Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba retira árvores caídas após ocorrência de ressaca na praia da Mococa
Prefeitura de Caraguatatuba retira árvores caídas após ocorrência de ressaca na praia da Mococa
Equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e agentes da Defesa Civil de Caraguatatuba estiveram na manhã desta segunda-feira (8) na praia da Mococa, região norte do município, para atender ocorrência de algumas árvores que foram arrancadas pela raiz após ressaca registrada no final de semana.
Algumas delas caíram sobre quiosques e outras provocaram o desbarrancamento da areia, mas não houve feridos.

#PraCegoVer: Árvore arrancada e outra com a raiz aparente próximo a um quiosque na areia (Foto: Divulgação/PMC)
Ainda no sábado, os agentes da Defesa Civil interditaram os trechos para garantia dos frequentadores. Segundo a Sesep, pelo menos cinco árvores das espécies chapéu de sol e tamanqueira, nenhuma nativa, devem ser retiradas até amanhã no local.
São nove funcionários trabalhando no corte e retirada das árvores, além de três caminhões que serão usados no transporte dos galhos e troncos.
De acordo com a Defesa Civil, a virada do tempo já estava prevista para o período da ocorrência.
Estado de Observação – Cidade Jardim
Após quase um mês em estado de alerta, devido ao escorregamento de terra de um morro localizado no bairro Cidade Jardim, na região central de Caraguatatuba, o município voltou para o estado de observação.
Isso foi possível depois de novo laudo do Instituto de Geologia do Estado de São Paulo emitido após videoconferência com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e representante da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) com o objetivo de avaliar a evolução dos dos processos de escorregamento e as medidas preventivas adotadas pelo poder público municipal nas áreas de risco vistorias anteriormente.

#PraCegoVer: Agente da Defesa Civil barranco deixado na areira após queda de árovores (Foto: Divulgação/PMC)
Conforme Relatório de Vistoria, foi constatado que está sendo realizado monitoramento da área e não foram observadas evoluções significativas dos processos; foi feita a proteção das trincas no solo por meio de lona plástica; foram tomadas providências referentes à interdição das moradias próximas à área; houve notificação dos responsáveis pelos estabelecimentos comerciais situados na base do talude; e estão sendo acompanhadas, junto aos responsáveis pela área, as medidas técnicas necessárias para a segurança do local.
Com base nas informações prestadas pelo COMPDEC, dos acumulados e na previsão meteorológico, optou-se pelo retorno do município de Caraguatatuba para o Nível de Observação.
Entretanto, mantém-se a recomendação de monitoramento constante desta área, mesmo fora dos períodos chuvosos devido às características do processo, especialmente enquanto perdurar Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) que vai até 31 de março.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais aprovados do Concurso de 2023 até sexta-feira
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais sete aprovados de cinco funções do Concurso Público de 2023 para se apresentar até sexta-feira (11/9), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. A lista foi publicada na Edição 1.968
Atletas de Caraguatatuba conquistam 17 medalhas no 32º Campeonato CEMC de Karatê
Atletas de Caraguatatuba participaram, no último domingo (27), do 32º Campeonato CEMC de Karatê, realizado no Grêmio Nestlé, em Caçapava (SP). A competição reuniu cerca de 300 participantes, entre eles 10 representantes do município. Sob orientação da técnica e sensei Maria do Carmo de Oliveira, a equipe caraguatatubense conquistou 17
Litoral Encena abre 17ª edição com “O Auto da Compadecida” e programação gratuita em Caraguatatuba
Teve início no último sábado (12/9), na Praça da Cultura, no Centro, o Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua e Teatro de Bonecos de Caraguatatuba. Em sua 17ª edição, o evento segue até 20 de setembro (domingo), com uma extensa programação gratuita, reunindo espetáculos teatrais para todas
Fundo Social abre “Outubro Rosa” com palestra sobre saúde preventiva na Secretaria de Serviços Públicos
O Fundo Social de Caraguatatuba com apoio da Secretaria Municipal de Saúde reunirá nesta quinta-feira (1º/10), mais de 250 mulheres, trabalhadoras do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD), servidoras efetivas e colaboradoras da empresa Molise, para abertura da programação do Outubro Rosa. No encontro haverá a palestra “Um Toque de Amor”,
Caraguatatuba fortalece formação da rede municipal e reúne cerca de 100 servidores no enfrentamento ao trabalho infantil
Durante o mês de setembro, as Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), em articulação com a Comissão Municipal do PETI, promoveram quatro ações formativas voltadas à prevenção e ao enfrentamento do trabalho infantil em Caraguatatuba. As atividades reuniram cerca de 100 servidores municipais de diferentes áreas