Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba recebe sugestões do Comtur para revisão do Plano Diretor de Turismo

Publicado em: 06/08/2020
Prefeitura de Caraguatatuba recebe sugestões do Comtur para revisão do Plano Diretor de Turismo
Prefeitura de Caraguatatuba recebe sugestões do Comtur para revisão do Plano Diretor de Turismo

Integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniram na quarta-feira (5), para reunião ordinária onde apresentaram algumas sugestões a serem colocada no Plano Diretor de Turismo (PDT). A Lei 2401/18, em seu artigo 15º, prevê que ele  poderá ser revisado e modificado três anos após a sua aprovação, que se dará em 22 de março de 2021.

Caso ela não seja feita, o município corre o risco de perder o título de Estância Balneária e de receber recursos do Departamento de Apoio às Estâncias (DADE), órgão ligado à Secretaria de Turismo do Estado.

Diante dessa situação, os membros do Comtur estiveram com a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis e, entre algumas sugestões, apontaram a valorização do chamado ‘Centro Comercial Velho’, com a criação de mais calçadão e rua coberta, a ser melhor explorado pelos comerciantes e turistas.

“Seria algo semelhante ao que se tem em Curitiba (PR) com a Rua 24h”, explicou o vice-presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba (AHP), Wilson Oliveira, que participou desse processo na capital paranaense.

A implantação de um heliponto no Complexo Turístico do Camaroeiro – cuja primeira fase está para ser entregue – foi outra sugestão dele devido à estrutura, visibilidade e localização.

Atrair Caraguatatuba para eventos in door, fora das praias procuradas durante o verão e dias quentes, foi apontada pela presidente do Comtur, Sandra Abril, como forma de fomentar a cidade mesmo em dias frios. “Precisamos atrair empresários que possam investir em Caraguá que hoje tem uma boa estrutura, mas precisa atrair mais turistas e ter equipamentos in doors, seja parque, aquário, é uma forma de divulgar a cidade para todos o pais e exterior”.

O representante da Associação de Quiosques de Caraguatatuba, Josinaldo Gomes da Silva, aponta que seria interessante ter uma Delegacia de Turistas na cidade até para incrementar a segurança.

O turismo de um dia, como parada específica para os ônibus, também foi comentado, assim como a implantação de uma estrutura de criar ondas artificiais na praia da Massaguaçu, para atriais mais surfistas e turistas.

Segundo Maria Fernanda, as sugestões serão apresentadas para o prefeito Aguilar Junior e colocada à disposição da comunidade também para sugestão.

Outro aspecto essencial para a manutenção do título de Estância Balneária é o preenchimento da plataforma de dados do Governo do Estado. Para esta ação, as Secretarias de Turismo de todo Estado tem até dia 15 de agosto para efetivar seu envio. “Essa plataforma é importante, pois se trata de um mecanismo do Estado para ranqueamento das cidades estâncias e Municípios de Interesse Turísticos (MITs)”.

Turismo nos bairros                       

Ainda durante a reunião do Comtur, a secretária de Turismo antecipou que nos próximos dias serão feitos encontros com moradores da região sul para a implementação do projeto ‘Turismo nos Bairros’. Objetivo é fazer um levantamento sobre quem são os produtores de turismo local – artesão, comércios, agricultores locais – para reforçar a importância desse setor na vida de todos que moram em cidades estâncias e que os moradores façam parte, entendendo a cadeia do turismo.

A ideia é levar feiras de turismo a bairros como Morro do Algodão, Perequê-Mirim, Porto Novo, Pegorelli, Poço das Antas e Travessão onde os moradores poderão expor seus trabalhos como artesanato, comidas, compotas, além de mostrar os atrativos da área. “Vamos trazer corridas na terra, levar as pessoas para conhecer as cachoeiras dessa região, praticar o turismo rural, mostrar que Caraguatatuba não é somente mar e sol”, explica Maria Fernanda.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros e Transpetro se reúnem para tratar de segurança em faixa de dutos
Prefeitura de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros e Transpetro se reúnem para tratar de segurança em faixa de dutos

A Prefeitura de Caraguatatuba, na manhã desta sexta-feira (19), esteve reunida com representantes da Transpetro, subsidiária da Petrobras, responsável pela logística de transporte de petróleo e gás por malha dutoviária. O encontro foi realizado na sede da Defesa Civil do município, e contou com a presença dos secretários de Obras,

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 19/04/2024
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo

Os jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal chegam às fases decisivas nesta quarta-feira (3), no ginásio Morro do Algodão, a partir das 20h. A primeira disputa da noite será entre Lion FC e Chelsea/Irmandade, os últimos times a disputarem as oitavas de final. Um dos dois seguirá para

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo
Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, dará continuidade à regularização dominial das ocupações de terras devolutas no município, localizadas no bairro Porto Novo. Trata-se de um processo antigo, de quando o Município firmou convênio com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo –

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação Publicado em 17/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 224 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica e de sinaleiro, 14 de consultor de vendas e 10 de eletricista linha viva. O PAT informa que só aceita currículo

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 08/04/2024
Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions
Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions

Caraguatatuba esteve presente na 2ª Edição do Conexão Smart Solutions, evento voltado para a troca de experiências entre poder público e empresas privadas sobre o uso de novas tecnologias na gestão de projetos. O evento, realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, contou com a presença de diversas

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024