Pesquisar No Site

Fundacc e Prefeitura de Caraguatatuba celebram Setembro Azul com evento inclusivo no Teatro Mario Covas

Publicado em: 28/09/2021
Fundacc e Prefeitura de Caraguatatuba celebram Setembro Azul com evento inclusivo no Teatro Mario Covas
Fundacc e Prefeitura de Caraguatatuba celebram Setembro Azul com evento inclusivo no Teatro Mario Covas

O mês de setembro é marcado por muitas cores e lutas, entre elas, está o azul, que representa o orgulho das pessoas com deficiência auditiva e surdos. Na última quinta-feira (23/09/21) a Fundacc, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, transformou este azul em muita festa e celebração no Sensitive Experience.

#PraCegoVer: Grupo de pessoas que foram ao evento Sensitive Experience posa para foto (Foto: Divulgação/PMC)

O evento foi idealizado pela jornalista e intérprete de Libras da Fundacc, Talita Fernanda, e a data foi escolhida pela proximidade com o Dia Nacional dos Surdos, comemorado em 26 de setembro.

Música, interpretação em Libras e muita vibração. Estes são os atrativos que completaram o maior evento inclusivo voltado a surdos de todo o Litoral Norte de São Paulo. O Sensitive Experience, com o objetivo de proporcionar uma experiência sensitiva aos surdos e pessoas com deficiência auditiva, trouxe a todos os presentes a verdadeira sensação de uma balada eletrônica.

Entre as marcantes sensações desta festa para os surdos participantes, está a foto tirada pelo grupo com os DJs. O surdo A.M., de 16 anos, chorou ao se ver ao lado de um DJ, após anos sem ter nenhuma convivência social devido a sua deficiência auditiva.

A festa foi reconhecida por grandes grupos voltados a divulgação de música eletrônica, como o “eletrovibez”, que com mais de 50 mil seguidores no instagram, publicou vídeos e fotos do Sensitive, parabenizando a Fundacc, Prefeitura de Caraguatatuba, a intérprete Talita Fernanda e os DJs Flerte e Djay_V pela iniciativa.

O Dj Flerte, artista da CONCEPT101 de Ibiza e Djay_V, residente da casa Blues On The Rocks em Ubatuba tocaram diversos hits da música eletrônica, acompanhados de interpretação em Libras, contando com as intérpretes Talita Fernanda e Talita Souza.

O prefeito Aguilar Júnior, que sancionou a Lei 2.488/2019, que obriga a presença de intérprete de Libras nos eventos oficiais do município celebra a realização do Sensitive Experience. “Viver experiências, por meio dos outros sentidos, é parte do dia a dia da comunidade surda, e o evento deste fim de semana foi uma conquista. Eu e minha equipe estaremos sempre dispostos a fomentar a inclusão em Caraguatatuba”, disse o prefeito Aguilar Junior.

Para a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, esta foi uma experiência única para toda equipe do Teatro Mário Covas.  “Foi maravilhoso ver a alegria dos surdos, sentindo a música, por meio da vibração, interpretação em Libras e sem nenhuma barreira. Temos muito orgulho de poder proporcionar este evento inclusivo em homenagem ao Dia dos Surdos, e do Setembro Azul. Agradecemos a todos os envolvidos, voluntários e também as nossas alunas do Curso de Libras da Fundacc, que tiveram uma verdadeira aula prática em contato com os surdos neste dia”, conta.

“Fui surpreendida, mais uma vez, com o grau de envolvimento e participação dos surdos durante as músicas do Sensitive Experience. Eles dançaram o tempo todo. Em 2020, em plena pandemia, o pastor Arthur acreditou na importância deste evento e foi alucinante. Tivemos a presença de surdos das quatro cidades do Litoral Norte e eles também dançaram e curtiram muito”, afirma a idealizadora do evento, Talita Fernanda.

Setembro Azul é o mês da visibilidade da comunidade surda brasileira. O mês é marcado por diversos eventos voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Certificados de reservistas podem ser retirados na Junta Militar de Caraguatatuba
Certificados de reservistas podem ser retirados na Junta Militar de Caraguatatuba

Os Certificados de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar (certificado de reservista) estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, na Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba, no Sumaré. O Ministério da Defesa envia um aviso no e-mail do adolescente ou ele pode ser informar sobre a chegada

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 17/11/2021
Nadadores de Caraguatatuba quebram recordes na Maratona Aquática 14 Bis
Nadadores de Caraguatatuba quebram recordes na Maratona Aquática 14 Bis

Os nadadores de Caraguatatuba participaram neste sábado (13) das provas da Maratona Aquática 14 Bis, na cidade de Bertioga. Os competidores do município dominaram o campeonato, com a quebra de dois recordes, conquistas de três primeiros lugares e um segundo lugar. A Maratona Aquática 14 Bis tem aproximadamente 14 km

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 16/11/2021
Caraguatatuba continua com aplicação das três doses contra Covid-19
Caraguatatuba continua com aplicação das três doses contra Covid-19

Os postos de vacinação de Caraguatatuba continuam aplicando a vacina contra Covid-19 (primeira, segunda ou terceira doses). Hoje, o município tem 81% da população geral estimada com a primeira dose e 70% com a segunda. A Secretaria de Saúde reforça que o percentual de vacinados com a segunda dose precisa

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 03/11/2021
Projeto Arte Grafite revitaliza Pista de Skate em Caraguatatuba
Projeto Arte Grafite revitaliza Pista de Skate em Caraguatatuba

A pista de skate respirou arte, criatividade e muita diversão no final de outubro. O Projeto Arte Grafite chegou à Caraguatatuba e transformou a Pista de Skate da cidade em uma verdadeira tela. Esta foi a proposta do projeto Arte Grafite, que tem como objetivo criar obras de arte ao

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 04/11/2021
Alunos do curso de Serralheria em Aço e Alumínio iniciam aulas práticas
Alunos do curso de Serralheria em Aço e Alumínio iniciam aulas práticas

O curso de Serralheria em Aço e Alumínio promovido pelo Fundo Social de Caraguatatuba em parceria com o Senai segue a todo vapor. Na terça-feira (16) os 32 alunos iniciaram as aulas práticas na regional sul, no bairro Porto Novo. Nas práticas eles aprenderão a traçar os materiais conforme desenhos,

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 17/11/2021