Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba aprimora decreto que regulamenta transporte por aplicativo

Prefeitura de Caraguatatuba aprimora decreto que regulamenta transporte por aplicativo
Prefeitura de Caraguatatuba aprimora decreto que regulamenta transporte por aplicativo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, publicou nesta sexta-feira (24), o Decreto Municipal 1.301/2020 que altera alguns artigos e anexos do decreto 1.297. Os dois trat6am da regulamentação do transporte por aplicativo mo município.

Entre as adequações realizadas após nova conversa com a comissão criada para fazer a regulamentação estão três no artigo 9º. O inciso VI determina que os motoristas de aplicativo operem carros com até 10 anos de fabricação e com capacidade para até sete passageiros.

O inciso VIII determina que eles comprovem residência no município por mais de seis meses e o iX que estejam cadastrados no município como motorista autônomo.

O artigo 14º do novo decreto, em sei inciso XVI corrobora com a necessidade de cadastro no município, devendo o documento ser portado pelo motorosito. Caso seja flagrado sem o referido documento, está sujeito à multa média no valor de 60 VRMs (Valor de Referência do Município), equivalente a R$ 214,20. 

Conforme o decreto assinado pelo prefeito Aguilar Junior sobre o transporte individual de passageiros remunerado oferecido e solicitado exclusivamente por aplicativos, sites ou plataformas tecnológicas via internet, entre algumas obrigações, as Empresas de Tecnologia e Transporte (ETTs) que oferecem o serviço em Caraguatatuba ficam obrigadas a disponibilizar à Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão os relatórios periódicos, com dados estatísticos, anônimos e agregados, relacionados às rotas e distâncias percorridas, estatísticas das viagens com a finalidade de subsidiar o planejamento da mobilidade urbana do município, garantindo a privacidade e a confidencialidade dos dados pessoais dos usuários e motoristas, na forma da legislação vigente. É de obrigação das plataformas os termos de pagamentos dos motoristas conveniados.

Os motoristas devem realizar a prestação de serviço somente através dos softwares das ETTs; não utilizar, de qualquer modo, os pontos e as vagas destinadas aos serviços de táxi; não fazer ponto fixo para aliciamento de passageiros; não atender aos chamados de passageiros diretamente em via pública; comunicar imediatamente qualquer mudança de seus dados cadastrais e/ou veículo; apresentar documentos à fiscalização municipal, sempre que exigidos; respeitar os dispositivos legais e regulamentares relativos ao serviço, bem como facilitar, por todos os meios, as atividades da fiscalização municipal.

Eles também devem fornecer à Prefeitura as informações e quaisquer outros elementos e/ou documentos que forem solicitados por seus órgãos e servidores para fins de controle e fiscalização; além de participar de cursos ou treinamentos destinados à requalificação, atualização ou aperfeiçoamento, que venham a ser considerados necessários para o melhor desempenho da atividade, em especial quando determinado pela Semop.

Mais informações estão no decreto nº 1.297, página 10, de 17 de julho de 2020, e no decreto 1.301, de 24 de julho, disponíveis no Diário Oficial Eletrônico do Município (Editais 332 e 336, respectivamente).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (12), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-6888 ou pessoalmente ao CCZ, a partir das

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 11/04/2024
WhatsApp Image 2024-03-28 at 12.56.53
Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima semana reforma da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, inicia nos próximos dias a reforma da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por conta das chuvas do ano passado e o problema se agravou em

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/03/2024
Prefeitura abre inscrições para workshop de técnica de vendas na próxima semana
Prefeitura abre inscrições para workshop de técnica de vendas na próxima semana

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza de 25 de março a 4 de abril, inscrições para jovens entre 16 e 29 anos que queiram participar do workshop de técnicas de vendas. Serão disponibilizadas 40 vagas e o objetivo é qualificar esse público para o primeiro emprego. Durante o curso, os jovens

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 18/03/2024
14ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será na Praça de Eventos do Porto Novo
14ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será na Praça de Eventos do Porto Novo

Além do novo local, a encenação contará com tradução em libras Em um espaço de quase 5 mil m², com estruturas de arquibancada, palcos que ocupam 970m² e painéis de led de cenários cobrindo 90m², a 14ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba será realizada na Praça de Eventos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 22/03/2024
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte

Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (3) os representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios vizinhos, para uma importante reunião. O encontro contou com a presença dos Secretários de Meio Ambiente e de suas equipes técnicas de licenciamento, sendo de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 03/04/2024