Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba e ONG Ceepam organizam ação para despoluição do Rio Tabatinga

Publicado em: 05/05/2021
Prefeitura de Caraguatatuba e ONG Ceepam organizam ação para despoluição do Rio Tabatinga
Prefeitura de Caraguatatuba e ONG Ceepam organizam ação para despoluição do Rio Tabatinga

A Prefeitura de Caraguatatuba e a ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (Ceepam) realizam no próximo dia 13, das 9h às 11h, a ação conjunta “Despoluição do Rio Tabatinga: Água Limpa + Saúde”. O corpo d´água está localizado na região norte do município e há mais de um ano tem recebido bandeira vermelha por parte da Cetesb.

#PraCegoVer: Secretário Wilber Cardozo e fiscais de Postura seguram cano encontrado dentro do rio Tabatinga (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Plantios de mudas nativas, entrega de panfletos e colocação de banners serão algumas das medidas adotadas pelo grupo. A descida de caiaque pelo rio com objetivo de identificar possíveis pontos de despejo irregular de esgoto também está na programação como forma de conscientização dos moradores e turistas.

Desde o início de 2021 a Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo, tem intensificado as ações no bairro, com vistorias pelo rio que separa o município da vizinha Ubatuba, da nascente à foz.

“Nossa maior preocupação é com o trecho com maior adensamento da população, muito pequeno perto dos seis quilômetros do rio, mas é onde tem os piores problemas”, explica Wilber Cardozo, secretário de Urbanismo.

A visão é compartilhada por Eduardo Leduc, presidente do Ceepam e um dos organizadores da ação. “Temos feito coletas constantes da água e muitas amostras chegam contaminadas por fezes humanas”, alerta.

Por isso, além da questão ambiental, os organizadores atentam para os problemas de saúde que a poluição pode ocasionar para os banhistas do rio e das praias.

“A doença mais comum associada à água poluída por esgoto é a gastroenterite, que apresenta como sintomas o vômito, dores de estômago, diarreia e febre. A poluição pode também causar a hepatite e outras doenças oportunistas como conjuntivites, otites e doenças na pele”, alerta o ambientalista Leduc, acrescentando que “nadamos em nosso próprio lixo e esgoto. Precisamos vamos mudar isso”.

A iniciativa conta, ainda, com a participação da Fundação Florestal, Polícia Ambiental, Condomínio Costa Verde, Sabesp, Condomínio Ilhas Canárias, Laboratório Ambiotec e Hidrel.

Para Leduc, a comunidade local é atualmente a maior prejudicada com a poluição e será a maior beneficiada com o sucesso do projeto. “Atuaremos para conscientizar e orientar para que deixem de poluir o rio e, consequentemente, melhorar a qualidade da água e da saúde as pessoas que frequentam a Tabatinga”.

Uma das ações que deve marcar a ação é o plantio de 100 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica como aroeira, pitanga, araçá, goiabeira que também atraem pássaros para a área.

“Outros benefícios que a iniciativa pode levar à região é uma maior atração do turismo, quando a pandemia da Covid estiver sob controle, e melhoria do comércio local, melhorando a renda da comunidade do bairro da Tabatinga”, explica o secretário Wilber Cardozo.

Segundo ele, a contaminação por coliformes fecais (fezes) entre outros contaminantes provenientes de esgoto clandestino, prejudica o comércio local e desvaloriza os imóveis do bairro.

Até junho deste ano, o grupo quer realizar mais ações como o estudo de biodiversidade na zona de amortecimento e zona úmida da baixada visando a preservação das nascentes e matas ciliares, sensibilizar os moradores por meio da retirada de lixo nas margens do rio, limpeza e desassoreamento de partes do rio e implantar atividades educacionais nas escolas da comunidade no pós pandemia.

As ações da prefeitura e a Sabesp tem notificado e autuado as residências e condomínios que estão descartando esgoto no rio.

Com base no inciso II do artigo 12 da Lei Federal 9.433/1997 que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, é proibido o lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos, tratados ou não, com o fim de sua diluição, transporte ou disposição final, complementado pelo artigo V que dispõe outros usos que alterem o regime, a quantidade ou a qualidade da água existente em um corpo de água.

O bairro da Tabatinga é atendido pela rede de esgoto da Sabesp e todos os moradores devem realizar a ligação doméstica aos ramais que passam pelas ruas. Caso isso não seja feito, o proprietário está sujeito à multa de 460 VRM (Valor de Referência do Município), hoje equivalente a R$ 1.720,40, com base na Lei 1.144/1980 artigo 43 e 53 da Lei 1.388/1986 (Código de Postura).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura revitaliza sinalização de trânsito em vias do Tinga, Perequê-Mirim e Cidade Jardim
Prefeitura revitaliza sinalização de trânsito em vias do Tinga, Perequê-Mirim e Cidade Jardim

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, está trabalhando na revitalização da sinalização de trânsito em diversos vias nos bairros Perequê Mirim, Tinga e Cidade Jardim. No Perequê Mirim, região Sul da cidade, a Travessa Daniel Dantas e a Travessa Brasil tiveram

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 29/09/2023
Fundo Social de Caraguatatuba repassa quase 6,5 mil peças de roupas para famílias em vulnerabilidade social em agosto
Fundo Social de Caraguatatuba repassa quase 6,5 mil peças de roupas para famílias em vulnerabilidade social em agosto

Em balanço divulgado pelo Fundo Social de Caraguatatuba, no mês de agosto, 81 famílias em vulnerabilidade social foram atendidas com a doação de 6.492 peças de vestuário, 451 peças de cama e banho e 294 cobertores, por meio de encaminhamentos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Com a

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 11/09/2023
Feriado Prolongado em Caraguatatuba é festejado com carreta de vinho e food trucks na Praça da Cultura
Feriado Prolongado em Caraguatatuba é festejado com carreta de vinho e food trucks na Praça da Cultura

A Praça da Cultura, na praia do centro de Caraguatatuba, está recebendo desde o feriado de 7 de Setembro, uma enorme carreta de vinhos da Bodega Dante Robino, centenária vinícula de Mendoza, Argentina. Além disso, estão nos locais também 10 food trucks de comidas e bebidas. Caraguatatuba foi escolhida para

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 08/09/2023
APAE de Caraguatatuba realiza 2º Festival de Tênis de Mesa nessa quarta
APAE de Caraguatatuba realiza 2º Festival de Tênis de Mesa nessa quarta

A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caraguatatuba, realiza na próxima quarta-feira (27), o 2º Festival de Tênis de Mesa, no Ciase do Sumaré, das 13h30 às 17h. O festival faz parte do calendário anual de eventos esportivos de todas as APAE do Estado de São

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 25/09/2023
Oficina Atuação para Cinema é nesta quinta-feira
Oficina Atuação para Cinema é nesta quinta-feira

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) oferece, em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), a Oficina Atuação para Cinema com Vanise Carneiro, no dia 14 de setembro, às 18h, na Videoteca Lúcio Braun. A atividade é gratuita e tem a duração de 4 horas.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 11/09/2023