Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza irregularidades no Rio Tabatinga e na Ilha do Tamanduá

Publicado em: 22/02/2021
Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza irregularidades no Rio Tabatinga e na Ilha do Tamanduá
Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza irregularidades no Rio Tabatinga e na Ilha do Tamanduá

Fiscais da Secretaria de Urbanismo identificaram pontos de descarte irregular de esgoto e captação clandestina de água no Rio Tabatinga e acampamento selvagem na Ilha do Tamanduá, na região norte de Caraguatatuba. A ação foi registrada no último sábado (20) durante vistoria na área que tem ficado com a praia poluída desde o início do ano.

#PraCegoVer: Muro de pedra com alguns mato na frente e um cano de escoamento de esgoto (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

As equipes subiram cerca de 200 metros rio adentro e, de acordo com o secretário da pasta, Wilber Cardozo, foram encontrados dois canos com indícios de despejo de esgoto no rio e três mangueiras de captação de água, o que é proibido com base nos incisos I e II do artigo 12 da Lei Federal 9.433/1997 que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

O artigo 12 define que “estão sujeitos a outorga pelo Poder Público os direitos da derivação ou captação de parcela da água existente em um corpo de água para consumo final, inclusive abastecimento público, ou insumo de processo produtivo; e a extração de água de aquífero subterrâneo para consumo final ou insumo de processo produtivo.

Já o inciso III fala sobre o lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos, tratados ou não, com o fim de sua diluição, transporte ou disposição final, complementado pelo artigo V que dispõe outros usos que alterem o regime, a quantidade ou a qualidade da água existente em um corpo de água.

Diante das evidências, novas vistorias serão realizadas pela equipe da Fiscalização de Postura para identificar os possíveis poluidores e infratores.

O bairro da Tabatinga é servido pela rede de esgoto da Sabesp e todos os moradores devem fazer a ligação doméstica aos ramais que passam pelas ruas. Caso isos não seja feito, o proprietário está sujeito à multa de 460 VRM (Valor de Referência do Município), hoje equivalente a R$ 1.720,40, com base na Lei 1.144/1980 artigo 43 e 53 da Lei 1.388/1986 (Código de Postura).

Ilha do Tamanduá

#PraCegoVer: Imagem mostra uma área com barraca montada dentro de uma estrutura na Ilha do Tamanduá (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Após a fiscalização pelo Rio Tabatinga, a equipe seguiu até a Ilha do Tamanduá onde flagrou um grupo fazendo churrasco e se preparando para montar barraca de acampamento. Essas duas atividades são proibidas em Caraguatatuba, por isso a orientação foi para que encerrassem as duas ações.

Com base no artigo 243 da Lei Municipal 1.144/80 (Código de Posturas), não é permitida a instalação de qualquer dispositivo fixo na praia para abrigo ou qualquer outro fim. Casos de denúncias podem ser feitos pelo Canal 156.

“Encontramos cerca de 40 pessoas no local que recebe turistas em dias quentes, principalmente nesta estação, mas as regras devem ser seguidas”, destaca o secretário de Urbanismo Wilber Cardozo.  

Ainda conforme ele, também foram inspecionadas as atividades náuticas ao logo da orla, mas não houve registro de irregularidades.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba realizou esta semana a implantação de melhorias para a drenagem de águas pluviais na rua Itália Baffi, no bairro Massaguaçu, região Norte da cidade. As melhorias consistem na construção de uma caixa coletora de concreto, implantação de três tubos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (12), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-6888 ou pessoalmente ao CCZ, a partir das

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 11/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, iniciou os preparativos para a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’, um evento que acontecerá entre os dias 16 e 19 de maio no Parque Natural Municipal Juqueriquerê. Realizado pela primeira vez em Caraguatatuba, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024

O relatório do  Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 785 procedimentos formalizados dos 1.449 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de março. Desse total, 664 registros foram de consumidores orientados e encaminhados para outros órgãos. Os balanços de janeiro, fevereiro e março foram marcados por problemas com o envio

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 08/04/2024