Pesquisar No Site

Pesquisa aponta que 74,65% dos moradores acreditam que turismo beneficia economia de Caraguatatuba

Publicado em: 16/02/2021
Destaques
Caraguatatuba adota medidas para frear aglomerações por conta do megaferiado em São Paulo
Pesquisa aponta que 74,65% dos moradores acreditam que turismo beneficia economia de Caraguatatuba

A Pesquisa de Percepção do Turismo, feita pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo do Estado, aponta que moradores de Caraguatatuba entendem como bom o turismo no município.

#PraCegoVer: Por do sol visto do Mirante do Camaroeiro, mais novo ponto turístico de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

A enquete foi feita entre o final de novembro o início de janeiro quando foram preenchidos 212 formulários on-line. Segundo o Estado, o mínimo necessário para a pesquisa era de 190 respostas.

Pelo perfil dos participantes, 54,50% das respostas foram de mulheres, nas faixas etárias de 40 a 49 anos (30,52%) e 30 a 39 (27,70%), 33,80% informaram ter superior completo, 31,92% têm renda familiar de até três salários mínimos e 25,35% trabalham diretamente com turismo.

Em relação à avaliação do setor, 63,03% informaram que o turismo é bom para a cidade e 53,05% ressaltaram que é bom para os moradores, inclusive em relação a economia e a geração de empregos.

Já nos itens que avaliam o impacto do turismo na cidade, 74,65% acreditam que o turismo beneficia a economia local, 13,74% acreditam que a presença de visitantes não prejudica a utilização das atrações pelos moradores, 5,63% não veem impacto negativo nos recursos naturais, 15,57% não acreditam que o setor dificulte ou impacte na busca por moradia e 33,33% acreditam que o turismo ajuda a preservar a cultura.

Com relação à expectativa para os próximos dez anos, 40,57% dos moradores esperam que a cidade receba mais visitantes.

“Os moradores são impactados diretamente pelas atividades turísticas”, lembrou o secretário Estadual de Turismo, Vinicius Lummertz. “E por isso suas opiniões são fundamentais para o desenvolvimento do setor”.

Na avaliação da secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis, a pesquisa mostra que a população tem a percepção da importância do turismo enquanto atividade econômica, mas não se sente confortável com os impactos que esse aumento populacional temporário gera. “O que nos aponta uma necessidade de avaliação de ações corretivas principalmente nas questões de mobilidade urbana, meio ambiente e qualidade de vida”.

Ainda conforme ela, “a pesquisa é importante para nos apontar esse sentimento do morador para que possamos alinhar nossas políticas públicas no sentido de resolver essas questões e fazer com que o turismo desenvolva papel importante não apenas no desenvolvimento econômico, mas, principalmente no desenvolvimento social, gerando qualidade de vida para quem aqui vive”.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, ressalta que o turismo será importante para a retomada econômica da cidade. “A pandemia colocou à prova o empresariado local e, por isso, juntos, vamos nos reinventar. Seja na realização de eventos, quando permitidos, na baixa temporada. Além disso, estamos promovendo melhorias nos equipamentos turísticos, como o Complexo Turístico do Camaroeiro, a revitalização das trilhas do Jacaré e Pedra da Freira, bem como melhorias nas Praças de Artesanato (Diógenes Ribeiro e Antônio Fachinni) do Centro e da Martim de Sá. São importantes estruturas que também atraem turistas”, cita.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

2
Caraguatatuba recebe ações em alusão ao Dia Mundial da Saúde Bucal

No próximo dia 20 de março, quando é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal, Caraguatatuba promove uma série de ações voltadas à prevenção e ao combate à cárie, principal problema que afeta a saúde bucal infantil. Como parte da estratégia, equipes odontológicas realizam triagens em todas as escolas de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 17/03/2026
Caragua Run (3)
Caraguatatuba terá fim de semana esportivo com futevôlei, corrida, jiu-jitsu e futebol

O esporte vai tomar conta de Caraguatatuba neste fim de semana, com uma programação diversificada que reúne diferentes modalidades e promete movimentar atletas e público em vários pontos da cidade entre sábado (28) e domingo (29). No sábado (28), o destaque fica para o 1º Torneio “Vetera Beach” de futevôlei,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 27/03/2026
Banco de Alimentos promove palestra sobre alimentação na prevenção de doenças crônicas
Banco de Alimentos promove palestra sobre alimentação na prevenção de doenças crônicas

O Banco de Alimentos de Caraguatatuba promove, no dia 7 de abril (terça-feira), das 9h às 11h, a palestra “Alimentação na prevenção de doenças crônicas”. A atividade será aberta ao público e realizada na sede do equipamento. A palestrante será a nutricionista e responsável técnica do Banco de Alimentos, Cíntia

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 12 - Consumo e produção responsáveis Publicado em 30/03/2026
Atletas de Caraguatatuba conquistam excelentes resultados no BMX em competições nacionais
Atletas de Caraguatatuba conquistam excelentes resultados no BMX em competições nacionais

Os atletas de Caraguatatuba se destacaram nas competições nacionais de BMX realizadas no último fim de semana (21 e 22/3), na cidade de Indaiatuba (SP). No sábado (21), durante a Copa Penks Brasil BMX Series 2026, válida como final da pré-temporada e somatória de pontos para o ranking nacional, os

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/03/2026
Educadores da rede municipal participam de workshops de Inteligência Artificial em Caraguatatuba
Educadores da rede municipal participam de workshops de Inteligência Artificial em Caraguatatuba

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba ampliou a série de formações voltadas ao uso da Inteligência Artificial (IA) na prática pedagógica, com a realização de novos workshops ao longo da última semana na EMEF Antônio de Freitas Avelar, no bairro Estrela D’Alva. As capacitações atenderam diferentes públicos da rede municipal,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 15/04/2026