Pesquisar No Site
Caraguatatuba registra oito casos de dengue e CCZ continua com ações de combate
Caraguatatuba registra oito casos de dengue e CCZ continua com ações de combate
Caraguatatuba registrou 8 casos positivos de dengue nos primeiros três meses desse ano, de acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, nesta segunda-feira (29).
No mesmo período de 2020, a cidade contabilizou 274 casos, o que significa uma queda de 97% no número de casos de dengue comparando 2020 e 2021.
De acordo com o coordenador de controle da dengue e biólogo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ricardo Fernandes, a queda pode estar associada à pandemia da Covid-19, já que houve uma diminuição da circulação de pessoas contaminadas pela dengue. “Outras possibilidades, como o clima mais seco, ou até mesmo a subnotificação, podem influenciar nessa queda”, ressaltou.
As ações de combate à dengue também contribuem com a queda. Ricardo explicou que os agentes de controle da dengue trabalham com casos suspeitos e confirmados da doença continuamente, mesmo durante a pandemia. “Dessa forma é possível evitar um surto epidêmico de dengue junto à crise da Covid-19”, disse.
Ao longo dos primeiros meses de 2021, as equipes do controle de dengue já realizaram bloqueios mecânicos, que incluem a eliminação de criadouros, colocação de barreiras e gerenciamento de materiais para prevenir o acúmulo de água em recipientes, e nebulização nos bairros: Praia das Palmeiras, Jetuba, Pontal Santamarina, Poiares e Perequê-Mirim.
O CCZ continua realizando ações de combate à dengue na cidade. Na segunda-feira (29), os agentes realizaram vistorias na Martim de Sá. Hoje (30), os bairros Porto Novo e Caputera recebem o bloqueio mecânico.
Nesta quarta-feira (31), o CCZ realiza a nebulização no Caputera. A ferramenta é eficaz e capaz de eliminar mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, em sua fase adulta.
Veja Também Recentes
Vôlei adaptado 58+ feminino de Caraguatatuba garante vaga na semifinal da Super Liga da Melhor Idade
A equipe feminina de vôlei adaptado 58+ de Caraguatatuba conquistou uma importante vitória na 8ª etapa do Campeonato da Super Liga da Melhor Idade, realizada na tarde do último sábado (24), no Ginásio de Esportes Juca Moreira, em Pindamonhangaba. As atletas enfrentaram a equipe de São José do Barreiro e
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais aprovados de duas funções do Concurso de 2023
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais três aprovados de dois cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentarem até quinta-feira (29/10), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. Não haverá expediente nas repartições públicas municipais
Caraguatatuba conquista medalha de bronze na Copa São Paulo de Basquete Masculino Sub-16
A equipe masculina Sub-16 de basquete de Caraguatatuba encerrou sua participação na Copa São Paulo na segunda-feira (26), em São José dos Campos, com a conquista do terceiro lugar e a medalha de bronze. Na disputa pela final, os caraguatatubenses enfrentaram a equipe de Guaratinguetá, que venceu por 62 a
Fundacc apresenta projeto sobre Oficinas Culturais na Feira do Empreendedor Sebrae 2026
Caraguatatuba participou na última quinta-feira (22/10), da Feira do Empreendedor Sebrae 2026, realizada no pavilhão São Paulo Expo, na capital paulista. Representando o município, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) apresentou o projeto “Da sede aos bairros. Da oficina ao talento. Do talento à oportunidade”. A apresentação ocorreu
Prefeitura intensifica combate ao descarte irregular e adota tolerância zero em Caraguatatuba
Duas residências foram flagradas descartando lixo irregularmente e autuadas em R$ 3.162,60, nos bairros Porto Novo e Jardim Aruan. A Prefeitura de Caraguatatuba também recuperou duas áreas degradadas pelo descarte clandestino de resíduos no Jardim Califórnia. Tendo em vista os casos recorrentes na cidade, o governo municipal intensificou a fiscalização