Pesquisar No Site

Secretaria de Caraguatatuba cadastra área de interesse para turismo rural

Publicado em: 02/02/2021
Secretarias de Caraguatatuba cadastram área de interesse para turismo rural
Secretaria de Caraguatatuba cadastra área de interesse para turismo rural

Caraguatatuba é uma cidade litorânea que tem seus encantos nas praias e paisagens paradisíacas. O turismo de sol e mar é uma das suas grandes características, mas a beleza que tem em meio à Mata Atlântica e rural ainda é pouco explorada.

De olho nesse potencial que pode agregar ainda mais ao turismo e se converter em renda à uma parcela da população que mora e trabalha em sítios, por exemplo, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, desenvolve um trabalho para a criação e fortalecimento do Turismo Rural.

#PraCegoVer: Caminho de pedra em meio a uma área verde (Foto: Divulgação/PMC)

Por isso, até meados de março, produtores rurais que tenham interesse em abrir sua área para visitação pública, podem se cadastrar na secretaria informando as características da propriedade. Enquanto ma região está na fase vermelha contra a pandemia da Covid-19, o cadastro pode ser feito no email turismo@caraguatatuba.sp.gov.br.

Após o credenciamento, a equipe técnica da pasta vai fazer uma avaliação de forma a desenvolver o melhor produto para cada área. De acordo com a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, contatos já foram iniciados com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para preparar os selecionados com o objetivo deles trabalharem seu produto turisticamente e saber precificar como fonte de renda.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca), Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária do Estado de São Paulo (Lupa) 2016/2017, Caraguatatuba conta com aproximadamente 5.200 hectares (ha) em propriedades agropecuária, onde 121 propriedades possuem menos de 10 ha e 83 entre 10 e 100 há.

“Imagine a experiência de um turista visitando uma propriedade onde pode degustar um café da tarde rural, tomar um banho de cachoeira, fazer uma passeio a cavalo, experimentar frutas típicas no pé, levar produtos orgânicos para casa”, exemplifica Maria Fernanda.

Um exemplo de área até já estruturada é o Sítio do Jacu, localizado na Tabatinga, região norte de Caraguatatuba.

Apaixonados pela natureza, o casal Bernard e Conceição Leduc estabeleceu uma RPPN (reserva particular do patrimônio natural) e um Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (CEEPAM) para preservar a biodiversidade, evitar o desmatamento e a caça, além de realizar atividades educacionais junto à comunidade.

Estado

#PraCegoVer: Muro contém uma imagem com duas aves e é ladeado de verde (Foto: Divulgação/PMC)

Esse trabalho desenvolvido em Caraguatatuba vai ao encontro do Mapeamento do Turismo Rural feito pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) e a Coordenadoria de Turismo da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (SeturSP).

O secretário de Turismo do Estado, Vinicius Lummertz, destaca que para o sucesso da iniciativa é importante o apoio dos gestores públicos municipais das áreas de turismo ou agricultura. “Estamos em momento propício para tal ação, pois a pesquisa vai ao encontro das atuais tendências de viagens que identificam a maior busca, devido à pandemia, por destinos rurais e de natureza”.

O mapeamento irá reunir os empreendimentos, destinos e regiões turísticas que trabalham com este segmento. A pesquisa vai até dia 11 de fevereiro e as informações serão utilizadas em materiais e guias promocionais, conteúdo para canais digitais, feiras e eventos. A Setur pretende lançar até junho de 2021 um guia de Turismo Rural.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Após chuvas, Prefeitura intensifica serviços de limpeza e Bota-fora nos bairros
Após chuvas, Prefeitura intensifica serviços de limpeza e Bota-fora nos bairros

Após vários dias de chuvas fortes, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), intensificou esta semana os serviços de limpeza e operação Bota-fora em diversos bairros. No Morro do Algodão, região Centro/Sul, as equipes já trabalham com as roçadeiras para, em seguida, fazerem a varrição

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 25/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera 92 pontos de sinalização de trânsito em fevereiro
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera 92 pontos de sinalização de trânsito em fevereiro

No mês de fevereiro, a Prefeitura de Caraguatatuba instalou e recuperou 92 sinais de trânsito em toda a cidade, entre sinalizações verticais e horizontais. O trabalho é realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Das sinalizações verticais (placas do tipo sentido obrigatório, proibido estacionar, rua sem saída,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 01/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025

A terceira e última audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de quarta-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba, no bairro do Indaiá, região central da cidade.

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 28/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba executa 179 serviços de tapa-buracos em fevereiro
Prefeitura de Caraguatatuba executa 179 serviços de tapa-buracos em fevereiro

Mesmo no período de temporada, quando Caraguatatuba recebe milhares de turistas, a operação Tapa-buracos prosseguiu normalmente, sob responsabilidade da Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop). Em fevereiro foram executados 179 operações Tapa-buracos, beneficiando diversos bairros. Em relatório apresentado pela empresa terceirizada, os bairros

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 11/03/2024
Donos da Bola e Real Madrid vencem os jogos de abertura do Torneio Aniversário da Cidade Futsal
Donos da Bola e Real Madrid vencem os jogos de abertura do Torneio Aniversário da Cidade Futsal

As disputas de abertura do Torneio Aniversário da Cidade Futsal foram realizadas nesta quarta-feira (28), no ginásio Morro do Algodão, com os jogos entre Amigos/MDJ, Donos da Bola, Pedrinho FC e Real Madrid. Na primeira partida da noite, às 20h, os Donos da Bola marcaram presença em quadra vencendo Amigos/MDJ

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 29/02/2024