Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba recebe apoio do Estado para implantação do Observatório do Turismo

Publicado em: 08/06/2021
Prefeitura de Caraguatatuba recebe apoio do Estado para implantação do Observatório do Turismo
Prefeitura de Caraguatatuba recebe apoio do Estado para implantação do Observatório do Turismo

A implantação do Observatório do Turismo de Caraguatatuba ganhou um reforço de peso desde que foi iniciado em fevereiro deste ano. O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz, colocou seu Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) para estabelecer apoio institucional à Secretaria Municipal de Turismo.

#PraCegoVer: Funcionário da Secretaria de Turismo está sentado e à sua frente está um computador (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Com isso, ele disponibiliza treinamento sobre coleta e interpretação de dados do turismo, conforme o cronograma do CIET; definição conjunta de indicadores a serem alcançados e disponibilizados à gestão pública e mercado especializado; orientação na criação e gestão de indicadores locais para o município e definição conjunta de metodologias a serem aplicadas no desenvolvimento dos trabalhos.

“A implantação do Observatório de Turismo de Caraguatatuba poderá ser realizada por meio de reuniões frequentes entre a equipe do CIET/SETUR-SP e da Secretaria Municipal de Turismo, bem como pelo apoio do CIET/SETUR-SP em todas as questões pertinentes ao tema”, destaca o secretário no documento encaminhado à secretaria.

Para ele, o monitoramento de dados no turismo é atividade da maior importância no auxílio à avaliação do desenvolvimento do turismo no município e grande aliado na tomada de decisões e construção de políticas públicas. “Esperamos com este apoio construir um excelente centro de informações para o desenvolvimento do turismo no município de Caraguatatuba”.

Para a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, “essa ação do Estado é muito importante porque vai trazer o conhecimento que precisamos para o observatório dar os resultados que a cidade precisa para o desenvolvimento do turismo de maneira profissional, organizada e sustentável para traçar políticas públicas que desenvolvam a atividade com maior assertividade e produtividade”.

Ela destaca ainda que tem um trabalho sendo desenvolvido que será traçado junto às diretrizes da Organização Mundial do Turismo (OMT), onde todos os indicadores são sustentáveis. “Vamos traçar essa estratégia junto ao CIET para buscar a chancela da OMT para o nosso observatório”.

Observatório do Turismo

O objetivo da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba é fazer um levantamento de toda a estrutura existente voltada para o setor, como quantidade, perfil e qualidade de tudo que pode ser oferecido ao turista de acordo com as suas preferências.

Por meio do Observatório do Turismo será possível disponibilizar o total de leitos existentes em hotéis, pousadas e mesmo casas de temporada. Com informações como: se possui restaurante agregado, que tipo de culinária serve, se aceita pet, se é pé na areia, central ou mais afastado, se possui espaço kids, entre outros. O mesmo ocorre para restaurantes, bares, cafés e boates.

Também será diagnosticado o total e tipos de trilhas, cachoeiras, atrativos de ecoturismo, produtos históricos e culturais. “Tudo que o turista e morador quiser saber estará à disposição de forma clara, com filtro e mesmo georreferenciado”, explica a secretária Maria Fernanda Galter Reis.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Mais de 90 mudas nativas são plantadas em Caraguatatuba desde o começo do mês
Mais de 90 mudas nativas são plantadas em Caraguatatuba desde o começo do mês

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou recentemente o plantio de 97 mudas nativas em diversos pontos do município. Dentre as espécies plantadas estão Grumixamas, Pitangueiras, Ipês, Araçás, Abius, Ingás e Jambos. Os locais contemplados com as novas mudas incluem o Arco

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 11/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça inscrição no processo seletivo para professor esportivo
Prefeitura de Caraguatatuba reforça inscrição no processo seletivo para professor esportivo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, abriu novo processo seletivo para a contratação de professores nos polos esportivos da cidade. O Projeto Nova Onda, por meio do Instituto Social Boa Esperança, está à frente da contratação dos profissionais. Os educadores físicos interessados em participar

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 05/04/2024
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou a atualização das cadernetas de vacinação de alunos de escolas municipais e estaduais. A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem percorrido as unidades escolares e aplicado vacinas em atraso em crianças e adolescentes entre zero e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/04/2024
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa que a Coleta Seletiva estará suspensa amanhã (29), em função do feriado da Sexta-feira Santa. Do mesmo modo, os Ecopontos funcionarão em horários reduzidos, das 8h30 às 14h. No sábado os locais abrem normalmente, das

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024