Pesquisar No Site

Caraguatatuba celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo com Seminário Virtual

Destaques
Caraguatatuba celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo com Seminário Virtual
Caraguatatuba celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo com Seminário Virtual

No dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso e da Secretaria de Educação, promove o I Seminário Do Transtorno do Espectro Autista.

O evento tem como público alvo profissionais que fornecem atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) bem como suas famílias, mas é aberto a toda população. Interessados podem se inscrever pelo link http://bit.ly/seminarioespectroautista.

No fim de 2007, a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) definiu a data como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, quando cartões postais de todo o planeta se iluminam de azul.  No Brasil, o mais famoso é o Cristo Redentor.

Em 2021, a comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil todo segue unida em uma campanha nacional com tema único: “Respeito para todo o espectro” para celebrar a data usando a hashtag #RESPECTRO nas redes sociais.

Segundo a Organização Panamericana da Saúde e a Organização Mundial da Saúde, a incidência é de uma em cada 160 crianças.  O Transtorno do Espectro Autista tem início na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta.

De acordo com o manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) o TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação, alterações sensoriais, comportamentos repetitivos e restritos.

Embora algumas pessoas com TEA possam viver de forma independente e autônoma, outras podem apresentar graves incapacidades, necessitando de cuidados e apoio ao longo da vida.

Considerando a complexidade do TEA, as intervenções realizadas por uma equipe multiprofissional é o ideal, existindo diferentes abordagens de tratamento sendo aplicáveis de acordo com as necessidades de cada pessoa. É importante incluir a família por meio de programas de treinamento de habilidades para os pais, os quais podem reduzir as dificuldades de comunicação e comportamento social, com impacto positivo no bem-estar e qualidade de vida das pessoas com TEA e seus cuidadores.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO I SEMINÁRIO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DE CARAGUATATUBA NA ÍNTEGRA:

Desenvolvido por SEPEDI, SEDUC E CIAPI

– Inscrição pelo link (SEDUC)  – http://bit.ly/seminarioespectroautista

– Terá certificação aqueles que participarem das duas palestras (06/04 e 09/04)

– DIA 02/04 – VÍDEO COM DEPOIMENTO DE MUNÍCIPES COM TEA – TEMA “Respeito Para Todo o Espectro — #RESPECTRO”. (Divulgação no Facebook oficial da Prefeitura de Caraguatatuba)

– DIA 05/04 – Lançamento da Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), conforme a Lei Federal nº 13.977, de 8 de janeiro de 2020   – Emissão pela Sepedi

– DIA 06/04 – PALESTRA AUTISMO E COACHING PARENTAL – Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=YbIQ7o1o3rU

Horário: 18h30 – 19h30

Público Alvo: Sociedade em geral, familiares e profissionais

Palestrante Paloma Leal Rocha – Possui graduação em Pedagogia (2006), especialização em ABA (Análise do Comportamento Aplicada), Psicopedagoga Clínica e Institucional, Especialista em Educação Especial e Inclusão. Tem experiência na área de Educação e Terapia ABA, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: autismo, TDAH, desenvolvimento atípico, dificuldades de aprendizagem, orientação para pais e cuidadores, modelo the hanen program, capacitações e palestras com foco em inclusão social e escolar de indivíduos com TEA.  Está cursando Especialização Lato Sensu em Inclusão Escolar nos Transtornos do NeuroDesenvolvimento: Autismo e suas Comorbidades , Professora da Unoste – do curso de Pós Graduação Lato Senso Especialização Em Educação Inclusiva Especial com ênfase em Atendimento Educacional Especializado. Desenvolve Treinamentos de Coaching Parental – Para pais e cuidadores de pessoas com TEA.

– DIA 07/04 DIVULGAÇÃO DA CARTILHA “AUTISMO, RESPEITO COM TODO O ESPECTRO”, elaborada pelo Setor de Educação Inclusiva/ Secretaria Municipal de Educação, na página da Secretaria de Educação.

– DIA 09/04 – “MESA REDONDA: ENSINO AOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM TEMPOS DE PANDEMIA” – Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=HzPlqyFtfFU

Horário: 18h30 às 21h

Público Alvo: Profissionais da Rede Municipal de Caraguatatuba

Palestrantes:

Ana Luiza Machado Fernandes – Psicóloga, musicoterapeuta e Analista do Comportamento. Tem dedicado seus estudos aos métodos de intervenção precoce baseados no modelo Denver. É coordenadora e supervisora ABA  da Clinica Florescer onde também atende como Psicóloga infantil.

Guilherme Sousa Bastos – Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2001), Especialista em Educação e Autismo pela Faculdade Censupeg (2019), pós-graduando em Análise do Comportamento Aplicada para Autismo e Deficiência Intelectual (Centro Universitário Celso Lisboa/CBI of Miami), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2004), doutor em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2010), com doutorado sanduíche realizado no Australian Centre for Field Robotics (2009), graduando em Psicopedagogia (UNINTER). Diretor do Centro de Educação (CEDUC) e Professor Associado da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Já foi coordenador do Programa em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Computação (POSCOMP) e do curso de Engenharia de Controle e Automação da UNIFEI. Atua nos programas de pós graduação em Engenharia Elétrica, e em Ciência e Tecnologia da Computação.

Mediador: Profissional Técnico da SEPEDI

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, incluiu mais uma modalidade no projeto Nova Onda, que é o Beach Tennis. As aulas serão na quadra de areia do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). As aulas serão ministradas em diversos horários durante a semana, com

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 26/03/2024
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba

Funcionários da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba estão pintando a base do 4º Subgrupamento do 11º Grupamento de Bombeiros Militar, no Indaiá. Os servidores cedidos pela Prefeitura iniciaram os trabalhos de pintura em fevereiro. O serviço deve ser concluído na segunda quinzena de abril. Ligado à Polícia Militar

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/04/2024
Enviar mensagem para o Whatsapp é a mais nova forma para pagar o estacionamento rotativo Zona Azul
Enviar mensagem para o Whatsapp é a mais nova forma para pagar o estacionamento rotativo Zona Azul

Caraguatatuba conta com mais uma facilidade para fazer o pagamento do estacionamento rotativo de vagas na região central da cidade, a zona azul. Com acesso pelo WhatsApp, o interessado pode enviar uma mensagem para o número 81-4003-1476. Em seguida, irá selecionar a opção desejada: 1- Cadastrar placa para notificação e

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
Fase decisiva: times disputam semifinais do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol e Futsal
Fase decisiva: times disputam semifinais do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol e Futsal

Caraguatatuba vai receber as semifinais dos jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo e Futsal neste final de semana. A competição é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Nesta sexta-feira (12), o ginásio Morro do Algodão vai vibrar com o embate entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba

Estudantes do Ensino Fundamental dos Anos Finais (6º ao 9º ano) das escolas municipais, medalhistas e menções honrosas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), puderam visitar o Instituto Federal de Caraguatatuba nesta semana. Trata-se de uma parceria entre o Instituto e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024