Pesquisar No Site

Alistamento militar para jovens nascidos em 2003 continua até 31 de agosto na internet

Publicado em: 09/08/2021
Jovens nascidos em 2004 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de junho
Alistamento militar para jovens nascidos em 2003 continua até 31 de agosto na internet

Jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) nascidos em 2003 devem se alistar nas Forças Armadas até o dia 31 de agosto (terça-feira) no site https://www.alistamento.eb.mil.br/. O alistamento militar é obrigatório para todo brasileiro do sexo masculino ao completar 18 anos de idade.

#PraCegoVer: Soldado da Força Aérea Brasileira (FAB) durante a Operação Covid-19, entregando cesta básica a morador de Alcântara/MA (Foto: Soldado A. Soares/FAB)

Para o cadastro online, é necessário apenas o CPF, RG, comprovante de endereço com CEP, e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato pode acompanhar os próximos passos no mesmo site. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro. É recomendado não deixar o alistamento para o último dia para evitar transtornos provocados pela sobrecarga do sistema. Se o jovem desejar alistar-se com nome social, deve ir à Junta Militar com a certidão de nascimento ou equivalente, comprovante de residência, documento oficial com foto, tais como: carteira de identidade, de trabalho, profissional ou passaporte e requerimento para uso de nome social.

Os nascidos antes de 2003, que ainda não fizeram o alistamento, têm o ano inteiro para procurar a Junta de Serviço Militar, no Sumaré (utilizando máscara conforme os Decretos Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020, e Estadual nº 64.959, de 4 de maio de 2020). É necessário pagar a multa de R$ 4,94 (reajustada trimestralmente) para cada ano de atraso no alistamento

O atendimento presencial no período do distanciamento social para evitar a proliferação da Covid-19, é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Mais informações pelo telefone (12) 3882-6006 (dias úteis) e pelo e-mail jsm077@gmail.com.

#PraCegoVer: Arte com o aviso: “Novo prazo: até 31 de agosto/ Alistamento prorrogado/ https://alistamento.eb.mil.br/” (Arte: Divulgação/Diretoria de Serviço Militar)

O Ministério da Defesa estima que 1,4 milhão de jovens realizem o alistamento em 2021. O brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar e não poderá obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino.

Também não poderá obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

As mulheres e os eclesiásticos estão isentos do serviço militar obrigatório em tempo de paz (Artigo 143 da Constituição Federal), mas quem quiser seguir carreira nas Forças Armadas tem a opção de inscrever nos concursos públicos das escolas militares (http://www.eb.mil.br/web/ingresso/militar-de-carreira;  https://www.marinha.mil.br/sspm/;  e http://fab.mil.br/ingresso).

A Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba fica na Rua Taubaté, 520, no Sumaré. Mais informações pelo telefone 156 de segunda a sexta, das 8h às 18h, ou pelo e-mail jsm077@gmail.com. O aplicativo Caraguatatuba 156 está disponível para download na “Play Store” do celular. Outras informações também estão no perfil do Instagram da Diretoria de Serviço Militar, no link https://www.instagram.com/alistamento_oficial/.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

GCM de Caraguatatuba apreende veículo suspeito de ter sido furtado
GCM de Caraguatatuba apreende veículo suspeito de ter sido furtado

A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou na noite de terça-feira (02) a apreensão de um veículo, sob suspeita de ter sido furtado. Por volta das 19h30, um agente de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, ao fazer o patrulhamento na região central da cidade, avistou

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 03/04/2024
Eleição para escolha do Conselho da Juventude é nesta quinta-feira na Fundacc
Eleição para escolha do Conselho da Juventude é nesta quinta-feira na Fundacc

Nesta quinta-feira (18), qualquer cidadão eleitor de Caraguatatuba, munido de título de eleitor, pode votar na eleição que escolherá os membros da sociedade civil do Conselho da Juventude (Conjuve). A eleição ocorrerá na Fundacc, na Rua Santa Cruz, 396 – Centro, das 10h às 15h. A abertura da inscrição dos

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 17/04/2024
Caraguatatuba espera 100 participantes na 1º Etapa de Pesca do Campeonato Paulista na praia do Massaguaçu
Caraguatatuba espera 100 participantes na 1º Etapa de Pesca do Campeonato Paulista na praia do Massaguaçu

Caraguatatuba conta neste final de semana com mais um evento esportivo. A 1ª Etapa de Pesca do Campeonato Paulista será realizada na praia do Massaguaçu, a partir das 8h. A competição é organizada pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento e conta com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba. A expectativa

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Eleição o Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo
Eleição do Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo

Interessados podem participar nesta quinta-feira (18), da eleição dos conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). A votação será das 10h às 17h, na Secretaria de Turismo, no Centro. O Conselho terá composição paritária entre membros do poder público e da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril

A Universidade de Taubaté (UNITAU) prorrogou o prazo de inscrição do concurso público para contratação de professores para o campus Caraguatatuba, em caráter efetivo, até o dia 2 de abril. O edital de retificação foi publicado nesta quarta-feira (27/3).   Com o novo prazo, a solicitação para inscrição em mais de uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024