Pesquisar No Site
Praiamar: Em três meses, Caraguatatuba amplia linhas, descongela benefícios para funcionários e lança aplicativo de rastreio
Praiamar: Em três meses, Caraguatatuba amplia linhas, descongela benefícios para funcionários e lança aplicativo de rastreio
A intervenção na empresa Praiamar Transportes completa três meses, nesta semana, com saldo positivo de ações. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, efetuou mudanças e aprimoramentos das linhas, descongelou em parceria com o sindicato os benefícios dos funcionários estagnados desde 2018 e prepara o lançamento do Cittamobi, aplicativo de rastreio de ônibus.

#PraCegoVer: Ônibus da Praiamar (Foto: Luis Gava/PMC)
As viagens aumentaram em cerca de 9 mil por mês, de acordo com balanço feito pela empresa. Um dos motivos do crescimento foi o aumento para 45 ônibus nas ruas, possibilitando o aprimoramento das linhas, mudanças de horários e mais ofertas para os passageiros.
O departamento de transporte público da secretaria de Mobilidade já implementou inúmeras mudanças nas principais linhas que atendem Caraguatatuba. As linhas de ônibus da região norte que já receberam mudanças e melhorias no serviço foram Tabatinga, Massaguaçu, Getuba e bairros adjacentes.
Já na região sul houve uma readequação do quadro de horários das linhas e melhoramento do atendimento nas regiões onde atendimento era mínimo ou até não existia. Os bairros desta região que receberam melhorias foram Travessão, Barranco Alto, Caraguá II, Jaraguá, Perequê Mirim, Vapapesca, Porto Novo, Colônias, Tinga, Gaivotas, Olaria, Golfihos, Morro do Algodão, Pontal Santamarina, Pegorelli e Tarumãs.
Para o próximo mês as equipes estão preparando as adequações das linhas que atendem a região central da cidade.
Na próxima semana ficará disponível para a população o aplicativo de rastreio de ônibus, o Cittamobi. O novo serviço oferece ao usuário do transporte público a possibilidade de localizar exatamente em qual trecho do município o ônibus de sua linha se encontra, informando o momento correto que passará no ponto desejado.
Reajuste Salarial
A Praiamar e o Sindicato da categoria entraram em acordo, nas últimas semanas, para reajuste salarial, VR e banco de horas dos funcionários da Praiamar. A categoria estava com seus benefícios congelados desde 2018.
Durante a intervenção, a Praiamar e o Sindicato se aproximaram, possibilitando os acordos de reajuste, que foram selados após duas assembleias com participação de Francisco Israel e Everson Silva Albuquerque, presidente e assessor da diretoria do Sindicato, respectivamente.
A reunião contou ainda com José Ronaldo, interventor da Praiamar; Marcel Luiz Giorgeti, secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão de Caraguatatuba e funcionários da empresa.
O acordo coletivo de trabalho é referente ao período de 01/05/2021 a 30/04/2022, tendo sido alterada a data base da categoria, passando de novembro para o mês de maio.
Sobre o reajuste salarial, o mesmo será no percentual de 6,7%, sendo 2,55% da inflação do período medido pelo INPC/IBGE referente à data base 2019 e acrescido de 4,15% referente à data base de 2020.
A Intervenção
Além das ações mencionadas, a empresa Praiamar Transportes, durante a intervenção, iniciou a higienização completa de sua frota, além da melhoria na manutenção dos veículos, como alinhamento, balanceamento, troca de molas e troca de almofadas de bancos.
Por fim, foram atendidas todas as notificações da Secretaria de Mobilidade Urbana, no que tange a melhoria de horários, implantação de linha, comprimento das ordens de serviços estabelecidas.
Veja Também Recentes
Ação rápida da Guarda Civil resulta na apreensão de revólver após alerta de possível sequestro
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foi acionada, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), na tarde de quinta-feira (2), durante patrulhamento no bairro Porto Novo. A denúncia foi de um possível sequestro, envolvendo um veículo Fiat Mobi, de cor branca, placa RGD2F20, o qual foi identificado por
Dia D de vacinação contra gripe aplica mais de 2 mil doses e abre campanha no município
O Dia D de vacinação contra a gripe influenza em Caraguatatuba, realizado no último sábado (28), resultou na aplicação de 2.142 doses. A ação marcou o início da campanha de imunização, voltada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Nesta primeira etapa, a vacinação não contempla a população em
Caraguatatuba: Credenciamento para Festivais da Tainha e do Camarão segue até dia 5 de abril
Segue aberto o credenciamento da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) para artistas e fazedores de Cultura que tenham interesse em compor a programação artística dos Festivais da Tainha e do Camarão. As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de abril, por meio do formulário https://tinyurl.com/2z7x97nj. Em 2026,
Prefeitura chama mais 15 bolsistas do PEAD para reforço na zeladoria de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais 15 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 nesta quarta, quinta e sexta-feira (8, 9 e 10/4), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a
Caraguatatuba realiza formação continuada para práticas pedagógicas antirracistas
Educadores da rede municipal de Caraguatatuba tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos e práticas voltadas à promoção da equidade racial por meio da “Formação Continuada em ERER: Fundamentos, Letramento Racial e Práticas Pedagógicas”. O encontro ocorreu na última terça-feira (17), na Secretaria de Educação (Seduc). A iniciativa tem como foco