Pesquisar No Site

Força-tarefa de Caraguatatuba aborda mais de 1.300 pessoas sem máscara no fim de semana

Publicado em: 24/05/2021
Força-tarefa de Caraguatatuba aborda mais de 1.300 pessoas sem máscara no fim de semana
Força-tarefa de Caraguatatuba aborda mais de 1.300 pessoas sem máscara no fim de semana

Neste final de semana 1.327 pessoas foram abordadas pelas equipes da força-tarefa criada pela Prefeitura de Caraguatatuba com participação da Polícia Militar e Promotoria de Justiça. A maioria estava sem máscara de proteção e foi orientada a colocar o acessório de segurança contra a Covid. Ainda houve dispersão de um grupo de mais de 150 pessoas que  estavam na Avenida da Praia.

#PraCegoVer: Servidores da Prefeitura e policiais militar estão ao lado de viaturas (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

As principais abordagens foram feitas com acompanhamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) que verifica a venda e consumo de álcool e drogas por jovens.

A equipe da prefeitura conta com a participação de servidores das Secretarias de Desenvolvimento Social e da Cidadania, Urbanismo, Fazenda e Saúde, faz a abordagem para o uso de máscara. De sexta-feira (21) a domingo (23) foram 1.233 solicitações para o uso do acessório.

De acordo com a presidente do CMDCA, Cintia Fernandes Alves, a maioria ainda atende a solicitação, mas a casos daqueles que não obedecem e ainda são hostis com as equipes.

Importante lembrar que com base na Resolução 96/2020 da Secretaria de Saúde do Estado, publicada no dia 1º de julho de 2020, quem infringir o Decreto Estadual 64.959/2020, que trata da obrigatoriedade do uso do dispositivo de segurança contra a Covid-19, pode ser multado.

O artigo 6º da Resolução estabelece multa de 182 Unidades Fiscais do Estado (Ufesps), que corresponde a R$ 5.441,80  para cada usuário que estiver dentro de estabelecimento comercial e de prestação de serviço fiscalizados.

Já o artigo 7º define as penalidades para o pedestre que não estiver usando a mascar ou a utilizá-la de forma incorreta, sem a cobertura do nariz e da boca. A multa é fixada em 19 Ufesps, ou seja, R$ 568,10. Neste caso, as ações são realizadas juntamente com a Polícia Militar.

Mais ações

Dentro das ações para evitar o avanço da Covid e garantir o cumprimento dos protocolos sanitário, a Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Caraguatatuba vistoriados 141 comércios, reforçando a necessidade do fechamento dos estabelecimentos no horário definido.

Os fiscais ainda abordaram 94 pessoas nas feiras com pedidos para fazer o uso da máscara. Cinco delas foram retiradas, pois se recusaram a colocar o acessório.

Ainda no final de semana foram atendidas 19 denúncias de perturbação de sossego que deram entrada pelo Canal de Relacionamento 156 e um ambulante foi retirado da Lagoa Azul, na região norte do município.

Pela Polícia Militar, na madrugada de domingo foi feita a dispersão de cerca de 150 pessoas que estavam na Avenida da Praia no chamado fluxo. O grupo ainda tentou se deslocar para outros locais, mas foi acompanhando até a liberação da avenida.

Conforme a PM, no total, forma 43 pessoas e 39 condutores foram abordados, houve registro de 17 autos de infração e apreensão de dois veículos e uma caixa de som.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Poupatempo suspende atendimento presencial no feriado do aniversário de Caraguatatuba
Poupatempo suspende atendimento presencial no feriado do aniversário de Caraguatatuba

O Poupatempo de Caraguatatuba fecha neste sábado, (20/4), devido ao feriado municipal do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa. As atividades presenciais serão retomadas na próxima segunda-feira (22), a partir das 9h, por meio de agendamento prévio pelo site https://www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou WhatsApp (11)

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 19/04/2024
Mais de 90 mudas nativas são plantadas em Caraguatatuba desde o começo do mês
Mais de 90 mudas nativas são plantadas em Caraguatatuba desde o começo do mês

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou recentemente o plantio de 97 mudas nativas em diversos pontos do município. Dentre as espécies plantadas estão Grumixamas, Pitangueiras, Ipês, Araçás, Abius, Ingás e Jambos. Os locais contemplados com as novas mudas incluem o Arco

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 11/04/2024
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, revitalizou esta semana a demarcação de vagas de estacionamento em frente à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso. Foram demarcadas um total de 20 vagas, sendo sete para pessoas com deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 12/04/2024
Eleição o Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo
Eleição do Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo

Interessados podem participar nesta quinta-feira (18), da eleição dos conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). A votação será das 10h às 17h, na Secretaria de Turismo, no Centro. O Conselho terá composição paritária entre membros do poder público e da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Teatro Mario Covas recebe exposição de Sara Goldman Belz
Teatro Mario Covas recebe exposição de Sara Goldman Belz

A abertura será no dia 19 de abril, às 19h Em homenagem ao aniversário de Caraguatatuba, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza a mostra da artista plástica Sara Goldman Belz, no saguão do Teatro Mario Covas. A abertura será no dia 19 de abril, sexta-feira, às 19h. Às 20h, acontece

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 16/04/2024