Pesquisar No Site
Alistamento militar para jovens nascidos em 2003 continua até 31 de agosto na internet

Alistamento militar para jovens nascidos em 2003 continua até 31 de agosto na internet
Jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) nascidos em 2003 devem se alistar nas Forças Armadas até o dia 31 de agosto (terça-feira) no site https://www.alistamento.eb.mil.br/. O alistamento militar é obrigatório para todo brasileiro do sexo masculino ao completar 18 anos de idade.

#PraCegoVer: Soldado da Força Aérea Brasileira (FAB) durante a Operação Covid-19, entregando cesta básica a morador de Alcântara/MA (Foto: Soldado A. Soares/FAB)
Para o cadastro online, é necessário apenas o CPF, RG, comprovante de endereço com CEP, e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato pode acompanhar os próximos passos no mesmo site. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro. É recomendado não deixar o alistamento para o último dia para evitar transtornos provocados pela sobrecarga do sistema. Se o jovem desejar alistar-se com nome social, deve ir à Junta Militar com a certidão de nascimento ou equivalente, comprovante de residência, documento oficial com foto, tais como: carteira de identidade, de trabalho, profissional ou passaporte e requerimento para uso de nome social.
Os nascidos antes de 2003, que ainda não fizeram o alistamento, têm o ano inteiro para procurar a Junta de Serviço Militar, no Sumaré (utilizando máscara conforme os Decretos Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020, e Estadual nº 64.959, de 4 de maio de 2020). É necessário pagar a multa de R$ 4,94 (reajustada trimestralmente) para cada ano de atraso no alistamento
O atendimento presencial no período do distanciamento social para evitar a proliferação da Covid-19, é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Mais informações pelo telefone (12) 3882-6006 (dias úteis) e pelo e-mail jsm077@gmail.com.

#PraCegoVer: Arte com o aviso: “Novo prazo: até 31 de agosto/ Alistamento prorrogado/ https://alistamento.eb.mil.br/” (Arte: Divulgação/Diretoria de Serviço Militar)
O Ministério da Defesa estima que 1,4 milhão de jovens realizem o alistamento em 2021. O brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar e não poderá obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino.
Também não poderá obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.
As mulheres e os eclesiásticos estão isentos do serviço militar obrigatório em tempo de paz (Artigo 143 da Constituição Federal), mas quem quiser seguir carreira nas Forças Armadas tem a opção de inscrever nos concursos públicos das escolas militares (http://www.eb.mil.br/web/ingresso/militar-de-carreira; https://www.marinha.mil.br/sspm/; e http://fab.mil.br/ingresso).
A Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba fica na Rua Taubaté, 520, no Sumaré. Mais informações pelo telefone 156 de segunda a sexta, das 8h às 18h, ou pelo e-mail jsm077@gmail.com. O aplicativo Caraguatatuba 156 está disponível para download na “Play Store” do celular. Outras informações também estão no perfil do Instagram da Diretoria de Serviço Militar, no link https://www.instagram.com/alistamento_oficial/.
Veja Também Recentes

Filme “Caçadores” será lançado na próxima segunda em Caraguatatuba
Com o título “Caçadores” e enredo de terror e suspense, o filme estreia na próxima segunda-feira (30/6) na Videoteca Lúcio Braun, às 18h30. A direção é assinada por Alexandre Manz, Edward Betti e Nélson Araújo. A classificação é de 16 anos e a entrada é gratuita. O filme foi produzido

Caraguatatuba seleciona cinco vídeos para 1ª mostra no Salão São Paulo de Turismo
Os cinco vídeos que irão representar Caraguatatuba na 1ª Mostra de Filmes Turísticos, parte do 21º Salão São Paulo de Turismo foram selecionados. O evento foi adiado e uma nova data será divulgada em breve pelos organizadores. Confira os selecionados 1º Lugar – Vitória Bortoluzzi 2⁰ Lugar – Tiago Job

GCM de Caraguatatuba prende dupla em flagrante por roubo na região central
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba prendeu dois homens em flagrante pelo crime de roubo na manhã desta quarta-feira (9), após uma ação rápida nas proximidades da pista de skate da Avenida Dr. Arthur Costa Filho, na região central da cidade. A ocorrência foi registrada por volta das 6h50 e

Caraguatatuba promove debate sobre os 20 anos do SUAS em Conferência Municipal
A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social começou nesta segunda-feira (7) em Caraguatatuba com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O evento segue até a tarde de terça-feira (8) A Conferência de Assistência Social é um espaço democrático onde a sociedade civil, usuários da assistência

“A Batalha da Rua Maria Antônia” é destaque desta sexta-feira na Videoteca Lúcio Braun
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui exibe nesta sexta-feira (4/7), às 19h, o filme “A Batalha da Rua Maria Antônia” na Videoteca Lúcio Braun com entrada gratuita. A classificação indicativa é 16 anos. Dirigido por Vers Egito, é um drama que mergulha no Brasil de 1968, em plena ditadura militar. O filme acompanha a jornada de