Pesquisar No Site
Educação Ambiental: Capacitação sobre hortas educativas prepara educadores da rede municipal de Caraguatatuba

Educação Ambiental: Capacitação sobre hortas educativas prepara educadores da rede municipal de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, desenvolve ações de educação ambiental em todas as etapas de ensino da rede municipal.

#PraCegoVer: Tela da sala de aula virtual durante o treinamento sobre Hortas Educativas. (Foto: Reprodução/PMC).
Através do Setor de Projetos, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, é realizado o Projeto Hortas Educativas, que tem como objetivo formar “agentes cuidadores” nas unidades escolares, que sejam os responsáveis pela criação das hortas, além de implantar boas práticas na continuidade de seus cuidados.
Na tarde desta terça-feira (06), aconteceu o treinamento online para educadores de dez unidades dos Centros de Educação Infantil (CEIs). A proposta é que as hortas sejam desenvolvidas no 2º semestre letivo.
O treinamento foi ministrado pelo engenheiro agrônomo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Gilberto Figueiredo. Foram abordados temas relacionados aos benefícios dos alimentos orgânicos; onde plantar: como escolher o melhor local e preparo da terra; o que plantar; escolha de hortaliças e temperos; entre outros temas.

PraCegoVer: Imagem de uma horta educativa em unidade escolar de Caraguatatuba. (Foto: Reprodução/PMC).
Do ponto de vista pedagógico, as hortas educativas têm como objetivo promover o contato dos estudantes com os alimentos, estimular a adoção de hábitos de alimentação mais saudáveis. As hortas são instrumentos para a compreensão da relação entre meio ambiente x alimentação saudável, cidadania e qualidade de vida.
A Secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou que “ao incentivarmos o cultivo das hortas, transmitimos importantes conceitos para que as crianças valorizem o alimento, cuidem do solo e preservem os recursos naturais, como a água”, disse.
O desenvolvimento do projeto de Hortas Educativas contribuiu para o Programa Município VerdeAzul, no qual Caraguatatuba é certificada desde 2018.
Lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, o programa tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental e valorizar a agenda ambiental nos municípios.
Veja Também Recentes

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Viajante das Marés” de Litiane Fernandez em maio
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, apresenta no dia 16/5 (sexta-feira), às 19h, a pré-estreia do documentário “Viajante das Marés”, de Litiane Fernandez. A sessão tem entrada gratuita e convida o espectador a um mergulho em um universo no qual a tradição é tanto bênção quanto fardo, e o mar é

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na

Confira resultado do chamamento para food trucks durante festividades de aniversário de Caraguatatuba
Está disponível o resultado do Edital de Chamada Pública nº 014/2025, que trata do credenciamento de food trucks, food karts e bikes para atuação durante os eventos comemorativos ao Aniversário de 168 anos de Caraguatatuba, entre os dias 17 e 21 de abril, em três pontos turísticos da cidade, Praça

Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos promoveu diversas atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (31/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, operação tapa-buracos, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e