Pesquisar No Site

Exames, palestra e oficina de maquiagem são ofertados pelo Pró-Mulher para difundir importância do ‘Outubro Rosa’

Publicado em: 26/10/2021
Caraguatatuba tem programação especial na próxima semana em alusão ao Dia Intencional da Mulher
Exames, palestra e oficina de maquiagem são ofertados pelo Pró-Mulher para difundir importância do ‘Outubro Rosa’

O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) de Caraguatatuba realizou, no sábado (24), diversas ações da campanha do ‘Outubro Rosa’ para enfatizar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.

#PraCegoVer: Mulher faz técnica ensinada durante oficina de maquiagem no Pró-Mulher (Foto: Luís Gava/PMC)

Durante todo o mês de outubro, o Pró-Mulher abriu aos sábados para realização exames de papanicolau – preventivo e mamografia. Esses foram devidamente encaminhados pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).

No dia, cerca de 20 mulheres, que passaram pela unidade para realização dos exames, puderam participar de uma palestra com a psicóloga Jaquelina Silva. O momento serviu para difundir informação e a oferta de acolhimento para pacientes e suas famílias.

Das 60 mulheres agendas para o papanicolau, 31 compareceram ao Pró-Mulher. Isso preocupa os especialistas da unidade por dois fatores. Um deles é quanto à importância do exame que ajuda a diagnosticar o câncer de colo de útero e outro é o absenteísmo. A falta em exames ou consultas gera o aumento da demanda, fazendo com que as filas de espera fiquem maiores.

O total de mamografias realizadas no sábado (24) foi de 62. É importante destacar que a mamografia é indicada para mulheres com mais de 40 anos e deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano. Mulheres a partir dos 60 anos devem fazer o exame a cada dois anos.

#PraCegoVer: Mulheres posam para foto com o kit de maquiagem entregue no dia da oficina. Elas estão sentadas e usam máscaras de proteção (Foto: Luís Gava/PMC)

A mamografia não é indicada para mulheres com menos de 40 anos. O exame não consegue mostrar com nitidez toda a mama por ela ser muito densa. O tecido mamário começa a mudar só a partir dos 40 anos. O que facilita a compreensão do exame e o diagnóstico de possíveis nódulos.

Emoção e superação tomaram conta do sábado, no Pró-Mulher. Isso porque 15 pacientes do setor de oncologia, em tratamento (câncer de mama ou de útero), participaram de uma oficina de maquiagem.

A oficina, que foi conduzida pela enfermeira e coach Nara Moraes, serviu para resgatar a autoestima das pacientes, além de ensinar o autoconhecimento do corpo e importância do cuidado.

Diagnosticada com câncer de colo de útero em 2017, Durvalina Moreira dos Santos, 61 anos, contou que esses encontros fortalecem a mulher que há dentro dela. “Precisamos nos cuidar, ter a autoestima lá em cima. Eu passei por várias situações que me fizeram uma mulher mais forte e hoje me sinto uma guerreira”, contou.

A aposentada relatou que diagnóstico do câncer foi um choque. Ela atuava na área da saúde como técnico de auxiliar de enfermagem. “Por ser da área, pra mim foi pior. Imagine você trabalhar com a saúde e ainda ter que descobrir que você está com câncer. Foi assustador!”.

Hoje Durvalina está bem. Passou por uma histerectomia geral (útero, ovários e trompas) e só faz acompanhamentos rotineiros.

Todas as participantes da oficina de maquiagem receberam, gratuitamente, um kit completo, com diversos cosméticos oferecido pelo Instituto da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), para usarem no dia a dia e colocarem em prática as técnicas ensinadas por Nara Moraes.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Hospital Regional do Litoral Norte lança Serviço de Oftalmologia
Hospital Regional do Litoral Norte lança Serviço de Oftalmologia

Capacidade inicial é de cerca de 30 atendimentos mês O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes, lançou em abril o novo serviço de cirurgia oftalmológica, com o objetivo de oferecer mais comodidade à população local e agilizar a fila de espera de quem aguarda por

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro

A Prefeitura de Caraguatatuba acionou na manhã de quarta-feira (17) a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e o Instituto Argonauta para providências com relação a um golfinho que apareceu morto na faixa de areia da praia do centro, nas proximidades de Secretaria de Turismo. A Sesep fez a retirada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024
Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024

Na última semana, atletas de Caraguatatuba brilharam no evento multiesportivo Arnold Brasil 2024, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. O torneio engloba fisiculturismo e outras 21 modalidades esportivas, incluindo lutas. A atleta de elite feminino, Maíra Alexandre Alfredo, que competiu por Caraguá na categoria de peso 70 kg,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
Caraguatatuba vacina 4 mil pessoas contra gripe e imunização segue nas unidades de saúde para grupos prioritários
Caraguatatuba vacina 4 mil pessoas contra gripe e imunização segue nas unidades de saúde para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) para grupos prioritários. Até o momento, 4.149 pessoas foram imunizadas. A Secretaria de Saúde estima que 66 mil devam ser vacinadas. Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, promoveu uma reunião nesta quarta-feira (3) com o Cartório de Registro de Imóveis visando otimizar os serviços prestados à população. O encontro reuniu especialistas da Secretaria de Urbanismo com o oficial de registro de imóveis, Dr. Diego Selhane Perez, juntamente

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024