Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba determina retorno de frota completa no transporte coletivo

Destaques
Prefeitura de Caraguatatuba determina retorno de frota completa no transporte coletivo
Prefeitura de Caraguatatuba determina retorno de frota completa no transporte coletivo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, oficializou a empresa Praiamar Transportes, concessionária do transporte público no município, para que recoloque, imediatamente, todos os 50 veículos em circulação nas ruas. O objetivo é atender a demanda de usuários que voltaram a trabalhar após o avanço de fases no Plano São Paulo devido à Covid-19.

“Encaminhamos o ofício à empresa, nesta quarta-feira (22), para que ela volte a circular com a sua frota normal e aguardamos o retorno”, explica o secretário da pasta, Maurício Ferreira.

Desde o dia 23 de março houve uma redução na quantidade de veículos porque o objetivo era que a população permanecesse em isolamento/distanciamento social indicado para o período. Apenas 30% da ocupação de cada veículo podia ser usada e ela podia operar com 50% da sua frota.

Ao longo da retomada gradativa e segura das atividades econômicas, com moradores retornando ao trabalho, os fiscais de trânsito verificavam a demanda e remanejamentos foram feitos para adequação em horário de pico.

No documento, o secretário Maurício Ferreira reforça que, embora o comércio somente esteja aberto ao público em horário específico, compreendido entre as 11h e 17h, levantamento realizado junto à Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba aponta que a jornada dos trabalhadores está praticamente dentro dos padrões anteriores à pandemia, uma vez que o expediente interno das lojas acontece normalmente.

Ainda conforme ele, “é sabido que, atualmente, a operação está sendo cumprida com 60% da frota vinculada total, reservando-se, em média, 20 ônibus para a Região Sul e 10 para a Região Norte”.

Na última semana, um grupo maior foi liberado para voltar a utilizar o transporte coletivo. Trata-se dos idosos, que ficaram quase quatro meses sem poder utilizar a gratuidade nos ônibus.

Diante deste cenário, Ferreira reforça que a quantidade de ônibus empregada é insuficiente para proporcionar um transporte de qualidade e sobretudo seguro aos usuários, dado o momento pandêmico, pois, segundo os relatórios de fiscalizações anexos, a maioria das linhas tem tido lotação muito acima do estabelecido nos decretos municipais, resultando em aglomerações e grande perigo à saúde pública.

 “Aguardamos a resposta da Praiamar para retomar com toda a sua capacidade aos padrões anteriores à pandemia para os dias úteis, excetuando-se apenas as linhas escolares, sob pena de incorrerem nas penas do descumprimento, caso contrário, poderá responder as sanções previstas”, reforça o secretário.

Os horários de ônibus podem ser acessados no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-de-mobilidade-protecao/horario-dos-onibus/.

Zona Azul

A cobrança da Zona Azul volta a partir da próxima segunda-feira (27/07) na região central de Caraguatatuba. O serviço havia sido suspenso, também devido ao combate à Covid-19, onde todo o comércio não essencial foi fechado.

As monitoras voltam às ruas nesta quinta-feira (23/07) para orientar os motoristas sobre a retomada dos serviços. O valor da hora é de R$ 2,40 e a zona azul funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 188 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica (ajudante de obras) e de sinaleiro, 10 de cuidador de idoso e pessoa com deficiência e sete de soldador. O PAT

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 15/04/2024
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba

Na programação, oficinas de dança e música e ao final um grande baile. Participam do evento o grupo Fandango do Cantagalo e Boi e Vaca Fandangueiros A Praça do Caiçara será solo para a Fandangueira, apresentação do grupo Fandango Ciranda Caiçara de Ubatuba, no dia 19 de abril, às 17h.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (10), o quadro de vagas de emprego para 234 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba espera 100 participantes na 1º Etapa de Pesca do Campeonato Paulista na praia do Massaguaçu
Caraguatatuba espera 100 participantes na 1º Etapa de Pesca do Campeonato Paulista na praia do Massaguaçu

Caraguatatuba conta neste final de semana com mais um evento esportivo. A 1ª Etapa de Pesca do Campeonato Paulista será realizada na praia do Massaguaçu, a partir das 8h. A competição é organizada pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento e conta com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba. A expectativa

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros e Transpetro se reúnem para tratar de segurança em faixa de dutos
Prefeitura de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros e Transpetro se reúnem para tratar de segurança em faixa de dutos

A Prefeitura de Caraguatatuba, na manhã desta sexta-feira (19), esteve reunida com representantes da Transpetro, subsidiária da Petrobras, responsável pela logística de transporte de petróleo e gás por malha dutoviária. O encontro foi realizado na sede da Defesa Civil do município, e contou com a presença dos secretários de Obras,

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 19/04/2024