Pesquisar No Site

Ciapi de Caraguatatuba promove live sobre Ageísmo com secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso

Ciapi de Caraguatatuba promove live sobre Ageísmo com secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso
Ciapi de Caraguatatuba promove live sobre Ageísmo com secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso

Nesta terça-feira (27/04), o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) de Caraguatatuba promove mais uma live interativa. Desta vez, o tema “Ageísmo – Discriminação por Idade” é apresentado pelo secretário municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Amauri Toledo, às 9h.

#PraCegoVer: Arte com fundo laranja destaca foto da assistente social, Jocasta Martins e da psicóloga Isabela Gobetti. Arte destaca com fundo azul a frase: “Trabalho na 3ª idade e contratação de PCDs nas empresas. No fundo azul claro, está escrito “Dia 29.04.2021”, às 9 horas” (Fotos: Arte/PMC)

As lives têm sido uma alternativa do Ciapi, nestes tempos de Pandemia, para manterem o contato com o público atendido pela centro e para facilitar a interação junto aos usuários, respeitando às regras de distanciamento social.

Somente no mês de fevereiro, por meio deste recurso online, mais de 20 mil acolhimentos foram realizados pelo Ciapi Caraguatatuba.

No Centro Dia, as entregas de kits marmitex seguem ocorrendo e atendem a cerca de 20 usuários com refeições diárias, além do acompanhamento pela equipe técnica.

Para participar da live desta terça-feira e de todas as lives promovidas pelo Ciapi, basta acessar o link abaixo e entrar por meio do aplicativo Zoom:

https://us04web.zoom.us/j/75638891761

ID da reunião: 756 3889 1761

Senha de acesso: ciapi

#PraCegoVer: Arte com fundo azul escuro e borda azul claro, destaca o texto: “Aniversariantes do Mês (Abril/2021) – Sarau Online – Viola e Cordel com os músicos Atilla Belloni (violão), S. Edison Castro (cordel) e Jair Cowboy (violão) – Transmissão pelo Aplicativo Zoom” – abaixo os realizadores: IDGT; CIAPE e Prefeitura de Caraguatatuba. A arte destaca fotos de cantores e logo dos realizadores.

Confira a agenda de lives da semana do Ciapi Caraguatatuba:

Quinta-feira (29/04)Live com a assistente social Jocasta Martins e a psicóloga isabela Gobeti, com o tema “Mercado de trabalho na terceira idade e contratação de PCD”, mediante à dificuldade que encontram no dia a dia para conseguirem emprego.

Sexta-feira (30/04)Live com cantata de viola em homenagem aos aniversariantes do mês de abril com o tema “Viola, Prosa e Cordel”.

Você sabe o que é ageísmo?

Com o avanço da tecnologia nas mais diversas áreas e principalmente na medicina, as pessoas passaram a ter uma maior expectativa de vida e hoje facilmente se vive até os 100 anos. Entretanto, a população idosa no Brasil e no mundo sofre preconceitos por ser quem é. O ageísmo é uma forma preconceituosa de criar estereótipos ou descriminar pessoas ou grupos pela idade e ela pode ser feita de diversas formas, por atitudes e práticas discriminatórias, condutas e políticas institucionais que excluem ou limitam a participação dos idosos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, em  57 países, mais de 60% dos idosos disseram ter sido vítimas do ageísmo. No Brasil, a cada dez pessoas, nove acreditam existir este preconceito.

O ageísmo causa inúmeras consequências, como a perda da autoestima, aumento no risco de solidão, depressão, incapacidade física e demência, e pode reduzir em até sete anos a expectativa de vida do idoso.

Para combater esse tratamento discriminatório, é necessário sempre estabelecer o contato com diferentes gerações; para, assim, buscar os laços mais afetivos, além de combater mitos em volta do envelhecimento. Entre estes mitos, está sobre a dependência do idoso, o idoso ser igual ao outro, o envelhecimento ser determinado pela genética, e assim por diante.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba implementa ações traçadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Caraguatatuba implementa ações traçadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A médio prazo, medida pode colocar Caraguá no mapa das cidades com melhores pontuações e chances de investimentos  A Prefeitura de Caraguatatuba tem avançado significativamente na implementação de projetos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Uma das metas é colocar a cidade em evidência, melhorando

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/04/2024
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão

A benção das embarcações acontece no Entreposto de Pesca do Camaroeiro no dia 28 de abril   A 25ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ será realizada no dia 28 de abril, domingo, a partir das 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Este é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/04/2024
Times avançam para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal
Times avançam para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal

Na última sexta-feira (22), o ginásio do Morro do Algodão recebeu as partidas pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal, onde dois times garantiram sua vaga nas quartas de final. O time Eduardo Stadium brilhou ao marcar 10 gols contra os adversários Borussia, garantindo assim sua

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para manutenção de espaços públicos
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para manutenção de espaços públicos

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais seis bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar nesta quinta, sexta e na próxima segunda-feira (25, 26 e 29/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, trouxe uma novidade para os aliados da atividade física e do bem-estar. O projeto Nova Onda, que já oferece diversas opções esportivas, agora inclui a modalidade “Alongamento”. As aulas de alongamento são realizadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024