Pesquisar No Site
Caraguatatuba prepara ação emergencial para atender pessoas em situação de rua durante forte frente fria
Caraguatatuba prepara ação emergencial para atender pessoas em situação de rua durante forte frente fria
Devido à previsão de queda brusca de temperatura para os próximos dias, a Prefeitura de Caraguatatuba preparou uma ação emergencial de 10 dias para acolher provisoriamente a população adulta em situação de rua em um abrigo da cidade.

#PraCegoVer: Equipe faz abordagem aos moradores de rua em ponto de ônibus (Foto: Luis Gava/PMC)
A ação conjunta com diversas secretarias, Fundo Social e a Polícia Militar inicia nesta quarta-feira (28), com abordagem social e oferta de abrigo provisório a fim de garantir a segurança da saúde deste público neste momento de baixa temperatura.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, responsável pela articulação da força-tarefa, é previsto o atendimento de pelo menos 50 pessoas. A abordagem seguirá para os principais locais em que esta população é encontrada.
O principal ponto da ação é o convencimento das pessoas que na maioria das vezes se nega a ir para qualquer tipo de abrigo. “Temos os assistentes sociais, especializados nesta abordagem que vão ter que convencer estas pessoas em situação de rua que neste momento é muito importante que aceitem essa acolhida e possam se proteger do frio, que será muito severo”, explicou Ângela Sbruzzi, secretária da SEDESC.
O abrigo contará com equipe médica, realização de teste rápido e vacinação da Covid-19, aferição de pressão e temperatura, encaminhamentos para rede pública, se necessário, e acolhimento dos animais dos usuários pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses.
O Fundo Social doará vestuário, roupas de cama e banho e higiene pessoal. Os abrigados terão atividades esportivas, culturais e palestras sobre diversos temas. O objetivo é que eles fiquem estes 10 dias no local, até que a frente fria acabe.
Ângela destaca também que com esta ação, a equipe técnica poderá conhecer os moradores e dar andamento a diversos serviços, como retorno à cidade de origem, confecção de documentos, contato com os familiares para fortalecimento dos vínculos afetivos, entre outros serviços que forem necessários.
Massa de ar polar derruba temperaturas
Institutos de meteorologia, Marinha do Brasil e Defesa Civil do Estado alertam para chegada de uma massa de ar polar, entre quinta-feira (29) e domingo (1º) que vai derrubar as temperaturas na região, com a mínima ficando abaixo de 7 graus. No Vale do Paraíba, a mínima deve ser de 1 grau na quinta-feira, com condições de geada. Esta virada no tempo é apontada como a mais intensa desse ano e pode ser prejudicial para a população mais vulnerável e para a agricultura.
Há aviso de mar grosso com ondas que podem variar de 3 a 5 metros de altura. De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), a passagem de um sistema frontal poderá provocar ventos de direção Oeste a Sudeste, com intensidade de até 75 km/h (40 nós), na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna, do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo, entre a tarde desta terça-feira (27) e a noite de quinta-feira (29).
Os ventos associados a esse sistema meteorológico poderão, ainda, provocar agitação marítima com ondas de direção Sudoeste a Sudoeste, com até 5 metros de altura, em alto-mar, entre Santa Catarina e Rio de Janeiro, de hoje à tarde à noite do dia 30 de julho.
Há previsão de condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de até 3,5 metros de altura nessa faixa entre a madrugada do dia 28 e a manhã do dia 30 de julho.
Este alerta é muito importante aos navegantes das comunidades de pesca e esporte e recreio, que devem consultar essas informações antes de saírem ao mar. Esses avisos podem ser consultados no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.
Veja Também Recentes
Últimos dias de inscrição para cursos gratuitos com auxilio de R$ 577,50 no Núcleo Cultural do Morro do Algodão
Jovens de 16 a 29 anos têm terça e quarta-feira (8 e 9) como últimos dias para se inscrever nos cursos gratuitos de tecnologia oferecidos pela Prefeitura de Caraguatatuba no Núcleo Social e Cultural do Morro do Algodão. As capacitações incluem auxílio-transporte de R$ 577,50, além de lanche, material didático
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais aprovados do Concurso de 2023 até sexta-feira
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais sete aprovados de cinco funções do Concurso Público de 2023 para se apresentar até sexta-feira (11/9), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. A lista foi publicada na Edição 1.968
Prefeitura e EDP alinham ações preventivas para períodos de ventos fortes
A Prefeitura de Caraguatatuba e a EDP, concessionária de energia elétrica no município, alinharam medidas para reduzir os impactos provocados por ventos fortes e outros eventos climáticos na cidade. A reunião foi realizada na segunda-feira (10), no gabinete do prefeito Mateus Silva, com a participação de representantes da concessionária de
Voleibol de Caraguatatuba conquista pódio e avança às semifinais em competições regionais
As equipes de voleibol de Caraguatatuba tiveram um fim de semana de importantes resultados em competições regionais. As atletas representaram o município na Copa Regional de Guararema e na Copa Amizade, disputada em Caçapava, com conquista de pódio e classificação para as fases decisivas. Pela Copa Regional de Guararema, a
Saúde de Caraguatatuba inicia nova gestão dos conselhos com posse de representantes
Os novos integrantes dos Conselhos Gestores de Unidades de Saúde (CGUS) e do Conselho Municipal de Saúde (Comus) de Caraguatatuba tomaram posse na sexta-feira (14) para a gestão 2026-2028. As cerimônias foram realizadas no auditório da Universidade de Taubaté (Unitau) – Campus Caraguá, com representantes dos usuários, trabalhadores da saúde