Pesquisar No Site
Exames, palestra e oficina de maquiagem são ofertados pelo Pró-Mulher para difundir importância do ‘Outubro Rosa’

Exames, palestra e oficina de maquiagem são ofertados pelo Pró-Mulher para difundir importância do ‘Outubro Rosa’
O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) de Caraguatatuba realizou, no sábado (24), diversas ações da campanha do ‘Outubro Rosa’ para enfatizar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.

#PraCegoVer: Mulher faz técnica ensinada durante oficina de maquiagem no Pró-Mulher (Foto: Luís Gava/PMC)
Durante todo o mês de outubro, o Pró-Mulher abriu aos sábados para realização exames de papanicolau – preventivo e mamografia. Esses foram devidamente encaminhados pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).
No dia, cerca de 20 mulheres, que passaram pela unidade para realização dos exames, puderam participar de uma palestra com a psicóloga Jaquelina Silva. O momento serviu para difundir informação e a oferta de acolhimento para pacientes e suas famílias.
Das 60 mulheres agendas para o papanicolau, 31 compareceram ao Pró-Mulher. Isso preocupa os especialistas da unidade por dois fatores. Um deles é quanto à importância do exame que ajuda a diagnosticar o câncer de colo de útero e outro é o absenteísmo. A falta em exames ou consultas gera o aumento da demanda, fazendo com que as filas de espera fiquem maiores.
O total de mamografias realizadas no sábado (24) foi de 62. É importante destacar que a mamografia é indicada para mulheres com mais de 40 anos e deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano. Mulheres a partir dos 60 anos devem fazer o exame a cada dois anos.

#PraCegoVer: Mulheres posam para foto com o kit de maquiagem entregue no dia da oficina. Elas estão sentadas e usam máscaras de proteção (Foto: Luís Gava/PMC)
A mamografia não é indicada para mulheres com menos de 40 anos. O exame não consegue mostrar com nitidez toda a mama por ela ser muito densa. O tecido mamário começa a mudar só a partir dos 40 anos. O que facilita a compreensão do exame e o diagnóstico de possíveis nódulos.
Emoção e superação tomaram conta do sábado, no Pró-Mulher. Isso porque 15 pacientes do setor de oncologia, em tratamento (câncer de mama ou de útero), participaram de uma oficina de maquiagem.
A oficina, que foi conduzida pela enfermeira e coach Nara Moraes, serviu para resgatar a autoestima das pacientes, além de ensinar o autoconhecimento do corpo e importância do cuidado.
Diagnosticada com câncer de colo de útero em 2017, Durvalina Moreira dos Santos, 61 anos, contou que esses encontros fortalecem a mulher que há dentro dela. “Precisamos nos cuidar, ter a autoestima lá em cima. Eu passei por várias situações que me fizeram uma mulher mais forte e hoje me sinto uma guerreira”, contou.
A aposentada relatou que diagnóstico do câncer foi um choque. Ela atuava na área da saúde como técnico de auxiliar de enfermagem. “Por ser da área, pra mim foi pior. Imagine você trabalhar com a saúde e ainda ter que descobrir que você está com câncer. Foi assustador!”.
Hoje Durvalina está bem. Passou por uma histerectomia geral (útero, ovários e trompas) e só faz acompanhamentos rotineiros.
Todas as participantes da oficina de maquiagem receberam, gratuitamente, um kit completo, com diversos cosméticos oferecido pelo Instituto da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), para usarem no dia a dia e colocarem em prática as técnicas ensinadas por Nara Moraes.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove debate sobre os 20 anos do SUAS em Conferência Municipal
A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social começou nesta segunda-feira (7) em Caraguatatuba com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O evento segue até a tarde de terça-feira (8) A Conferência de Assistência Social é um espaço democrático onde a sociedade civil, usuários da assistência

Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba define semifinalistas
O Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba entrou em sua reta decisiva com as quartas de final disputadas no último domingo (15), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A competição, que reúne 48 equipes do município, é classificatória para o Campeonato Amador das 1ª, 2ª e 3ª divisões

Adolescente denuncia estupro em Caraguatatuba – Caso mobiliza GCM Polícia Civil e Conselho Tutelar
Um caso de suposto estupro contra uma adolescente de 16 anos mobilizou equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Civil na manhã de quinta-feira (10), em Caraguatatuba. A ocorrência teve início no bairro Sumaré e segue em investigação. Segundo a Guarda Civil, uma viatura realizava patrulhamento nas imediações

Caraguatatuba seleciona cinco vídeos para 1ª mostra no Salão São Paulo de Turismo
Os cinco vídeos que irão representar Caraguatatuba na 1ª Mostra de Filmes Turísticos, parte do 21º Salão São Paulo de Turismo foram selecionados. O evento foi adiado e uma nova data será divulgada em breve pelos organizadores. Confira os selecionados 1º Lugar – Vitória Bortoluzzi 2⁰ Lugar – Tiago Job

Caraguatatuba realiza nova feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Dez animais estarão à espera de um novo lar na 2° edição da Feira de Adoção realizada neste sábado (14), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal,