Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba e ONG Ceepam organizam ação para despoluição do Rio Tabatinga

Publicado em: 05/05/2021
Prefeitura de Caraguatatuba e ONG Ceepam organizam ação para despoluição do Rio Tabatinga
Prefeitura de Caraguatatuba e ONG Ceepam organizam ação para despoluição do Rio Tabatinga

A Prefeitura de Caraguatatuba e a ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (Ceepam) realizam no próximo dia 13, das 9h às 11h, a ação conjunta “Despoluição do Rio Tabatinga: Água Limpa + Saúde”. O corpo d´água está localizado na região norte do município e há mais de um ano tem recebido bandeira vermelha por parte da Cetesb.

#PraCegoVer: Secretário Wilber Cardozo e fiscais de Postura seguram cano encontrado dentro do rio Tabatinga (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Plantios de mudas nativas, entrega de panfletos e colocação de banners serão algumas das medidas adotadas pelo grupo. A descida de caiaque pelo rio com objetivo de identificar possíveis pontos de despejo irregular de esgoto também está na programação como forma de conscientização dos moradores e turistas.

Desde o início de 2021 a Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo, tem intensificado as ações no bairro, com vistorias pelo rio que separa o município da vizinha Ubatuba, da nascente à foz.

“Nossa maior preocupação é com o trecho com maior adensamento da população, muito pequeno perto dos seis quilômetros do rio, mas é onde tem os piores problemas”, explica Wilber Cardozo, secretário de Urbanismo.

A visão é compartilhada por Eduardo Leduc, presidente do Ceepam e um dos organizadores da ação. “Temos feito coletas constantes da água e muitas amostras chegam contaminadas por fezes humanas”, alerta.

Por isso, além da questão ambiental, os organizadores atentam para os problemas de saúde que a poluição pode ocasionar para os banhistas do rio e das praias.

“A doença mais comum associada à água poluída por esgoto é a gastroenterite, que apresenta como sintomas o vômito, dores de estômago, diarreia e febre. A poluição pode também causar a hepatite e outras doenças oportunistas como conjuntivites, otites e doenças na pele”, alerta o ambientalista Leduc, acrescentando que “nadamos em nosso próprio lixo e esgoto. Precisamos vamos mudar isso”.

A iniciativa conta, ainda, com a participação da Fundação Florestal, Polícia Ambiental, Condomínio Costa Verde, Sabesp, Condomínio Ilhas Canárias, Laboratório Ambiotec e Hidrel.

Para Leduc, a comunidade local é atualmente a maior prejudicada com a poluição e será a maior beneficiada com o sucesso do projeto. “Atuaremos para conscientizar e orientar para que deixem de poluir o rio e, consequentemente, melhorar a qualidade da água e da saúde as pessoas que frequentam a Tabatinga”.

Uma das ações que deve marcar a ação é o plantio de 100 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica como aroeira, pitanga, araçá, goiabeira que também atraem pássaros para a área.

“Outros benefícios que a iniciativa pode levar à região é uma maior atração do turismo, quando a pandemia da Covid estiver sob controle, e melhoria do comércio local, melhorando a renda da comunidade do bairro da Tabatinga”, explica o secretário Wilber Cardozo.

Segundo ele, a contaminação por coliformes fecais (fezes) entre outros contaminantes provenientes de esgoto clandestino, prejudica o comércio local e desvaloriza os imóveis do bairro.

Até junho deste ano, o grupo quer realizar mais ações como o estudo de biodiversidade na zona de amortecimento e zona úmida da baixada visando a preservação das nascentes e matas ciliares, sensibilizar os moradores por meio da retirada de lixo nas margens do rio, limpeza e desassoreamento de partes do rio e implantar atividades educacionais nas escolas da comunidade no pós pandemia.

As ações da prefeitura e a Sabesp tem notificado e autuado as residências e condomínios que estão descartando esgoto no rio.

Com base no inciso II do artigo 12 da Lei Federal 9.433/1997 que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, é proibido o lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos, tratados ou não, com o fim de sua diluição, transporte ou disposição final, complementado pelo artigo V que dispõe outros usos que alterem o regime, a quantidade ou a qualidade da água existente em um corpo de água.

