Pesquisar No Site
Caraguatatuba registra oito casos de dengue e CCZ continua com ações de combate
Caraguatatuba registra oito casos de dengue e CCZ continua com ações de combate
Caraguatatuba registrou 8 casos positivos de dengue nos primeiros três meses desse ano, de acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, nesta segunda-feira (29).
No mesmo período de 2020, a cidade contabilizou 274 casos, o que significa uma queda de 97% no número de casos de dengue comparando 2020 e 2021.
De acordo com o coordenador de controle da dengue e biólogo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ricardo Fernandes, a queda pode estar associada à pandemia da Covid-19, já que houve uma diminuição da circulação de pessoas contaminadas pela dengue. “Outras possibilidades, como o clima mais seco, ou até mesmo a subnotificação, podem influenciar nessa queda”, ressaltou.
As ações de combate à dengue também contribuem com a queda. Ricardo explicou que os agentes de controle da dengue trabalham com casos suspeitos e confirmados da doença continuamente, mesmo durante a pandemia. “Dessa forma é possível evitar um surto epidêmico de dengue junto à crise da Covid-19”, disse.
Ao longo dos primeiros meses de 2021, as equipes do controle de dengue já realizaram bloqueios mecânicos, que incluem a eliminação de criadouros, colocação de barreiras e gerenciamento de materiais para prevenir o acúmulo de água em recipientes, e nebulização nos bairros: Praia das Palmeiras, Jetuba, Pontal Santamarina, Poiares e Perequê-Mirim.
O CCZ continua realizando ações de combate à dengue na cidade. Na segunda-feira (29), os agentes realizaram vistorias na Martim de Sá. Hoje (30), os bairros Porto Novo e Caputera recebem o bloqueio mecânico.
Nesta quarta-feira (31), o CCZ realiza a nebulização no Caputera. A ferramenta é eficaz e capaz de eliminar mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, em sua fase adulta.
Veja Também Recentes
Prova Nacional Docente será aplicada neste domingo em Caraguatatuba
Professores e estudantes de licenciatura participam neste domingo (20), em Caraguatatuba, da Prova Nacional Docente (PND) 2026. O exame ganha importância para quem pretende ingressar na rede pública, já que a nota poderá ser utilizada por estados e municípios que aderiram à iniciativa em concursos e processos seletivos para contratação
Prefeitura convoca mais 10 bolsistas do PEAD para limpeza e manutenção urbana dos bairros de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais 10 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar até a próxima quarta-feira (30/9), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura
Caraguatatuba conta com 113 vagas de emprego no PAT nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 113 vagas de emprego nesta segunda-feira (28), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os
Fundacc abre exposição “Canoa Caiçara” no Polo Jac Costa nesta sexta
O Polo Cultural Jac Costa, no Centro, recebe a partir desta sexta-feira (2/10) a exposição “Canoa Caiçara”, promovida pela UNESCO no Brasil, em parceria com o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de São Paulo, com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e
Candidatos a Guarda-Vidas Temporários participam de Teste de Aptidão Física no Centro Esportivo
O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) recebeu, nesta terça-feira (22), às 8h30, o Teste de Aptidão Física (TAF) do processo seletivo da Prefeitura de Caraguatatuba para o preenchimento de 24 vagas de Guarda-Vidas Temporários (GVTs). Dos 138 candidatos inscritos, 62 compareceram à etapa, que reuniu participantes de ambos os