Pesquisar No Site

Alistamento militar para jovens nascidos em 2003 continua até 31 de agosto na internet

Publicado em: 09/08/2021
Alistamento militar para jovens nascidos em 2003 continua até 31 de agosto na internet
Alistamento militar para jovens nascidos em 2003 continua até 31 de agosto na internet

Jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) nascidos em 2003 devem se alistar nas Forças Armadas até o dia 31 de agosto (terça-feira) no site https://www.alistamento.eb.mil.br/. O alistamento militar é obrigatório para todo brasileiro do sexo masculino ao completar 18 anos de idade.

#PraCegoVer: Soldado da Força Aérea Brasileira (FAB) durante a Operação Covid-19, entregando cesta básica a morador de Alcântara/MA (Foto: Soldado A. Soares/FAB)

Para o cadastro online, é necessário apenas o CPF, RG, comprovante de endereço com CEP, e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato pode acompanhar os próximos passos no mesmo site. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro. É recomendado não deixar o alistamento para o último dia para evitar transtornos provocados pela sobrecarga do sistema. Se o jovem desejar alistar-se com nome social, deve ir à Junta Militar com a certidão de nascimento ou equivalente, comprovante de residência, documento oficial com foto, tais como: carteira de identidade, de trabalho, profissional ou passaporte e requerimento para uso de nome social.

Os nascidos antes de 2003, que ainda não fizeram o alistamento, têm o ano inteiro para procurar a Junta de Serviço Militar, no Sumaré (utilizando máscara conforme os Decretos Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020, e Estadual nº 64.959, de 4 de maio de 2020). É necessário pagar a multa de R$ 4,94 (reajustada trimestralmente) para cada ano de atraso no alistamento

O atendimento presencial no período do distanciamento social para evitar a proliferação da Covid-19, é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Mais informações pelo telefone (12) 3882-6006 (dias úteis) e pelo e-mail jsm077@gmail.com.

#PraCegoVer: Arte com o aviso: “Novo prazo: até 31 de agosto/ Alistamento prorrogado/ https://alistamento.eb.mil.br/” (Arte: Divulgação/Diretoria de Serviço Militar)

O Ministério da Defesa estima que 1,4 milhão de jovens realizem o alistamento em 2021. O brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar e não poderá obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino.

Também não poderá obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

As mulheres e os eclesiásticos estão isentos do serviço militar obrigatório em tempo de paz (Artigo 143 da Constituição Federal), mas quem quiser seguir carreira nas Forças Armadas tem a opção de inscrever nos concursos públicos das escolas militares (http://www.eb.mil.br/web/ingresso/militar-de-carreira;  https://www.marinha.mil.br/sspm/;  e http://fab.mil.br/ingresso).

A Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba fica na Rua Taubaté, 520, no Sumaré. Mais informações pelo telefone 156 de segunda a sexta, das 8h às 18h, ou pelo e-mail jsm077@gmail.com. O aplicativo Caraguatatuba 156 está disponível para download na “Play Store” do celular. Outras informações também estão no perfil do Instagram da Diretoria de Serviço Militar, no link https://www.instagram.com/alistamento_oficial/.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Equipe de Caraguatatuba vence jogos pelo Campeonato Paulista de Basquete
Equipe de Caraguatatuba vence jogos pelo Campeonato Paulista de Basquete

O fim de semana foi importante para as equipes de basquete de Caraguatatuba Sub 15 e Sub 16 masculino, que venceram as duas partidas realizadas no sábado (20), na cidade de Poá, que disputaram partidas válidas pelo Campeonato Paulista (Série B) As equipes comandadas pelo técnico Rubens de Castro mostraram

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/11/2021
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para a retomada do futebol amador nesse verão
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para a retomada do futebol amador nesse verão

O futebol amador vai voltar pra cidade neste verão através do Campeonato Municipal de Beach Soccer, que será realizado entre os dias 10 e 30 de janeiro de 2022 na Arena Verão, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Recreação de Caraguatatuba. As inscrições começam no próximo dia 8 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 06/12/2021
Alunos da E. E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr. realizam visita técnica à Biblioteca Afonso Schmidt
Alunos da E. E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr. realizam visita técnica à Biblioteca Afonso Schmidt

Os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Eduardo Corrêa da Costa Junior realizaram uma visita técnica à Biblioteca Municipal Afonso Schmidt. Na ocasião, os jovens visitaram as exposições alusivas ao mês da Consciência Negra: ‘Profusão Visceral’, ‘Pretas Palavras’ e a exposição fotográfica ‘Mostra Sua Cara’, elaborada pelos estudantes

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 30/11/2021
Estudantes de Caraguatatuba participam da soltura de aves reabilitadas
Estudantes de Caraguatatuba participam da soltura de aves reabilitadas

Alunos da Emei/Emef Pedro João de Oliveira, localizada no bairro Tabatinga, participaram na tarde de quinta-feira (18) de uma atividade muito especial de educação e preservação ambiental organizada pelo setor de Projetos da Secretaria de Educação de Caraguatatuba. Um grupo de 23 alunos da rede municipal colaborou com a soltura

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 19/11/2021
LOA 2022 de Caraguatatuba será votada em 1º turno nesta terça-feira
LOA 2022 de Caraguatatuba será votada em 1º turno nesta terça-feira

O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 da Prefeitura de Caraguatatuba será discutido e votado em 1º turno nesta terça-feira (23/11), na sessão ordinária da Câmara Municipal. A proposta estima a receita e fixa a despesa do município em R$ 1.079.895.594,00 para 2022. A Câmara de Caraguatatuba promoveu

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 22/11/2021