O bairro da Tabatinga é atendido pela rede de esgoto da Sabesp e todos os moradores devem realizar a ligação doméstica aos ramais que passam pelas ruas. Caso isso não seja feito, o proprietário está sujeito à multa de 460 VRM (Valor de Referência do Município), hoje equivalente a R$ 1.720,40, com base na Lei 1.144/1980 artigo 43 e 53 da Lei 1.388/1986 (Código de Postura).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Ciapi inicia Oficina de Inclusão Digital voltada à pessoa idosa
Ciapi inicia Oficina de Inclusão Digital voltada à pessoa idosa

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), por meio do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), iniciou nesta quinta-feira (1º/9), a oficina de Inclusão Digital para pessoas idosas. O objetivo do curso prático é proporcionar aos idosos conhecimento sobre

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 01/09/2022
Prefeitura de Caraguatatuba altera programação da Coleta Seletiva e Ecopontos no feriado do Dia da Independência
Prefeitura de Caraguatatuba altera programação da Coleta Seletiva e Ecopontos no feriado do Dia da Independência

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, irá alterar os serviços da Coleta Seletiva e dos Ecopontos excepcionalmente nesta quarta-feira (7), em decorrência do Dia da Independência. Devido ao ferido, os Ecopontos vão funcionar com horário reduzido, das 8h30 às 14h. Da mesma

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 06/09/2022
Festa de Santa Terezinha tem programação até 1º de outubro em Caraguatatuba
Festa de Santa Terezinha tem programação até 1º de outubro em Caraguatatuba

A Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, localizada no bairro Martim de Sá, segue com programação religiosa e social como parte das festividades em homenagem ao dia de sua padroeira, comemorado anualmente em 1º de outubro. Com o tema “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás”,

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 21/09/2022
Caraguatatuba inicia disputa do Tênis de Mesa nos Jogos Regionais nesta sexta-feira  Os atletas da Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Esportes e Recreação, continuam nesta final de semana com as disputas da 64ª edição dos Jogos Regionais do Estado de São Paulo. Neste final de semana será a vez da modalidade do Tênis de Mesa. Ao todo, Caraguatatuba é representada na modalidade por 11 atletas, sendo cinco na categoria feminina e outros seis na masculina. As disputas vão até domingo (4). Na próxima semana, Caraguatatuba participa das competições do Karatê, finais do vôlei Feminino e masculino, Judô e Vôlei de Praia.  Jogos Regionais 2022 Os quase 300 atletas de Caraguatatuba que disputam os jogos estão divididos entre as 26 modalidade de Atletismo (Feminino e masculino), Basquete (Masculino), Bocha (Masculino), Futebol (Sub-20 masculino), Futsal (Feminino), Ginástica Rítmica (Feminino), Handebol (Masculino e feminino), Judô (Masculino e feminino), Karatê (Feminino e masculino), Malha (Masculino), Natação (Feminino, masculino e equipe mista), Tênis (Masculino e feminino), Tênis de Mesa (Masculino e feminino), Vôlei de Praia (Masculino e feminino), Voleibol (masculino e feminino) e Xadrez (masculino). “Caraguatatuba tem tradições de glórias e conquistas nos Jogos Regionais. Acredito que este ano não será diferente e nos destacaremos nas modalidades que iremos disputar. Desejo sorte e boas competições aos nossos atletas”, diz Edvaldo Ormindo, secretário de Esportes e Recreação de Caraguatatuba.
Caraguatatuba inicia disputa do Tênis de Mesa nos Jogos Regionais nesta sexta-feira

Os atletas da Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Esportes e Recreação, continuam nesta final de semana com as disputas da 64ª edição dos Jogos Regionais do Estado de São Paulo. Neste final de semana será a vez da modalidade do Tênis de Mesa. Ao todo, Caraguatatuba é representada

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/09/2022
Caraguatatuba conquista nove medalhas na Copa Paulínia de Bicicross
Caraguatatuba conquista nove medalhas na Copa Paulínia de Bicicross

A equipe de Bicicross da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, disputou no domingo (4) a 2ª etapa da Copa Paulínia de Bicicross. Os atletas conquistaram, ao todo, nove medalhas, terminando o dia como a 4ª melhor equipe da competição. A competição reuniu 204 atletas

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 05/09/2022