Pesquisar No Site

Agentes do CCZ realizam avaliação para indicar nível de infestação de dengue em Caraguatatuba

Publicado em: 26/04/2021
Agentes do CCZ de Caraguatatuba realizam, neste final de semana, avaliação para indicar nível de infestação de dengue
Agentes do CCZ realizam avaliação para indicar nível de infestação de dengue em Caraguatatuba

Os agentes de controle da dengue do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, percorrendo as ruas e bairros do município para a realização da primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de 2021.

#PraCegoVer: Agente de controle da dengue faz vistoria em quintal de uma residência (Foto: Divulgação/PMC)

A última avaliação, realizada em novembro do ano passado, indicou que o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti da cidade era de 2,4% que, segundo o Ministério da Saúde, é considerado como um estado de alerta.

De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, quando o índice obtido é menor que 1,0% o resultado é satisfatório; de 1,1% a 3,9% é preciso ficar em estado de alerta; e acima de 4,0% é considerado alto risco.

Cerca de 3 mil imóveis, que foram escolhidos por meio de um sorteio no próprio site do Ministério da Saúde, receberão a visita dos agentes do CCZ. As casas são selecionadas por quarteirão e cada um deles possuem cinco casas. A previsão é que o resultado da ADL saia ainda no final de abril.

Nesta segunda-feira (23), os agentes realizam a ADL na região central. Na terça-feira (24), a avaliação será na Martim de Sá. As atividades são ocorrem das 8h às 14h.

Em relação aos cuidados com a Covid-19, o coordenador do controle da dengue, Ricardo Fernandes, disse que “os agentes seguem as orientações do Ministério da Saúde e evitam entrar em residências onde vivem pessoas com comorbidades e idosos, além daqueles que estão com suspeita da doença ou confirmados”.

Vale ressaltar que os agentes do CCZ seguem os protocolos de segurança e as medidas contra a Covid-19, como o uso de máscaras e o distanciamento entre eles e o morador.

Ações de combate à dengue

Além da ADL, o CCZ organizou uma equipe para continuar com as ações de combate à dengue no Poiares. No local, os agentes realizam o bloqueio mecânico de um caso positivo da doença. 

Esse tipo de ação inclui a eliminação de criadouros com a remoção, colocação de barreiras e gerenciamento de materiais para prevenir o acúmulo de água em recipientes.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, Caraguatatuba registrou, até esta segunda-feira (26), 10 casos de dengue. Outros 41 casos ainda aguardam resultado.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

30ª convocação do Concurso de 2023 de Caraguatatuba reúne aprovados de oito funções
30ª convocação do Concurso de 2023 de Caraguatatuba reúne aprovados de oito funções

A Secretaria de Administração chamou mais 10 aprovados das funções de agente administrativo, auxiliar de saúde bucal, biólogo, fisioterapeuta, médico clínico geral e dos cargos de técnico agropecuário, em prótese dentária e de laboratório do Concurso Público de 2023 da Prefeitura de Caraguatatuba para comparecer até quarta-feira (3/12), das 9h

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 01/12/2025
Prefeitura de Caraguatatuba prepara Ação Cidadania “Especial de Natal” com programação diferenciada
Prefeitura de Caraguatatuba prepara Ação Cidadania “Especial de Natal” com programação diferenciada

Frente às comemorações natalinas que marcam o mês de dezembro, a Prefeitura de Caraguatatuba prepara a última Ação Cidadania de 2025, em edição “Especial de Natal”, voltada às crianças e familiares, no sábado (20), das 9h às 13h, no Cide Tinga. Ao longo da manhã, a iniciativa reunirá oferta de

Leia Mais Notícias Fundo Social Gabinete do Prefeito Publicado em 15/12/2025
Caraguatatuba é contemplada com veículo do projeto Agenda Jovem SP
Caraguatatuba é contemplada com veículo do projeto Agenda Jovem SP

Caraguatatuba está entre os 22 municípios paulistas contemplados com a entrega de veículos do projeto Agenda Jovem SP, iniciativa da Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Políticas para a Juventude. A cerimônia de assinatura dos convênios e entrega dos automóveis foi realizada na quinta-feira (18), no

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/12/2025
Prefeitura de Caraguatatuba premia estudantes por desempenho nos Jogos Escolares e na OBMEP
Prefeitura de Caraguatatuba premia estudantes por desempenho nos Jogos Escolares e na OBMEP

Estudantes da rede municipal de ensino em Caraguatatuba foram premiados na terça-feira (9), com a entrega de troféus e medalhas dos Jogos Escolares Municipais (JEM) e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A premiação ocorreu na sede da Secretaria de Educação e contou com a presença do

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 10/12/2025
Parque Natural Municipal do Juqueriquerê funciona em horário especial no fim de ano
Parque Natural Municipal do Juqueriquerê funciona em horário especial no fim de ano

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, terá funcionamento especial durante o período das festas de fim de ano, com alterações pontuais em seu calendário de visitação. Na semana do Natal, o parque permanecerá fechado no dia 22 de dezembro e aberto ao público de 23 a 28 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/12/2025