Pesquisar No Site
Caraguatatuba prepara ação emergencial para atender pessoas em situação de rua durante forte frente fria
Caraguatatuba prepara ação emergencial para atender pessoas em situação de rua durante forte frente fria
Devido à previsão de queda brusca de temperatura para os próximos dias, a Prefeitura de Caraguatatuba preparou uma ação emergencial de 10 dias para acolher provisoriamente a população adulta em situação de rua em um abrigo da cidade.

#PraCegoVer: Equipe faz abordagem aos moradores de rua em ponto de ônibus (Foto: Luis Gava/PMC)
A ação conjunta com diversas secretarias, Fundo Social e a Polícia Militar inicia nesta quarta-feira (28), com abordagem social e oferta de abrigo provisório a fim de garantir a segurança da saúde deste público neste momento de baixa temperatura.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, responsável pela articulação da força-tarefa, é previsto o atendimento de pelo menos 50 pessoas. A abordagem seguirá para os principais locais em que esta população é encontrada.
O principal ponto da ação é o convencimento das pessoas que na maioria das vezes se nega a ir para qualquer tipo de abrigo. “Temos os assistentes sociais, especializados nesta abordagem que vão ter que convencer estas pessoas em situação de rua que neste momento é muito importante que aceitem essa acolhida e possam se proteger do frio, que será muito severo”, explicou Ângela Sbruzzi, secretária da SEDESC.
O abrigo contará com equipe médica, realização de teste rápido e vacinação da Covid-19, aferição de pressão e temperatura, encaminhamentos para rede pública, se necessário, e acolhimento dos animais dos usuários pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses.
O Fundo Social doará vestuário, roupas de cama e banho e higiene pessoal. Os abrigados terão atividades esportivas, culturais e palestras sobre diversos temas. O objetivo é que eles fiquem estes 10 dias no local, até que a frente fria acabe.
Ângela destaca também que com esta ação, a equipe técnica poderá conhecer os moradores e dar andamento a diversos serviços, como retorno à cidade de origem, confecção de documentos, contato com os familiares para fortalecimento dos vínculos afetivos, entre outros serviços que forem necessários.
Massa de ar polar derruba temperaturas
Institutos de meteorologia, Marinha do Brasil e Defesa Civil do Estado alertam para chegada de uma massa de ar polar, entre quinta-feira (29) e domingo (1º) que vai derrubar as temperaturas na região, com a mínima ficando abaixo de 7 graus. No Vale do Paraíba, a mínima deve ser de 1 grau na quinta-feira, com condições de geada. Esta virada no tempo é apontada como a mais intensa desse ano e pode ser prejudicial para a população mais vulnerável e para a agricultura.
Há aviso de mar grosso com ondas que podem variar de 3 a 5 metros de altura. De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), a passagem de um sistema frontal poderá provocar ventos de direção Oeste a Sudeste, com intensidade de até 75 km/h (40 nós), na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna, do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo, entre a tarde desta terça-feira (27) e a noite de quinta-feira (29).
Os ventos associados a esse sistema meteorológico poderão, ainda, provocar agitação marítima com ondas de direção Sudoeste a Sudoeste, com até 5 metros de altura, em alto-mar, entre Santa Catarina e Rio de Janeiro, de hoje à tarde à noite do dia 30 de julho.
Há previsão de condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de até 3,5 metros de altura nessa faixa entre a madrugada do dia 28 e a manhã do dia 30 de julho.
Este alerta é muito importante aos navegantes das comunidades de pesca e esporte e recreio, que devem consultar essas informações antes de saírem ao mar. Esses avisos podem ser consultados no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.
Veja Também Recentes
Pirata Cup define equipes classificadas para fase final no Centro Esportivo
O Pirata Cup movimentou o Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) no último sábado (22) com os jogos que definiram as equipes classificadas para a fase final da competição. As partidas também foram transmitidas pela plataforma Youtube, ampliando o acesso do público aos confrontos. A rodada deu sequência ao campeonato
Frutos da Nossa Terra – II Edição marca 9º aniversário do Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba
O Governo Municipal de Caraguatatuba promove, no dia 28 de agosto, a segunda edição do evento “Frutos da Nossa Terra”, em celebração ao 9º aniversário do Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba. A programação será realizada das 8h30 às 13h, no Centro Universitário Módulo do campus Martim de Sá, localizado
3ª edição do Pirata Cup termina com título do Colégio Canópus
No último sábado (29), o Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) recebeu a final da 3ª edição do Campeonato de Futsal Interescolar Pirata Cup 2026. A competição reuniu estudantes de escolas da região em uma programação que contou com partidas de futsal, apresentação de dança e transmissão ao vivo pelas
Procon de Caraguatatuba reforça dicas de compra dos presentes da garotada no Dia das Crianças
O Procon de Caraguatatuba fornece algumas recomendações para o consumidor evitar transtornos na hora da compra do presente do Dia das Crianças, celebrado anualmente em 12 de outubro. O supervisor de governança do Procon de Caraguatatuba, João Ricardo do Nascimento Machado, enfatiza a importância da realização de uma pesquisa rigorosa
Prefeitura abre inscrições para Jogos Municipais da Pessoa Idosa de Caraguatatuba
Estão abertas as inscrições para os Jogos Municipais da Pessoa Idosa de Caraguatatuba (Jompic). A competição será realizada entre os dias 21 e 24 de outubro e contará com diferentes modalidades voltadas ao público idoso do município. O Jompic é um evento de competição esportiva e confraternização para pessoas idosas