site
Funcionárias da Prefeitura de Caraguatatuba assistem palestra de prevenção ao câncer de mama

Funcionárias da Prefeitura de Caraguatatuba assistem palestra de prevenção ao câncer de mama
Servidoras das Secretarias da Fazenda, Administração, Obras Públicas, Assuntos Jurídicos e Gabinete do Prefeito assistiram a palestra “Conscientização e Combate ao Câncer de Mama” na manhã desta quarta-feira (27/10), no Paço Municipal, no Centro. Na atividade da Campanha do ‘Outubro Rosa’, as funcionárias receberam informações sobre a importância do autoexame periódico e do tratamento da doença na fase inicial, antes de começar o atendimento ao público.

#PraCegoVer: Enfermeira obstetra do Pró-Mulher, Margareta Cameron Vasconcelos, ministrando a palestra “Conscientização e Combate ao Câncer de Mama” (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)
A palestra foi ministrada pela enfermeira obstetra do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), Margareta Cameron Vasconcelos. O secretário de Fazenda, Nelson Hayshida, participou do evento.
Margareta Vasconcelos detalhou alguns fatores que podem contribuir para o surgimento de diversos tipos de câncer como o sedentarismo, tabagismo, alimentação não saudável, estresse e o fator genético. “Como a gente faz para prevenir, além de se alimentar melhor, fazer atividade física e não se estressar tanto? É fazendo o autoexame de mama uma vez por mês. Mas atenção para quem menstrua: a mama vai ficar dolorida e pode ter nódulo. Então esse não é um bom momento para fazer o autoexame de mama. Deve esperar acabar o fluxo para fazer o autoexame de mama”, alerta e lembra que o autoexame é um momento da mulher que deve ser feito desde a axila.
A servidora encarregada pelo Cancelamento e Baixa da Fiscalização do Comércio, Aldenira Protela Vale, iniciou as ações de conscientização sobre o câncer de mama em outubro de 2014. “Comecei esse movimento porque estava grávida entre 2011 e 2012 e no final da gravidez fui diagnosticada com câncer de mama. Quando descobri estava muito avançado. O pessoal tem mania de falar ‘não procura doença porque você vai achar’. Não! O câncer você tem que achar e quanto mais rápido for encontrado a possibilidade de cura é maior. Quero que as pessoas procurem. Se eu perguntar para qualquer um aqui, alguém conhece quem está, esteve com câncer ou faleceu em decorrência da doença”, destacou.
Veja Também Recentes

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área

Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas

CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este