Pesquisar No Site

Defesa Civil acompanha retirada de terra em morro do bairro Cidade Jardim

Publicado em: 21/05/2021
Destaques
Defesa Civil acompanha retirada de terra em morro do bairro Cidade Jardim
Defesa Civil acompanha retirada de terra em morro do bairro Cidade Jardim

A Defesa Civil de Caraguatatuba acompanha a retirada de terra na parte de cima do morro onde ocorreu um deslizamento no dia 15 de janeiro deste ano. O projeto de estabilização é realizado pela CCL – Cortez Construções e Locações Ltda contratada pelos empreendedores da área onde será feito um loteamento, aprovado anos atrás.

#PraCegoVer: Imagem vista de cima mostra um cordão de pedra próximo a galpões (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A ação consiste na retirada da ‘crista’ do morro, que foi apontada com risco iminente de queda pelo Instituto Geológico (IG) e a Defesa Civil do Estado dias após o escorregamento de terra. A orientação desses órgãos era para só movimentar a terra do morro após o término do período de chuvas que findou em abril.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, os empreendedores possuem licença de operação emitida pela Cetesb para trabalhar na área, além do Alvará da Prefeitura. A previsão é que essa retirada seja concluída neste sábado (22). “Importante frisar que é um risco existente que será eliminado”, reforça Campos Junior.

#PraCegoVer: Imagem aérea mostra o local onde houve deslizamento de terra (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Como parte das medidas de segurança aos estabelecimentos comerciais que ficam abaixo do morro, foi colocado um cordão de rocha (leiras de pedras e saibro) delimitando o local onde pode cair terra de forma controlada.

Pelo licenciamento da Cetesb, a empresa pode operar no local com pá carregadeira, caminhão caçamba, escavadeira hidráulica, trator de lâmina e retro escavadeira.

Entenda o caso

O deslizamento de terra ocorreu na tarde de uma sexta-feira (15/01) no morro localizado no bairro Cidade Jardim, momento que Caraguatatuba entrou em estado de alerta e assim deveria permanecer até o final do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), inicialmente em 31 de março, e postergado para 15 de abril.

Na ocasião, o Instituto Geológico e da Defesa Civil do Estado definiram perímetros onde seriam necessárias interdições total e parcial.

Conforme o relatório, neste período deveria ser feito o monitoramento da evolução dos processos erosivos e feições de instabilidades geotécnicas do talude afetado pelo processo de escorregamento (trincas, movimentação de blocos, degraus de abatimentos; além de atenção especial à evolução das trincas presentes na parte superior do talude na área do platô).

Durante o deslizamento de terra as chuvas acumuladas no município foram de 166 mm em 72 horas, 51 mm em 48 horas e 15 mm em 24 horas. O material atingiu parte do terreno situado aos fundos do comércio da Avenida Ipês. O morro tem cerca de 40 metros de altura  diante do deslizamento o material deslocado chegou a cerca de 18 metros de altura e 21 de comprimento, perfazendo cerca de 600 metros cúbicos de terra que atingiu dois caminhões e um trator.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

WhatsApp Image 2026-09-08 at 11.26.05
Caraguatatuba vence Guaratinguetá e mantém invencibilidade no Metropolitano de Basquete

A equipe de Caraguatatuba venceu o time de Guaratinguetá por 65 a 44, no último sábado (5), em mais uma rodada da fase de classificação do Metropolitano de Basquete. Com o resultado, o time caraguatatubense manteve a invencibilidade na competição e garantiu a classificação para a próxima fase. A partida,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 08/09/2026
Jogos Regionais das Apaes promovem esporte integração e inclusão em Caraguatatuba
Jogos Regionais das Apaes promovem esporte integração e inclusão em Caraguatatuba

O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), em Caraguatatuba, recebe, entre os dias 25 e 26 de setembro, os Jogos Regionais das Apaes 2026. A competição deve reunir atletas de diferentes unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e promover a inclusão, a integração e a convivência

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 26/08/2026
Caraguatatuba oferece 125 vagas de emprego nesta quinta-feira
Caraguatatuba oferece 125 vagas de emprego nesta quinta-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba oferece 125 vagas de emprego nesta quinta-feira (17), para diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos são recebidos presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato deve consultar os requisitos

Leia Mais Notícias Sem categoria Publicado em 17/09/2026
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de lançamento do Plano Verão e El Niño da EDP
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de lançamento do Plano Verão e El Niño da EDP

Representantes da Defesa Civil de Caraguatatuba participaram do lançamento do Plano Verão e El Niño da EDP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no município. O evento foi realizado na terça-feira (22), no Centro de Operação Integrado (COI) da empresa, em São José dos Campos. A apresentação foi antecipada

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima ODS 15 - Vida terrestre ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/09/2026