Pesquisar No Site

Exames, palestra e oficina de maquiagem são ofertados pelo Pró-Mulher para difundir importância do ‘Outubro Rosa’

Publicado em: 26/10/2021
Exames, palestra e oficina de maquiagem são ofertados pelo Pró-Mulher para difundir importância do ‘Outubro Rosa’
Exames, palestra e oficina de maquiagem são ofertados pelo Pró-Mulher para difundir importância do ‘Outubro Rosa’

O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) de Caraguatatuba realizou, no sábado (24), diversas ações da campanha do ‘Outubro Rosa’ para enfatizar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.

#PraCegoVer: Mulher faz técnica ensinada durante oficina de maquiagem no Pró-Mulher (Foto: Luís Gava/PMC)

Durante todo o mês de outubro, o Pró-Mulher abriu aos sábados para realização exames de papanicolau – preventivo e mamografia. Esses foram devidamente encaminhados pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).

No dia, cerca de 20 mulheres, que passaram pela unidade para realização dos exames, puderam participar de uma palestra com a psicóloga Jaquelina Silva. O momento serviu para difundir informação e a oferta de acolhimento para pacientes e suas famílias.

Das 60 mulheres agendas para o papanicolau, 31 compareceram ao Pró-Mulher. Isso preocupa os especialistas da unidade por dois fatores. Um deles é quanto à importância do exame que ajuda a diagnosticar o câncer de colo de útero e outro é o absenteísmo. A falta em exames ou consultas gera o aumento da demanda, fazendo com que as filas de espera fiquem maiores.

O total de mamografias realizadas no sábado (24) foi de 62. É importante destacar que a mamografia é indicada para mulheres com mais de 40 anos e deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano. Mulheres a partir dos 60 anos devem fazer o exame a cada dois anos.

#PraCegoVer: Mulheres posam para foto com o kit de maquiagem entregue no dia da oficina. Elas estão sentadas e usam máscaras de proteção (Foto: Luís Gava/PMC)

A mamografia não é indicada para mulheres com menos de 40 anos. O exame não consegue mostrar com nitidez toda a mama por ela ser muito densa. O tecido mamário começa a mudar só a partir dos 40 anos. O que facilita a compreensão do exame e o diagnóstico de possíveis nódulos.

Emoção e superação tomaram conta do sábado, no Pró-Mulher. Isso porque 15 pacientes do setor de oncologia, em tratamento (câncer de mama ou de útero), participaram de uma oficina de maquiagem.

A oficina, que foi conduzida pela enfermeira e coach Nara Moraes, serviu para resgatar a autoestima das pacientes, além de ensinar o autoconhecimento do corpo e importância do cuidado.

Diagnosticada com câncer de colo de útero em 2017, Durvalina Moreira dos Santos, 61 anos, contou que esses encontros fortalecem a mulher que há dentro dela. “Precisamos nos cuidar, ter a autoestima lá em cima. Eu passei por várias situações que me fizeram uma mulher mais forte e hoje me sinto uma guerreira”, contou.

A aposentada relatou que diagnóstico do câncer foi um choque. Ela atuava na área da saúde como técnico de auxiliar de enfermagem. “Por ser da área, pra mim foi pior. Imagine você trabalhar com a saúde e ainda ter que descobrir que você está com câncer. Foi assustador!”.

Hoje Durvalina está bem. Passou por uma histerectomia geral (útero, ovários e trompas) e só faz acompanhamentos rotineiros.

Todas as participantes da oficina de maquiagem receberam, gratuitamente, um kit completo, com diversos cosméticos oferecido pelo Instituto da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), para usarem no dia a dia e colocarem em prática as técnicas ensinadas por Nara Moraes.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Orçamento de 2022 para Caraguatatuba é aprovado em 1º turno
Orçamento de 2022 para Caraguatatuba é aprovado em 1º turno

A proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 da Prefeitura de Caraguatatuba foi aprovada por unanimidade em 1º turno na sessão ordinária da última terça-feira (23/11), na Câmara Municipal, no Centro. A proposta estima a receita e fixa a despesa do município em R$ 1.079.895.594,00 para 2022. As destinações

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 24/11/2021
Guarda-Vidas Temporários iniciam trabalho nas praias de Caraguatatuba nesta sexta-feira
Guarda-Vidas Temporários iniciam trabalho nas praias de Caraguatatuba nesta sexta-feira

O trabalho dos guarda-vidas temporários (GVTs) contratados pela Prefeitura de Caraguatatuba para atuarem na temporada de verão 2021-2022 começa nesta sexta-feira (12) em várias praias do município. São 24 profissionais que passaram por treinamento do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) e vão reforçar o atendimento neste período quando o movimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 11/11/2021
Prefeitura de Caraguatatuba expande pesquisa de demanda do perfil do turista para QR Code
Prefeitura de Caraguatatuba expande pesquisa de demanda do perfil do turista para QR Code

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, realiza uma pesquisa de demanda para traçar o perfil do turismo na cidade. A novidade agora é que este questionário também está disponível por QR Code. O questionário pode ser acessado por meio de um display contendo QR Code que

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 03/11/2021
Professor da rede municipal publica artigo no mais renomado periódico científico do mundo
Professor da rede municipal publica artigo no mais renomado periódico científico do mundo

A prestigiada Revista Nature, da editora acadêmica Springer Nature, considerada a principal publicação científica dos dias atuais, publicou no início deste semestre um estudo sobre um modelo matemático que foi aplicado nas avaliações sobre as ondas durante a pandemia de Covid-19. O estudo, que teve como objetivo analisar o comportamento

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 05/11/2021
Teatro Mario Covas recebe espetáculo musical ‘Noel Rosa, O Poeta da Vila e seus Amores’
Teatro Mario Covas recebe espetáculo musical ‘Noel Rosa, O Poeta da Vila e seus Amores’

A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), por meio do Teatro Mario Covas (TMC), recebe neste no sábado (27), às 20h, o espetáculo musical ‘Noel Rosa, O Poeta da Vila e seus Amores’, da Cia. Coisas Nossas de Teatro. Os ingressos podem ser adquiridos pelo valor de R$ 40

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 25/11/2021