Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba atende 13 denúncias de veículos abandonados em vias públicas no mês de julho

Prefeitura de Caraguatatuba atende 13 denúncias de veículos abandonados em vias públicas no mês de julho
Prefeitura de Caraguatatuba atende 13 denúncias de veículos abandonados em vias públicas no mês de julho

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, atendeu no mês de julho 13 denúncias de carros abandonados em vias públicos. Os proprietários tiveram os carros adesivados.

#PraCegoVer: Jipe abandonado em via pública é preparado para ser colocado no guincho (Foto: Divulgação/PMC)

Neste ano, foi a primeira vez que não houve a necessidade de guinchamento dos veículos. Na avaliação do secretário da pasta, Marcel Giorgeti, esse é um termômetro de que o trabalho de fiscalização tem dado resultado.

“As equipes estão nas ruas para manter vias limpas de veículos que podem até fazer mal para a saúde”, reforça.

No primeiro semestre de 2021 foram registradas 84 denúncias de abandono de veículos, sendo que deste total, 83 foram removidos.

A ‘Operação Bicho-Preguiça’, como foi batizada, tem por objetivo que os proprietários retirem esses veículos largados há muito tempo em vias públicas. Em julho, a maior incidência de denúncias via Canal 156 e direto na Secretaria, foi na região central.

Conforme a Lei Municipal 2442/18, são recolhidos veículos abandonados (motos, carros ou caminhões) que estejam com vidros quebrados, pneus murchos, sem para-lamas, sem bancos ou com sinais severos de ferrugem.

Pode ser considerado estado de abandono o veículo que, em condições de trafegar, permaneça estacionado seguidamente na rua por mais de 15 dias, no mesmo local, ou aquele que apresente visíveis sinais de deterioração pela ação do tempo, impossibilitado de se deslocar, estacionado na rua por mais de cinco dias ininterruptamente.

Um adesivo é colocado no veículo e passado 15 dias, ele é recolhido. O trabalho de recolhimento é realizado pelos agentes de trânsito, que constatam o estado de abandono e aplicam as multas cabíveis, nos termos do Código de Trânsito Brasileiro.

O proprietário identificado é notificado, via Correios, após o guinchamento, para fazer a retirada do pátio. Veículos com mais de seis meses no pátio credenciado pela Prefeitura podem ser leiloados.

Caso o proprietário não seja identificado, a Prefeitura faz a notificação por meio de publicação de um edital no Diário Oficial de Município. No caso de ficar constatado por laudo do setor competente da Secretaria Municipal de Saúde que o veículo apresenta risco para a saúde pública, a remoção é imediata.

Passado o prazo da notificação ou do edital, o veículo será imediatamente recolhido pela Prefeitura ao pátio, ficando à disposição do seu proprietário.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800-778-8080 ou Central de Relacionamento 156, site 156.caraguatatuba.sp.gov.br e aplicativo “Caraguatatuba 156”, disponível para celulares Android e IOS, onde poderá acompanhar todo o andamento do protocolo na palma da mão, sem sair de casa.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Operação Tapa Buracos atende mais de 400 locais em dezembro
Operação Tapa Buracos atende mais de 400 locais em dezembro

A Prefeitura de Caraguatatuba divulgou o balanço dos serviços realizados durante o mês de dezembro em parceria com a empresa Electra, responsável pela Operação Tapa Buracos e outras melhorias de zeladoria no município. Foram utilizadas 34 toneladas de massa asfáltica CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente) e 17 toneladas de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 06/01/2022
Problemas financeiros e telefonia móvel marcam os 5,3 mil atendimentos do Procon de Caraguatatuba em 2021
Problemas financeiros e telefonia móvel marcam os 5,3 mil atendimentos do Procon de Caraguatatuba em 2021

O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba encerrou 2021 com 5.395 procedimentos formalizados e 6.368 não formalizados, relativos a orientações e encaminhamentos para outros órgãos públicos, totalizando 11.763 atendimentos entre janeiro e dezembro.  As queixas financeiras ocuparam o topo do ranking na maior parte do ano e as empresas de telefonia

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 11/01/2022
Prefeitura de Caraguatatuba decreta caducidade do contrato com a Praiamar Transportes
Prefeitura de Caraguatatuba decreta caducidade do contrato com a Praiamar Transportes

A Prefeitura de Caraguatatuba decretou nesta segunda-feira (20) a caducidade do contrato com a empresa Praiamar Transportes, prestadora dos serviços de transporte público no município. A decisão se dá após os vários descumprimentos de clausulas contratuais cometidas pela empresa. Apenas neste ano, o setor de Transporte Público da Secretaria de

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 20/12/2021
IBGE segue com devolução da taxa de inscrição do Censo 2021
IBGE segue com devolução da taxa de inscrição do Censo 2021

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) continua com a devolução da taxa de inscrição aos candidatos do processo seletivo simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2021, cancelado em outubro em função do corte dos recursos reservados para a contagem da população no orçamento da União. O pedido de reembolso

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 07/01/2022
FUNDACC adia espetáculos no Teatro Mario Covas no mês de janeiro
Teatro Mario Covas tem programação especial para toda família no mês de janeiro

O Teatro Mario Covas (TMC) retoma as atividades no mês de janeiro com uma programação recheada que irá agradar toda a família. Música, comédia, Stand Up e muita diversão para a garotada é o que aguarda o público neste mês. Os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos de maneira

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 07/01/2022