Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba e ONG Ceepam organizam ação para despoluição do Rio Tabatinga

Publicado em: 05/05/2021
Prefeitura de Caraguatatuba e ONG Ceepam organizam ação para despoluição do Rio Tabatinga
Prefeitura de Caraguatatuba e ONG Ceepam organizam ação para despoluição do Rio Tabatinga

A Prefeitura de Caraguatatuba e a ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (Ceepam) realizam no próximo dia 13, das 9h às 11h, a ação conjunta “Despoluição do Rio Tabatinga: Água Limpa + Saúde”. O corpo d´água está localizado na região norte do município e há mais de um ano tem recebido bandeira vermelha por parte da Cetesb.

#PraCegoVer: Secretário Wilber Cardozo e fiscais de Postura seguram cano encontrado dentro do rio Tabatinga (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Plantios de mudas nativas, entrega de panfletos e colocação de banners serão algumas das medidas adotadas pelo grupo. A descida de caiaque pelo rio com objetivo de identificar possíveis pontos de despejo irregular de esgoto também está na programação como forma de conscientização dos moradores e turistas.

Desde o início de 2021 a Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo, tem intensificado as ações no bairro, com vistorias pelo rio que separa o município da vizinha Ubatuba, da nascente à foz.

“Nossa maior preocupação é com o trecho com maior adensamento da população, muito pequeno perto dos seis quilômetros do rio, mas é onde tem os piores problemas”, explica Wilber Cardozo, secretário de Urbanismo.

A visão é compartilhada por Eduardo Leduc, presidente do Ceepam e um dos organizadores da ação. “Temos feito coletas constantes da água e muitas amostras chegam contaminadas por fezes humanas”, alerta.

Por isso, além da questão ambiental, os organizadores atentam para os problemas de saúde que a poluição pode ocasionar para os banhistas do rio e das praias.

“A doença mais comum associada à água poluída por esgoto é a gastroenterite, que apresenta como sintomas o vômito, dores de estômago, diarreia e febre. A poluição pode também causar a hepatite e outras doenças oportunistas como conjuntivites, otites e doenças na pele”, alerta o ambientalista Leduc, acrescentando que “nadamos em nosso próprio lixo e esgoto. Precisamos vamos mudar isso”.

A iniciativa conta, ainda, com a participação da Fundação Florestal, Polícia Ambiental, Condomínio Costa Verde, Sabesp, Condomínio Ilhas Canárias, Laboratório Ambiotec e Hidrel.

Para Leduc, a comunidade local é atualmente a maior prejudicada com a poluição e será a maior beneficiada com o sucesso do projeto. “Atuaremos para conscientizar e orientar para que deixem de poluir o rio e, consequentemente, melhorar a qualidade da água e da saúde as pessoas que frequentam a Tabatinga”.

Uma das ações que deve marcar a ação é o plantio de 100 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica como aroeira, pitanga, araçá, goiabeira que também atraem pássaros para a área.

“Outros benefícios que a iniciativa pode levar à região é uma maior atração do turismo, quando a pandemia da Covid estiver sob controle, e melhoria do comércio local, melhorando a renda da comunidade do bairro da Tabatinga”, explica o secretário Wilber Cardozo.

Segundo ele, a contaminação por coliformes fecais (fezes) entre outros contaminantes provenientes de esgoto clandestino, prejudica o comércio local e desvaloriza os imóveis do bairro.

Até junho deste ano, o grupo quer realizar mais ações como o estudo de biodiversidade na zona de amortecimento e zona úmida da baixada visando a preservação das nascentes e matas ciliares, sensibilizar os moradores por meio da retirada de lixo nas margens do rio, limpeza e desassoreamento de partes do rio e implantar atividades educacionais nas escolas da comunidade no pós pandemia.

As ações da prefeitura e a Sabesp tem notificado e autuado as residências e condomínios que estão descartando esgoto no rio.

Com base no inciso II do artigo 12 da Lei Federal 9.433/1997 que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, é proibido o lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos, tratados ou não, com o fim de sua diluição, transporte ou disposição final, complementado pelo artigo V que dispõe outros usos que alterem o regime, a quantidade ou a qualidade da água existente em um corpo de água.

O bairro da Tabatinga é atendido pela rede de esgoto da Sabesp e todos os moradores devem realizar a ligação doméstica aos ramais que passam pelas ruas. Caso isso não seja feito, o proprietário está sujeito à multa de 460 VRM (Valor de Referência do Município), hoje equivalente a R$ 1.720,40, com base na Lei 1.144/1980 artigo 43 e 53 da Lei 1.388/1986 (Código de Postura).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho

Jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) de Caraguatatuba nascidos em 2006 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar.  Adolescentes que completam 18 anos em 2024 devem se alistar nas Forças Armadas (Marinha, Exército

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 10/04/2024
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho

Cerca de 40 jovens iniciaram nesta segunda-feira (8), workshop de técnicas de vendas, ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Caraguatatuba. Este é o terceiro treinamento disponibilizado para esse público, com objetivo de qualificar para o primeiro emprego. As aulas serão realizadas até sexta-feira (12), no auditório da Secretaria dos Direitos da

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 09/04/2024
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio

O prazo para tirar o título eleitoral pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a situação para votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro termina no dia 8 de maio, no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou por meio do autoatendimento eleitoral para quem já

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024
Público lota Teatro Mario Covas no Concerto de Gala da Banda Carlos Gomes
Público lota Teatro Mario Covas no Concerto de Gala da Banda Carlos Gomes

Com grande público que lotou o Teatro Mario Covas, o Concerto de Gala da Banda Municipal “Carlos Gomes” comemorou seus 60 anos em um espetáculo musical na noite do último dia 19, marcando as festividades dos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba. Na mesma noite foi aberta a exposição

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas

O time de basquete de Caraguatatuba disputou, no último final de semana, o “Basquete Adulto Metropolitano” contra a equipe XXT Basketball. O time teve um desempenho notável, que deixou a partida acirrada, mesmo que o resultado final não tenha sido favorável. A competição terminou em 73 a 68 para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024