Pesquisar No Site
CREAS intensifica ações de combate à depressão e violência aos idosos

CREAS intensifica ações de combate à depressão e violência aos idosos
A população idosa é a mais afetada nessa pandemia, seja fisicamente por serem mais vulneráveis à Covid-19, seja psicologicamente, por precisarem manter um rigoroso isolamento social, o que, consequentemente, pode acarretar transtornos como ansiedade, depressão, irritabilidade, raiva e medo.
Outro problema também foi o aumento significativo de demandas ligadas às violações de direitos, negligências e violência contra este público tão vulnerável, praticadas por familiares, cuidadores, omissão do estado ou até mesmo por ação do próprio idoso.
Nesse sentido, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio do Creas — Centro de Referência Especializado da Assistência Social, tem intensificado sua atuação, através do serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), proporcionando orientação, proteção e acompanhamento às famílias com um ou mais membros em situação de risco pessoal e social, ameaça ou violação de direitos.
As ações, prioritariamente, estão sendo realizadas por meios remotos para preservá-los do risco de contaminação. Entretanto, se há uma situação de risco iminente é realizada busca ativa com visitas domiciliares, discussões de caso e articulação intersecretarias para que possa, de forma efetiva, superar os conflitos e interrupção da violência e violação de direitos.
Profissionais do Creas orientam que familiares, cuidadores e vizinhos devem observar sinais de mudanças no comportamento e humor dos idosos que indiquem a necessidade de ajuda profissional.
O contato deve ser feito no Creas, na sede à Rua Senador Feijó, 165, Jardim Aruan, ou pelo telefone 3886-2960, das 8h às 17h.
Também há o serviço de plantão para denúncias que envolvam violência contra o idoso, das 18h até 6h, de segunda a sexta, e 24h aos finais de semana, pelo número (12) 99651-6185.
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba prende suspeitos por furto tráfico e ato infracional em diversas ocorrências
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no último fim de semana uma intensa atuação com prisões por furto, tráfico de drogas e apreensão de menores envolvidos com entorpecentes. As ocorrências ocorreram em diferentes bairros da cidade. Suspeito é preso em flagrante por furto no Indaiá No sábado (14),

Pontos MIS tem Mostra LGBT+ na Videoteca Lúcio Braun em junho
A Videoteca Lúcio Braun apresenta mais uma seleção de filmes do programa Pontos MIS. As exibições serão às terças-feiras, dias 3, 10, 14 e 24 de junho, às 18h, com entrada gratuita. Em junho é celebrado o mês do orgulho LGBT+ e, para marcar a data, Cineclube preparou uma programação dedicada

Projeto Dentista na Escola chega ao último dia de atividades neste sábado no Perequê-Mirim
Estudantes e familiares que moram na região sul de Caraguatatuba estão convidados a participar do último dia de ação do projeto Dentista na Escola, que será realizado no CIEFI Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, neste sábado (31), às 9h. Os participantes vão receber orientações sobre cuidados com a saúde bucal

Prazo para execução dos projetos da Lei Paulo Gustavo é prorrogado em Caraguatatuba
Os artistas e fazedores de cultura contemplados pela Lei Paulo Gustavo – LPG em Caraguatatuba, terão o prazo prorrogado para execução dos projetos contemplados nos Editais nº 22/2023, 23/2023 e 24/2023. A data foi estendida até 30 de junho de 2025. Após a solicitação de alguns artistas contemplados, foi referendada na reunião do Conselho Municipal de Política

Setor de saúde bucal realiza triagem com alunos da Apae para tratamento odontológico
Profissionais da rede municipal de saúde realizaram a prévia avaliação e triagem dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) na quinta-feira (29), com intuito de encaminhá-los para tratamentos odontológicos. A ação atendeu aproximadamente 165 alunos e foi conduzida pela dentista da rede, Dra. Lucimara de Oliveira,