Pesquisar No Site

Caraguatatuba prepara ação emergencial para atender pessoas em situação de rua durante forte frente fria

Destaques
Prefeitura de Caraguatatuba destaca serviço de abordagem para pessoas em situação de rua
Caraguatatuba prepara ação emergencial para atender pessoas em situação de rua durante forte frente fria

Devido à previsão de queda brusca de temperatura para os próximos dias, a Prefeitura de Caraguatatuba preparou uma ação emergencial de 10 dias para acolher provisoriamente a população adulta em situação de rua em um abrigo da cidade.

#PraCegoVer: Equipe faz abordagem aos moradores de rua em ponto de ônibus (Foto: Luis Gava/PMC)

A ação conjunta com diversas secretarias, Fundo Social e a Polícia Militar inicia nesta quarta-feira (28), com abordagem social e oferta de abrigo provisório a fim de garantir a segurança da saúde deste público neste momento de baixa temperatura.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, responsável pela articulação da força-tarefa, é previsto o atendimento de pelo menos 50 pessoas. A abordagem seguirá para os principais locais em que esta população é encontrada.

O principal ponto da ação é o convencimento das pessoas que na maioria das vezes se nega a ir para qualquer tipo de abrigo. “Temos os assistentes sociais, especializados nesta abordagem que vão ter que convencer estas pessoas em situação de rua que neste momento é muito importante que aceitem essa acolhida e possam se proteger do frio, que será muito severo”, explicou Ângela Sbruzzi, secretária da SEDESC.

O abrigo contará com equipe médica, realização de teste rápido e vacinação da Covid-19, aferição de pressão e temperatura, encaminhamentos para rede pública, se necessário, e acolhimento dos animais dos usuários pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses.

O Fundo Social doará vestuário, roupas de cama e banho e higiene pessoal. Os abrigados terão atividades esportivas, culturais e palestras sobre diversos temas. O objetivo é que eles fiquem estes 10 dias no local, até que a frente fria acabe.

Ângela destaca também que com esta ação, a equipe técnica poderá conhecer os moradores e dar andamento a diversos serviços, como retorno à cidade de origem, confecção de documentos, contato com os familiares para fortalecimento dos vínculos afetivos, entre outros serviços que forem necessários.

Massa de ar polar derruba temperaturas

Institutos de meteorologia, Marinha do Brasil e Defesa Civil do Estado alertam para chegada de uma massa de ar polar, entre quinta-feira (29) e domingo (1º) que vai derrubar as temperaturas na região, com a mínima ficando abaixo de 7 graus. No Vale do Paraíba, a mínima deve ser de 1 grau na quinta-feira, com condições de geada. Esta virada no tempo é apontada como a mais intensa desse ano e pode ser prejudicial para a população mais vulnerável e para a agricultura.

Há aviso de mar grosso com ondas que podem variar de 3 a 5 metros de altura. De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), a passagem de um sistema frontal poderá provocar ventos de direção Oeste a Sudeste, com intensidade de até 75 km/h (40 nós), na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna, do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo, entre a tarde desta terça-feira (27) e a noite de quinta-feira (29).

Os ventos associados a esse sistema meteorológico poderão, ainda, provocar agitação marítima com ondas de direção Sudoeste a Sudoeste, com até 5 metros de altura, em alto-mar, entre Santa Catarina e Rio de Janeiro, de hoje à tarde à noite do dia 30 de julho.

Há previsão de condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de até 3,5 metros de altura nessa faixa entre a madrugada do dia 28 e a manhã do dia 30 de julho.

Este alerta é muito importante aos navegantes das comunidades de pesca e esporte e recreio, que devem consultar essas informações antes de saírem ao mar. Esses avisos podem ser consultados no endereço eletrônico  https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Servidoras da Prefeitura de Caraguatatuba recebem dicas de prevenção aos cânceres de mama e colo do útero
Servidoras da Prefeitura de Caraguatatuba recebem dicas de prevenção aos cânceres de mama e colo do útero

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com Unimed de São José dos Campos, realizou duas palestras de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer Colo do Útero na última segunda-feira (26/10), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Caraguatatuba

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 28/10/2026
Representantes do Governo de São Paulo visitam obras de convênios firmados com a Prefeitura de Caraguatatuba
Representantes do Governo de São Paulo visitam obras de convênios firmados com a Prefeitura de Caraguatatuba

Representantes da Secretaria Estadual de Governo e Relações Institucionais vistoriaram as obras da Prefeitura de Caraguatatuba realizadas com convênios firmados com o Estado de São Paulo na última quarta-feira (30/9), nos bairros do Sumaré, Perequê-Mirim e Jardim Britânia. Os investimentos do Palácio dos Bandeirantes nas obras vistoriadas totalizam R$ 8.257.136,44,

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/10/2026
JipeFest 2026 traz competições, trilhas, exposição de veículos e shows a Caraguatatuba neste fim de semana
JipeFest 2026 traz competições, trilhas, exposição de veículos e shows a Caraguatatuba neste fim de semana

Caraguatatuba será palco do grande encontro off-road 4×4, o “JipeFest 2026”, neste fim de semana, de 16 e 18 de outubro, com competição de jipe e Gaiola Cross Indoor, trilhas, exposição de veículos e shows. A programação também inclui um passeio 4×4 adaptado para pessoas atendidas pela Apae de Caraguatatuba

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 14/10/2026
Praça do Caiçara é palco da 3ª Noite Cubana neste sábado
Praça do Caiçara é palco da 3ª Noite Cubana neste sábado

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza neste sábado (10/10), das 18h às 22h, na Praça do Caiçara, no Centro da cidade, a terceira edição do projeto “Noite Cubana – Vem Bailar”, uma celebração à riqueza cultural de Cuba, que se expressa por meio dos seus ritmos e

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 07/10/2026
Navegar Experience Kids será neste sábado em Caraguatatuba
Navegar Experience Kids será neste sábado em Caraguatatuba

Caraguatatuba promove, neste sábado (24), a edição especial do Navegar Experience Kids, com atividades náuticas gratuitas voltadas ao público infantil. A programação será realizada no Centro e na Praia da Tabatinga, com vivências de vela, caiaque e stand up paddle. No Centro, a Caravellas Escola de Velas oferecerá atividades das

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/10/2026