Pesquisar No Site

Caraguatatuba tem aumento de 20,4% em pedido de abertura de empresas em fevereiro

Publicado em: 03/03/2021
Destaques
Caraguatatuba registra aumento de 52,5% em pedidos para abertura de empresas em 2021
Caraguatatuba tem aumento de 20,4% em pedido de abertura de empresas em fevereiro

Mesmo diante da pandemia da Covid-19 que assola o mundo há cerca de um ano, com empresas se reinventando para não fecharem as portas, Caraguatatuba tem registrado altos índices de pessoas interessadas em abrir firmas e se constituírem de forma regular.

Essas iniciativas podem ser verificadas nos novos processos que dão entrada na Secretaria de Urbanismo de pessoas interessadas em abrir sua empresa.

Para se ter uma ideia, em janeiro deste ano foram registradas 328 solicitações junto ao setor da secretaria que verifica se o local escolhido permite o tipo de instalação pretendida. Em fevereiro já foram 395 pedidos, um crescimento em torno de 20,4%.

Quando comparado com o mesmo período de 2020, os percentuais são ainda mais expressivos. Foram 237 solicitações em janeiro do ano passado contra as 328 deste ano. Comparando fevereiro dos dois anos, foram 228 e 395, respectivamente, crescimento de 73,3%.

Para o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, a desburocratização do processo e o bom atendimento têm refletido nesses dados. “O prefeito (Aguilar Junior) pediu para que acelerássemos o máximo que pudéssemos até por conta desse momento de incertezas que vivemos devido à pandemia”.

Isso reflete já na entrada do pedido na secretaria onde a servidora Jessica Vanzelli consegue dar prosseguimento ao processo em até um dia para as demais secretarias.

Segundo ela, com a documentação toda em ordem, que é enviada pelo Via Rápida Online, em até 10 dias o documento passa por outros setores da prefeitura e pode ir para a Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) e o interessado receber o seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoal Jurídica).

O contador Fernando José dos Santos Fernandes confirma esse “boom” de pessoas interessadas em se regularizar, principalmente micros e pequenos empreendedores. “Muita gente que trabalhava sem emitir nota fiscal hoje tem buscado se regularizar para participar mais de projetos de licitação e mesmo como prestador de serviço”.

Conforme ele, este perfil representa cerca de 90% das pessoas que procuram o seu escritório para regularização. “As pessoas querem estar regulares, prontas para participarem do processo de crescimento da economia”.

E é pensando em economia que o prefeito Aguilar Junior tem enfrentado esse desafio da retomada econômica.

“Tenho cobrado das secretarias maior celeridade e desburocratização de processos que possam colaborar com a nossa retomada econômica e temos de acreditar que vamos passar por tudo isso”.

Para ele, a construção civil é um dos setores que mais tende a crescer. Tanto é que em 2020 houve um crescimento de cerca de 545% no total de projetos que foram aprovados na Secretaria de Urbanismo quando comparado com o ano de 2019, que teve 126.

No ano passado foram 811 análise e aprovação de projetos, sendo que para novas construções o registro foi de 356, totalizando 119.567,14 metros quadrados.

Outro fator positivo é que o estudo “Melhores Cidades para Fazer Negócios” de 2020, encomendado anualmente pela Revista Exame, aponta que a cidade de Caraguatatuba é a 13ª do Brasil com mais de 100 mil habitantes ideal para investimento no mercado imobiliário.

O ranking é calculado através da metodologia de análise estatística chamada IQM (Índice de Qualidade Mercadológica) que serve como parâmetro para a qualificação de um determinado mercado, sintetizando variedade de informações populacionais, comerciais, urbanísticas, econômicas e infraestruturais.

Os pesos utilizados para compor o índice foram a empregabilidade do setor de construção civil, o crescimento de empresas de construção civil e crescimento de empresas comerciais e de serviços.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

WhatsApp Image 2024-03-28 at 12.56.53
Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima semana reforma da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, inicia nos próximos dias a reforma da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por conta das chuvas do ano passado e o problema se agravou em

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/03/2024
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros

Há seis anos, Caraguatatuba implantava o Banco de Leite Humano (BLH), um equipamento que contribui para toda região do Litoral Norte, com objetivo principal de fornecer leite pasteurizado aos bebês prematuros da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris que atende as

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 17/04/2024
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Centro (Jardim Primavera) e do Sul (Perequê-Mirim) disponibilizam há dois anos Plantão Odontológico para casos de urgência e emergência. Os serviços foram iniciados em abril de 2022 e até hoje foram realizados 11.733 atendimentos que vão desde alívios de dores, extrações, drenagens de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024
GCM de Caraguatatuba leva palestra antibullyng e sobre drogas em escola da região Norte
GCM de Caraguatatuba leva palestra antibullyng e sobre drogas em escola da região Norte

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (24) uma palestra aos alunos da EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu, para tratar de temas sempre em pauta nas escolas, como a prática de bullyng, uso de drogas e de cigarro eletrônico. Mais de 180 alunos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 25/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de saúde à população adulta em situação de rua
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de saúde à população adulta em situação de rua

Com objetivo de ampliar o acesso da população adulta em situação de rua aos serviços de saúde, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira (23), atendimento itinerante a este público. Foram atendidas 24 pessoas. O projeto piloto foi realizado na Praça Rádio Amador, no

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/04/2024