Pesquisar No Site

Construção Civil: Prefeitura de Caraguatatuba acelera aprovação de projetos, mantém o setor aquecido e gera empregos

Publicado em: 21/05/2021
Destaques
Construção Civil: Prefeitura de Caraguatatuba acelera aprovação de projetos, mantém o setor aquecido e gera empregos
Construção Civil: Prefeitura de Caraguatatuba acelera aprovação de projetos, mantém o setor aquecido e gera empregos

Se o ano de 2020 foi excelente para a construção civil em Caraguatatuba, mesmo diante de uma pandemia provocada pela Covid-19, 2021 desponta com a tendência de ser ainda melhor.

Prova disso é que o Setor de Análise e Aprovação de Projetos da Secretaria de Urbanismo já aprovou 302 projetos até abril, equivalente a 57.029,25 metros quadrados, ou seja, crescimento de cerca de 20% em projetos e 9,4% em metros quadrados, em comparação ao mesmo período de 2020.

#PraCegoVer: Tabela com a evolução dos alvarás emitidos pra aprovação de projetos

São pedidos de novas construções, reformas, ampliações, demolições, alvará de Planta Popular, reforma com ampliação e substituição de projeto. Chama a atenção que nos últimos meses, incluindo final do ano passado, foram protocolados seis projetos de empreendimentos residenciais de grande porte.

Na avaliação do secretário da pasta, Wilber Cardozo, a agilidade no processo de aprovação é um dos motivos para que o setor da construção civil esteja sempre em evidência, dessa forma, sendo um dos propulsores da economia local com a geração de emprego e renda. “Com total aval do prefeito Aguilar Junior, temos hoje uma diretoria ágil na análise e liberação dos projetos”.

A diretora do Setor de Análise e Aprovação de Projetos, Valéria Pelogia, conta que são seis técnicos do setor que orientam os profissionais para que instruam corretamente os processos de forma que a aprovação possa ocorrer no prazo máximo de cinco dias.

#PraCegoVer: Equipe do Setor de Aprovação de Projetos está em pé e tem ao lado o secretário de Urbanismo (Foto: Divulgação/PMC)

“Chegamos a ligar para o profissional, mandar e-mail explicando o que falta na documentação, o que precisa ser alterado e corrigido no processo para que ele envie todos os documentos corretos de forma a agilizar a análise”, explica e complementa que a meta é para que as construções saiam e sejam concluídas o mais breve possível, gerando empregos. “As obras têm serviços para todo nível de mão de obra, da mais simples a mais especializada”, finaliza.

A construção de uma casa unifamiliar gera aproximadamente 20 empregos diretos e indiretos, enquanto uma grande obra pode ter mais de 300 pessoas empregadas ou beneficiadas.

Análise Digital de Projetos

Para dar mais agilidade na liberação dos projetos, a meta da Secretaria de Urbanismo é implantar o sistema de aprovação digital que visa acabar com o processo físico, de papel.

Conforme Valéria Pelogia, o profissional vai se cadastrar e depois do login, poderá enviar toda a documentação, sem a necessidade de se dirigir até a prefeitura ou à secretaria para atender o comunicado com as exigências técnicas.

“Vai ser tudo online, o que vai melhorar ainda mais o trâmite de processos e esse momento que vivemos exige isso, que as pessoas evitem ficar circulando”. A previsão é que o sistema entre em funcionamento até meados de julho.

Atualmente, os profissionais que precisam dar entrada em novos projetos e habite-se, devem entregar os documentos exigidos no protocolo do Paço Municipal e tirar as dúvidas sobre projetos de aprovação e desdobro, pessoalmente, na Secretaria de Urbanismo, na Avenida Brasil, 749, Sumaré, das 10h às 14h. Informações pelo email urbanismocaraguatatuba@gmail.com ou telefone (12) 3886.6060.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Conseg Caraguatatuba discute, nesta quarta-feira, o papel da Vizinhança Solidária
Conseg Caraguatatuba discute, nesta quarta-feira, o papel da Vizinhança Solidária

Será realizada nesta quarta-feira (8), a reunião ordinária mensal do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Caraguatatuba, de forma virtual, a partir das 19h30. Um dos temas a ser debatido será o papel da Vizinhança Comunitária. O Programa Vizinhança Solidária tem como objetivo incentivar ações de prevenção primária nos locais

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 08/09/2021
Prefeitura de Caraguatatuba notifica quiosques para que mantenham limpeza após fim de atividades
Prefeitura de Caraguatatuba notifica quiosques para que mantenham limpeza após fim de atividades

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, notificou todos os quiosques da cidade para quem respeitem os artigos 247 e 249 da lei 1.144/80 (Código de Postura) que trata da limpeza dos espaços e entornos. De acordo com o secretário da pasta, Wilber Cardozo, alguns estabelecimentos têm

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 10/09/2021
Secretaria de Turismo divulga regras de apuração dos votos no 16º Caraguá a Gosto
Secretaria de Turismo divulga regras de apuração dos votos no 16º Caraguá a Gosto

A 16ª edição do Caraguá A Gosto entrou na sua reta final após um mês de eventos. Quem quiser prestigiar um ou mais dos 115 pratos concorrentes em um dos 69 estabelecimentos comerciais tem até o dia 12 de setembro. Conforme enchidas, as urnas são recolhidas e levadas para a

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 01/09/2021
Moradores do Nova Caraguá II participam do curso de Auxiliar Administrativo
Moradores do Nova Caraguá II participam do curso de Auxiliar Administrativo

Foi retomado nesta segunda-feira (16) o curso de Auxiliar Administrativo, ministrado pela professora do Senai, Liliann Vialta Ferreira, para moradores do residencial Nova Caraguá II, no Travessão. A capacitação para 24 alunos teve início em 2019, porém, foi interrompida devido à pandemia do novo coronavírus. O curso tem por objetivo

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação Publicado em 18/08/2021
Inscrições da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social vão até dia 23
Inscrições da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social vão até dia 23

Interessados em participar da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social podem se inscrever até a próxima segunda-feira (23) no link: https://tinyurl.com/4ddb9n27. O evento será realizado no dia 25 de agosto, às 8h, no Teatro Mário Covas. Devido às medidas preventivas contra Covid-19, as vagas são limitadas para participação presencial. Quem

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 18/08/2021