Pesquisar No Site
Caraguatatuba registra oito casos de dengue e CCZ continua com ações de combate
Caraguatatuba registra oito casos de dengue e CCZ continua com ações de combate
Caraguatatuba registrou 8 casos positivos de dengue nos primeiros três meses desse ano, de acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, nesta segunda-feira (29).
No mesmo período de 2020, a cidade contabilizou 274 casos, o que significa uma queda de 97% no número de casos de dengue comparando 2020 e 2021.
De acordo com o coordenador de controle da dengue e biólogo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ricardo Fernandes, a queda pode estar associada à pandemia da Covid-19, já que houve uma diminuição da circulação de pessoas contaminadas pela dengue. “Outras possibilidades, como o clima mais seco, ou até mesmo a subnotificação, podem influenciar nessa queda”, ressaltou.
As ações de combate à dengue também contribuem com a queda. Ricardo explicou que os agentes de controle da dengue trabalham com casos suspeitos e confirmados da doença continuamente, mesmo durante a pandemia. “Dessa forma é possível evitar um surto epidêmico de dengue junto à crise da Covid-19”, disse.
Ao longo dos primeiros meses de 2021, as equipes do controle de dengue já realizaram bloqueios mecânicos, que incluem a eliminação de criadouros, colocação de barreiras e gerenciamento de materiais para prevenir o acúmulo de água em recipientes, e nebulização nos bairros: Praia das Palmeiras, Jetuba, Pontal Santamarina, Poiares e Perequê-Mirim.
O CCZ continua realizando ações de combate à dengue na cidade. Na segunda-feira (29), os agentes realizaram vistorias na Martim de Sá. Hoje (30), os bairros Porto Novo e Caputera recebem o bloqueio mecânico.
Nesta quarta-feira (31), o CCZ realiza a nebulização no Caputera. A ferramenta é eficaz e capaz de eliminar mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, em sua fase adulta.
Veja Também Recentes
Mais de quatro mil pessoas visitam Feira das Profissões 2026 em Caraguatatuba
Mais de quatro mil pessoas passaram pela Feira das Profissões 2026, realizada na quarta-feira (16), na ETEC e no IFSP, no Indaiá, em Caraguatatuba. Durante todo o dia, estudantes da cidade e de municípios vizinhos puderam conhecer cursos, conversar com profissionais e descobrir caminhos para a escolha de uma carreira.
Rua da Família encerra temporada 2026 com esporte, cultura e lazer na Avenida da Praia neste domingo
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza neste domingo (30) a última edição da temporada do programa Rua da Família, levando esporte, cultura, lazer e serviços gratuitos para a Avenida da Praia, no Centro. A programação ocorre das 8h às 12h com participação aberta a moradores, turistas e visitantes. Durante a manhã,
Frutos da Nossa Terra – II Edição marca 9º aniversário do Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba
O Governo Municipal de Caraguatatuba promove, no dia 28 de agosto, a segunda edição do evento “Frutos da Nossa Terra”, em celebração ao 9º aniversário do Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba. A programação será realizada das 8h30 às 13h, no Centro Universitário Módulo do campus Martim de Sá, localizado
Servidores públicos de Caraguatatuba participam do projeto “Patrimônio em Ação”
No mês de agosto teve início o projeto “Patrimônio em Ação”, que visa visitas guiadas aos servidores públicos de Caraguatatuba. A proposta é aproximar o patrimônio cultural e artístico da cidade, contribuindo para que os agentes conheçam e reconheçam a importância de bens históricos, manifestações, acervos, espaços e referências relacionadas à memória
Caraguatatuba participa de encontro regional para construção dos novos Planos Municipais de Educação
Representantes de Caraguatatuba participaram, no dia 27 de agosto, em Ilhabela, de mais um encontro da Rede de Cooperação da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (SASE/MEC). A iniciativa reúne municípios do Litoral Norte e Bertioga no trabalho de construção dos novos