Pesquisar No Site
Caraguatatuba registra oito casos de dengue e CCZ continua com ações de combate
Caraguatatuba registra oito casos de dengue e CCZ continua com ações de combate
Caraguatatuba registrou 8 casos positivos de dengue nos primeiros três meses desse ano, de acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, nesta segunda-feira (29).
No mesmo período de 2020, a cidade contabilizou 274 casos, o que significa uma queda de 97% no número de casos de dengue comparando 2020 e 2021.
De acordo com o coordenador de controle da dengue e biólogo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ricardo Fernandes, a queda pode estar associada à pandemia da Covid-19, já que houve uma diminuição da circulação de pessoas contaminadas pela dengue. “Outras possibilidades, como o clima mais seco, ou até mesmo a subnotificação, podem influenciar nessa queda”, ressaltou.
As ações de combate à dengue também contribuem com a queda. Ricardo explicou que os agentes de controle da dengue trabalham com casos suspeitos e confirmados da doença continuamente, mesmo durante a pandemia. “Dessa forma é possível evitar um surto epidêmico de dengue junto à crise da Covid-19”, disse.
Ao longo dos primeiros meses de 2021, as equipes do controle de dengue já realizaram bloqueios mecânicos, que incluem a eliminação de criadouros, colocação de barreiras e gerenciamento de materiais para prevenir o acúmulo de água em recipientes, e nebulização nos bairros: Praia das Palmeiras, Jetuba, Pontal Santamarina, Poiares e Perequê-Mirim.
O CCZ continua realizando ações de combate à dengue na cidade. Na segunda-feira (29), os agentes realizaram vistorias na Martim de Sá. Hoje (30), os bairros Porto Novo e Caputera recebem o bloqueio mecânico.
Nesta quarta-feira (31), o CCZ realiza a nebulização no Caputera. A ferramenta é eficaz e capaz de eliminar mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, em sua fase adulta.
Veja Também Recentes
Mostra Mentes Brilhantes transforma ciência e matemática em descobertas nas finais da rede municipal
Mentes brilhantes, curiosidade e vontade de aprender marcaram a sexta-feira (11) dos estudantes da rede municipal de Caraguatatuba. As finais da Mostra Mentes Brilhantes movimentaram a EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado, no Casa Branca, com experiências, maquetes, desafios científicos e muita matemática. A programação da Mostra foi transferida para
Atletas de Caraguatatuba conquistam medalhas e chegam a três finais na Liga Digital de Tênis de Mesa
Atletas de Caraguatatuba participaram, no domingo (27), da 8ª etapa da Liga Digital de Tênis de Mesa, realizada em Guarulhos (SP). A competição reuniu cerca de 400 participantes e contou com representantes do município, que conquistaram medalhas e garantiram presença em três finais. Sob orientação do técnico Rodrigo Santos, a
Guarda Civil localiza homem com mandado de prisão por dívida de pensão alimentícia
Na tarde de terça-feira (15), uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba localizou um homem com mandado de prisão em aberto durante patrulhamento preventivo no bairro Tinga. A localização ocorreu com apoio do Centro de Operações e Inteligência (COI), que identificou a existência do mandado de prisão relacionado
Mais de 105 mil eleitores estão aptos a votar no 1º turno no maior colégio eleitoral do Litoral Norte
A Justiça Eleitoral registrou 105.586 eleitores aptos a votar neste domingo (4/10), das 8h às 17h, em 45 locais e 383 seções de votação de Caraguatatuba, o maior colégio eleitoral do Litoral Norte. No 1º turno das eleições, brasileiros e brasileiras vão votar na seguinte ordem na urna eletrônica: deputado
Representantes do Governo de São Paulo visitam obras de convênios firmados com a Prefeitura de Caraguatatuba
Representantes da Secretaria Estadual de Governo e Relações Institucionais vistoriaram as obras da Prefeitura de Caraguatatuba realizadas com convênios firmados com o Estado de São Paulo na última quarta-feira (30/9), nos bairros do Sumaré, Perequê-Mirim e Jardim Britânia. Os investimentos do Palácio dos Bandeirantes nas obras vistoriadas totalizam R$ 8.257.136,44,