Pesquisar No Site
Dia Mundial de Conscientização da Esclerose Lateral Amiotrófica
Dia Mundial de Conscientização da Esclerose Lateral Amiotrófica
O Dia Mundial de Conscientização da Esclerose Amiotrófica, 21 de Junho, foi instituído, em 2008, pela Organização Europeia de Doenças Raras (Eurordis).
O objetivo da data é levar conhecimento e sensibilizar governantes, profissionais de saúde e população sobre a existência e os cuidados com as pessoas acometidas pela doença. Também buscar apoio aos pacientes, além do incentivo às pesquisas para melhorar o tratamento. No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 13.693/2018.
A Esclerose Lateral Amiotrófica mais conhecida pela sigla ELA é uma doença degenerativa que provoca a morte gradativa de neurônios responsáveis pelos movimentos e ainda não tem cura.
É uma doença rara e afeta menos de 1% da população brasileira. A pessoa acometida por esse mal vai perdendo os movimentos dos braços e pernas, porém, o raciocínio intelectual, visão, audição, paladar, olfato e tato não são afetados. Normalmente, a doença pode levar à morte por danos ao sistema respiratório.
A causa ainda é desconhecida e afeta indivíduos entre 50 e 70 anos, mais homens. O diagnóstico, em média, dura 11 meses, e ainda é muito difícil, pois os sintomas são bastante comuns a diversas doenças. O ideal é procurar um neurologista que possa fazer a comparação diferencial entre essa e outras patologias.
Atualmente, há muitas substâncias em estudo para o tratamento da ELA, mas o Riluzol é o medicamento oficial e é distribuído, gratuitamente, no país, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de assistência integral.
Nessa assistência, o tratamento multidisciplinar (com alongamentos, fisioterapia, fonoaudiologia, etc.) é muito comum. Assim, o paciente pode melhorar o trabalho dos músculos com a fisioterapia, manter o bom funcionamento da deglutição com a fonoaudiologia, etc.
A participação de um nutricionista é muito importante, pois os pacientes com ELA tendem a perder peso. A própria doença aumenta a necessidade de ingestão de alimentos e calorias. Ao mesmo tempo, os problemas de deglutição podem fazer com que seja difícil comer o suficiente.
Serviço – Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica, Rua Botucatu, 395/397, Vila Clementino, São Paulo. Telefones: (11) 5579-2668 (11) 5579-4902. https://www.abrela.org.br
Veja Também Recentes
Aliados FC e Vasco Caraguá decidem o título da 2ª Divisão do Campeonato Municipal de Futebol neste domingo
O Campeonato Municipal de Futebol de Caraguatatuba chega ao seu momento decisivo na 2ª Divisão. A grande final será no domingo (2), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com o confronto entre Aliados FC e Vasco Caraguá, às 11h. Antes da decisão, às 9h, E.C. Beira Mar e Sertão
Caraguatatuba abre inscrições para curso gratuito de Drywall
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Instalação de Drywall, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Governo e o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. O curso tem como objetivo desenvolver capacidades técnicas e socioemocionais relativas à montagem de estruturas de paredes e tetos com sistema
Caraguatatuba celebra talentos no 1º MiniFEC “Imagens que educam, vozes que transformam”
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebeu, na tarde de quinta-feira (9), a cerimônia de premiação do 1º MiniFEC – Mini Festival Estudantil de Cinema, promovido pela Secretaria de Educação. O evento marcou o encerramento da primeira edição do projeto, que teve como tema “Imagens que educam, vozes que transformam”
Oficinas do 16º Litoral Encena estão com inscrições abertas
O 16º Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua e Teatro de Bonecos de Caraguatatuba começa nesta sexta-feira (24/10) e promove até o dia 1º/11, uma extensa programação de espetáculos gratuitos em vários locais da cidade, com grupos oriundos de diferentes estados do país. Além de peças teatrais,
Programa de educação ambiental leva conscientização sobre fauna doméstica e silvestre a escolas lindeiras de Caraguatatuba
Os alunos da EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro Tinga, participaram das atividades do Programa de Educação Ambiental promovido em parceria com o Grupo Tamoios, na quinta-feira (23). As apresentações envolveram estudantes das chamadas escolas lindeiras — instituições públicas situadas próximas à Rodovia dos Tamoios, que recebem ações