Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba autua mais quatro ferros-velhos nas regiões norte e sul

Publicado em: 05/08/2021
Prefeitura de Caraguatatuba autua mais quatro ferros-velhos nas regiões norte e sul
Prefeitura de Caraguatatuba autua mais quatro ferros-velhos nas regiões norte e sul

Mais quatro ferro-velhos foram autuados na quarta-feira (4) pelas equipes de fiscalização da Prefeitura de Caraguatatuba. Entre as infrações, estavam falta de alvará de funcionamento, ausência do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

#PraCegoVer: Fiscais e policiais estão na entrada de uma reciclagem (Foto: Divulgação/PMC)

Participaram das ações os fiscais de posturas da Secretaria de Urbanismo e da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, com apoio das Polícia Civil e Militar, com a Atividade Delegada.

Na região sul, o estabelecimento está localizado no Barranco Alto e não tinha alvará de funcionamento, por isso a autuação do Urbanismo. O mesmo ocorreu na Tabatinga, região norte, desta vez com autuação da Vigilância Sanitária.

Ainda na região norte, os fiscais da Saúde autuaram um ferro-velho no Massaguaçu, que estava sem o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e o  Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

#PraCegoVer: Fiscais estão em pé e fazem autuação (Foto: Divulgação/PMC)

A fiscalização teve início no final de junho e a ação faz parte da força-tarefa criada para coibir o furto de materiais nobres, como fios de cobre, cabos de energia, tampas de bueiros, hidrômetros e gradis de ferro, que possuem alto valor agregado, além de identificar possíveis receptadores.

A fiscalização também apura a origem de outros materiais, encontrados nas ações integradas, com procedência suspeita.

O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, frisa que essa ação nao é um ‘caça às bruxas’, até porque os estabelecimentos são importantes para a reciclagem de materiais e da sustentabilidade. “O que não pode é funcionar irregularmente  e nem comprar produtos frutos de atividades criminosas”.

Já são 27 estabelecimentos notificados pelas equipes da Fiscalização de Posturas e Vigilância Sanitária para apresentação do alvará de funcionamento, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), entre outros documentos. Após o prazo, se não apresentarem a documentação, eles serão fechados.

As equipes destacam que as ações de fiscalização tem como objetivo reduzir a quantidade de furtos ocorridos ao longo do município, e assim evitar os transtornos secundários, gerados aos munícipes, que sofrem com falta de energia e falta de água nas residências em virtude das ações criminosas.

O que diz a Lei

Quem for flagrado com material identificado como produto de furto pode responder criminalmente por receptação.

O artigo 180 do Decreto Lei nº 2.848 de 7 de Dezembro de 1940, tipifica como recepção qualificada, com base na redação dada pela Lei nº 9.426, de 1996, adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito, desmontar, montar, remontar, vender, expor à venda, ou de qualquer forma utilizar, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, coisa que deve ser produto de crime. A pena é reclusão de três a oito anos e multa.

Conforme o parágrafo 4º, do mesmo artigo, a receptação é punível, ainda que desconhecido ou isento de pena o autor do crime de que proveio a coisa. Já o parágrafo 6º define que: tratando-se de bens e instalações do patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista, a pena prevista é em dobro.

A orientação para a população é que em caso de atitudes suspeitas ligue imediatamente para o telefone 190 da Polícia Militar ou faça denúncias pelo 181 da Polícia Civil.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba chama mais 10 bolsistas do PEAD para apresentação na próxima semana
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais 10 bolsistas do PEAD para apresentação na próxima semana

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais 10 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para trabalhar na limpeza e manutenção urbana do município. A apresentação dos convocados (utilizando máscara conforme o Decreto Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020) será nas próximas segunda, terça e quarta-feira (3, 4 e

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 29/12/2021
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais 15 aprovados do Concurso Público 01/2018
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 59 aprovados do Concurso Público 01/2018

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 59 aprovados do Concurso Público 01/2018 no Diário Oficial Eletrônico do Município (Edital 699) dessa quarta-feira (29/12). Os aprovados devem comparecer (utilizando máscara conforme o Decreto Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020) será nas próximas segunda, terça e quarta-feira (3, 4

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 29/12/2021
Programação musical do 'Vem Pro Som' movimenta segundo final de semana de 2022
‘Vem Pro Som’ traz diferentes estilos musicais esta semana em Caraguatatuba

A última semana do ano começa com uma programação bem variada de artistas locais que se apresentam dentro do projeto ‘Vem Pro Som’. Até quinta-feira as atrações são no Mirante do Por do Som, no Camaroeiro, a partir das 17h30, e na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no centro, a

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 27/12/2021
Equipe de basquete de Caraguatatuba fica em terceiro lugar na Liga Paulista
Equipe de basquete de Caraguatatuba fica em terceiro lugar na Liga Paulista

O time de basquete da ABASC Basketball School de Caraguatatuba participou da disputa pela Liga Paulista de Basquete com a equipe masculina Sub-16. O campeonato ocorreu pela série B da Federação Paulista de Basketball e aconteceu no sábado (18) na cidade de Poá. A equipe masculina Sub-16 venceu a equipe

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 20/12/2021
Operação Tapa Buracos atende mais de 400 locais em dezembro
Operação Tapa Buracos atende mais de 400 locais em dezembro

A Prefeitura de Caraguatatuba divulgou o balanço dos serviços realizados durante o mês de dezembro em parceria com a empresa Electra, responsável pela Operação Tapa Buracos e outras melhorias de zeladoria no município. Foram utilizadas 34 toneladas de massa asfáltica CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente) e 17 toneladas de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 06/01/2022