Pesquisar No Site
Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher dá início a Campanha de 16 dias de ativismo

Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher dá início a Campanha de 16 dias de ativismo
Hoje, dia 25 de novembro é lembrado como Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher. A data foi escolhida no primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, na Colômbia, para homenagear as irmãs Maria Teresa, Minerva e Patria Mirabal, Las Mariposas.

#PraCegoVer: Arte da Campanha com fundo na cor roxa; do lado direito tem uma mulher com a mão aberta em sinal de basta e ao lado esquerdo texto escrito: 16 dias de ativismo. Basta! Viver sem violência é um direito de todos (Foto: Divulgação/PMC)
Elas foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. A morte violenta causou grande comoção na República Dominicana com repercussão mundial.
Em Caraguatatuba, a proposta é mais ampla. De 25 de novembro a 10 de dezembro, a campanha é voltada a todos os atos violentos, sejam para mulheres, idosos, crianças e adolescentes, por gênero, identidade social, racial, entre outros. Diante disso será promovida a campanha pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência.
Falando de violência contra a mulher, em 2019, o Ligue 180, canal de denúncias gratuito, registrou um total de 1,3 milhão atendimentos telefônicos. Desse número, 6,5% foram denúncias de violações contra a mulher. Com a pandemia do novo coronavírus, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos ampliou os canais de atendimento do serviço. Nos primeiros quatro meses de 2020, houve um crescimento médio de 14,1% no número de denúncias feitas ao Ligue 180 em relação ao mesmo período do ano passado.
Caraguatatuba possui um equipamento específico para atender mulheres vítimas de violência, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam). Atualmente, são mais de 300 referenciadas que possuem um equipamento de acolhida, que ajuda a superar a situação de violência, por meio de atendimentos em grupos, psicossocial e jurídico.
A denúncia anônima pode ser feita pelo disque 180 ou disque 100. Para outras formas, é necessário que a mulher compareça ao Ciam ou qualquer unidade da Assistência Social para atendimento com técnico que avaliará a demanda.
Logo que a vítima é acolhida no espaço, é realizada avaliação do risco para decidir, junto com a mulher, as medidas a serem tomadas. O acompanhamento é realizado por meio de atendimentos individualizados, visita domiciliar e grupos (suspensos agora devido à pandemia).
O objetivo é o empoderamento das mulheres por meio de espaços de reflexão e conhecimento dos seus direitos, permitindo assim, que ela supere a violência sofrida e trace novos planos para sua vida.
Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, ligue 180. Esse número é gratuito, confidencial (anônimo) e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.
Confira a programação completa da Campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2020/11/caraguatatuba-realiza-16-dias-de-ativismo-pelo-fim-da-violencia-contra-as-mulheres/
Serviço:
CIAM – Avenida Cuiabá, 400 – Indaiá (próximo ao AME).
Telefone: 3883-9908.
Horário de atendimento: das 9h às 15h
Veja Também Recentes

Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025
O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba anunciou o resultado final das eleições para o biênio 2025. O pleito foi realizado conforme a Lei Municipal nº 2.211, de 12 de dezembro de 2014, com alterações pela Lei Municipal nº 2.544, de 3 de fevereiro de 2021. Foram eleitos os

Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na

Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba. Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma

Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados entre 8 e 26 de maio em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebe entre os dias 8 e 26 de maio, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP com as modalidades vôlei, futsal e basquete. Os Jogos Escolares do Estado têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes das

Atletas de Karatê de Caraguatatuba representam seleção paulista e disputam etapa do Brasileiro 2025
Treze atletas de karatê de Caraguatatuba representaram a seleção paulista no último fim de semana (26 e 27) e disputaram a primeira etapa do Brasileiro 2025, em Taubaté (SP). Os atletas de Caraguatatuba conquistaram 18 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e oito medalhas de bronze. Jasmin Orizo,